A ativação do software é uma tecnologia antipirata programada para verificar se o produto foi legitimamente licenciado, de acordo com o contrato de licença do usuário final do software em questão. Isso reduz a forma de pirataria conhecida como "cópia casual" ou o compartilhamento do software entre pessoas de um modo que infrinja o contrato de licença. A ativação ajuda a proteger a propriedade intelectual que é o alicerce da indústria de software. Ela foi programada para ter um mínimo de impacto nos usuários. A ativação é um procedimento totalmente anônimo que só precisa ser realizado uma vez; não requer nenhuma informação que possa identificar o usuário final individualmente.
A ativação de software funciona por meio da confirmação de que a ID de ativação, necessária como parte da instalação, não foi usada em mais computadores do que o número permitido pelo contrato de licença do usuário final do software em questão. Durante a ativação, a ID do software e um número de identificação derivado da configuração do hardware do computador são enviados ao sistema de ativação da Palisade. A ativação pode ser feita diretamente pela Internet, clicando em um único botão ao iniciar o software, por e-mail enviado à Palisade ou, ainda, por ativação manual no navegador web, na página: https://activations.palisade.com/useractivation. Instalações acima do número permitido pelo contrato de licença não serão ativadas.
Vantagens da ativação para você
A ativação do software garante ao cliente que o produto é legítimo, completo e sem vírus. Clientes que instalam produtos falsificados poderão notar a ausência de elementos fundamentais, como manuais do usuário, chaves do produto e até mesmo recursos do software. Também poderão notar que o software falsificado contém vírus ou não funciona da forma correta como o produto genuíno.
Além disso, reduzir a pirataria significa que a indústria de software pode investir mais no desenvolvimento de produtos, na qualidade e no suporte. Isso resulta em melhores produtos e mais inovação para os clientes. Os clientes também obtêm uma melhor relação custo-benefício, pois têm direito a receber atualizações e outras informações sobre os produtos.
A pirataria de software tem efeito negativo em termos da criação de empregos locais e regionais na indústria de software e em setores relacionados. A pirataria de software leva a um prejuízo monetário imenso na economia global, segundo o relatório referente à pirataria de software da BSA do ano 2000. Esse relatório calcula que as perdas mundiais devidas à pirataria de software no ano 2000 representaram quase 12 bilhões de dólares (USD). A pirataria de software também tem impacto substancial no setor de alta tecnologia, resultando na redução do número de empregos e da inovação, e em custos mais altos para o consumidor.
Como a ativação funciona
A solicitação de ativação é enviada à Palisade.
Durante a instalação, o usuário final digita a ID de ativação fornecida com o software. Quando o software é iniciado, o usuário tem a opção de ativar o software clicando em um botão. Quando o usuário clica no botão, o software envia a solicitação de ativação ao servidor de ativação da Palisade, por meio de conexão HTTP à Internet. A solicitação de ativação contém:
- A ID de ativação.
- Um número de identificação do computador, que é calculado com base na configuração do computador do usuário final (essencialmente, uma soma de verificação do hardware).
- A identidade do produto instalado.
Se o usuário optar pela ativação por e-mail, o software gera um arquivo .XML que contém essas mesmas informações para o usuário enviar por e-mail para: activate2@palisade.com. A solicitação tem uma assinatura digital para garantir a exatidão.
A solicitação é processada e a resposta é enviada de volta ao cliente.Quando a solicitação de ativação é recebida pelo servidor da Palisade, ela é validada e a licença do software (que também tem assinatura digital) é imediatamente enviada de volta ao cliente, para que possa ser armazenada no computador. Se a solicitação for feita por meio de ativação automática pela Internet, usando a caixa de diálogo de ativação do software, a solicitação e a resposta geralmente levam alguns segundos, após os quais o software é ativado e plenamente licenciado.
Se a solicitação de ativação for enviada por e-mail pelo cliente, com o arquivo XML anexado, uma licença XML será enviada de volta ao cliente por e-mail. O usuário precisa carregar o anexo XML da licença no software, usando a caixa de diálogo de ativação.
Ativação manual
O procedimento de ativação pode ser efetuado manualmente por meio de navegador web.
A solicitação de ativação (ActivationRequest.xml, arquivo gerado no computador do usuário por meio do botão Ativação manual, em Ajuda/Ativação de Licença/Ativação Manual) é enviada ao site; um arquivo ResponseXML.xml é gerado imediatamente para o usuário. O usuário precisa carregar o arquivo ResponseXML.xml no software por meio da caixa de diálogo de ativação para concluir o processo de ativação manual.
Usuários sem acesso à Internet podem enviar o arquivo de solicitação de ativação por e-mail a activate2@palisade.com para ativar a licença. Para conferir se o software foi ativado, selecione o comando Ativação de Licença no menu Ajuda do software.
Para conferir se o software foi ativado, selecione o comando Ativação de Licença no menu Ajuda do software.
Para mover o software de um computador para outro
» Clique aqui para ver como mover uma licença
Pane do hardware
Caso ocorra pane total ou outra situação catastrófica, entre em contato com o Suporte Técnico da Palisade para explicar a situação e obter outra ID de ativação. O Suporte Técnico da Palisade pode ser contatado pelo e-mail activate2@palisade.com ou pelo telefone +1 607 277 8000.
Se você não efetuar a ativação
O software continuará a funcionar sem ativação até 15 dias após a instalação. Depois de 15 dias, o software para de funcionar até ser ativado.
Privacidade
A privacidade do usuário é uma meta de extrema importância no projeto da tecnologia de ativação do software. A ativação de software da Palisade é totalmente anônima; nenhuma informação que possa identificar a pessoa individualmente é coletada. Além disso, o número de identificação do computador é uma combinação de valores "hash" de vários componentes do computador, e não pode ser usado para determinar a marca ou modelo da máquina, nem pode ser calculado retrogradamente para descobrir informações brutas da máquina.
Dependendo das configurações do usuário, o software da Palisade pode verificar periodicamente se foram disponibilizadas novas atualizações, patches ou correções, ou validação de licença. Não há absolutamente nenhuma transferência "secreta" de dados do cliente.