Palisade Brasil
Empresa de fornecimento de energia da América Latina utiliza o @RISK para analisar um projeto de usina hidroelétrica

Nesta Edição
Novidades

» Empresa de fornecimento
   de energia da América Latina
   utiliza o @RISK para analisar
   um projeto de usina
   hidroelétrica
» Conferências sobre análise
   de risco da Palisade na
   América do Sul

» Artigo sobre a Palisade na
   revista Risk Management

Estudos de Caso
» PwC recomenda o @RISK
   à Post Danmark para
   diminuir o custo das
   apólices de seguro

Dicas sobre o @RISK
» Modelagem dos custos
   operacionais de uma
   mina em situação em
   que há ausência de dados

 

Mantenha Contato
  Inscrever-se nos blogs
      da Palisade.


  Inscrever-se na newsletter
      da Palisade por e-mail.


  Encontre-nos no Facebook.


LinkedIn  Ligue no LinkedIn
.
 

2013 Palisade Risk Conferences
Especialistas do setor apresentam estudos de casos reais em que foram usadas abordagens inovadoras e interessantes de análise de risco e tomada de decisões. Também serão oferecidas oficinas e sessões de treinamento realizadas por consultores da Palisade.
 
» Santiago de Chile:
   19 março

» São Paulo: 21 março
» Johannesburg: 25 abril
» Tokio: 14 de maio
» Shanghai: 16 de maio
» Londres: 11 de junho
» Frankfurt: 13 de junho
» Las Vegas:
   20-21 de novembro

 

Seminários de Palisade
» Brasil
São Paulo: 6 - 10 maio
Brasilia: 3-7 junho

 
» Latinoamérica
Bogotá: 4-6 de junio
 

Versões de Teste Grátis
Os produtos de software da Palisade estão disponíveis em versões de teste gratuitas totalmente funcionais. Experimente o @RISK ou qualquer um de nossos produtos hoje mesmo!

The DecisionTools Suite
Kit completo de ferramentas para análise de risco e tomada de decisões

@RISK
A ferramenta de análise de risco mais usada no mundo inteiro
 
PrecisionTree
Árvores de Decisão para o Microsoft Excel

NeuralTools
Redes Neurais Sofisticadas para o Microsoft Excel

StatTools
Kit de Ferramentas estatísticas avançadas para o Microsoft Excel

Evolver
Otimização inovadora com algoritmos genéticos para o Microsoft Excel


The DecisionTools Suite


Novidades
Empresa de fornecimento de energia da
América Latina utiliza o @RISK para analisar
um projeto de usina hidroelétrica
Uma das maiores fornecedoras de energia hidroelétrica da América Latina usa o @RISK para estimar as implicações de custo da construção de uma nova usina hidroelétrica subterrânea e, assim, ajudar a refinar as projeções de custo. O software da Palisade criou um modelo detalhado que possibilitou à empresa fazer estimativas exatas das quantidades e dos custos por unidade dos itens necessários para a construção.

Essa empresa de grande porte do setor de energia elétrica supre mais de 20% da demanda prevista de geração de energia da Colômbia. Com frequência, as usinas da empresa precisam ser subterrâneas, e esse tipo de construção pode acarretar alto grau de risco e incerteza. Antes de ir adiante com a execução do projeto, a empresa precisa ter uma noção sólida do orçamento do projeto. Assim, antes de construir sua mais recente usina hidroelétrica, a empresa usou o @RISK da Palisade durante as fases de planejamento, para determinar quais seriam os possíveis desafios em termos financeiros.

Por meio de um modelo estocástico baseado nos perfis de incerteza e de risco das quantidades e preços dos principais elementos necessários na construção, o @RISK gerou um modelo de variações esperadas das quantidades e preços pertinentes ao projeto. Esse modelo estimou um orçamento médio de $560 milhões, com um custo máximo de $595 milhões. Contudo, quando o @RISK criou um modelo estocástico incorporando as variações previstas e os eventos de risco imprevistos que poderiam afetar o custo, a estória mudou bastante. Havia um a projeção média de $596 milhões, sendo que os fatores de risco possíveis poderiam levar o projeto a alcançar $620 milhões. Ter em mãos essas projeções detalhadas possibilitou à empresa ajustar as necessidades financeiras de acordo com as projeções mais altas, e a determinar a viabilidade técnica e econômica geral do projeto.

Como diz o ditado "Knowing is half the battle", isto é, ter o conhecimento já é meia batalha ganha, e, neste caso, "ter o conhecimento" representou, potencialmente, dezenas de milhões de dólares.

» Ler o estudo de caso na íntegra
» Más información sobre @RISK


Conferências sobre análise de risco
da Palisade na América do Sul

Agora no oitavo ano, a série de Conferências sobre Análise de Risco 2013 da Palisade teve início em março em Santiago do Chile e em São Paulo. Esses eventos, que atraem mais de 200 participantes, abordam questões fundamentais relacionadas ao gerenciamento de risco na situação econômica incerta de hoje. Alguns tópicos importantes incluídos são: avaliação de investimentos em mineração; testes de estresse para risco de crédito; viabilidade de projetos de energia renovável; risco no setor pecuário; exploração de petróleo. Entre os participantes encontram-se decisores da Codelco, Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico do Brasil, Collahausi, Ernst & Young e muitos outros.

Os participantes também tiveram oportunidade de ter sessões individuais com experts. Essas sessões individuais práticas oferecidas por especialistas técnicos e consultores da Palisade ajudam muitos participantes a melhorar seus modelos de risco, por meio de técnicas práticas e tangíveis que podem ser aplicadas imediatamente no trabalho.

As conferências incluíram animadas discussões de mesa redonda sobre os desafios enfrentados pelos profissionais na adoção de práticas de gerenciamento de risco.

Este ano, a Palisade está oferecendo um número ainda maior de eventos, em todas as partes do mundo.


Artigo sobre a Palisade na
revista Risk Management

No número de março de 2013 da revista Risk Management, Randy Heffernan, vice-presidente da Palisade, explica como a simulação de Monte Carlo do @RISK pode ser usada na análise de risco comercial, de modo que vai além do uso convencional. Normalmente, o @RISK é usado para aumentar o lucro total da empresa, mas Randy explica como ele também pode ser usado para ajudar a salvar vidas e guiar a tomada de decisões em situações de crise – como durante evacuações devidas a erupções de vulcão, ou na preparação para situações pandêmicas e em ocorrências como a do furacão Katrina. Risk Management é uma das publicações mais importantes na área de análise, insight e notícias para gerentes de risco.

» Lea el artículo completo (en inglés)


Estudos de Caso
PricewaterhouseCoopers recomenda o
@RISK à Post Danmark para diminuir o
custo das apólices de seguro
Post Danmark, o serviço nacional de correios da Dinamarca, usou o @RISK para ajudar a baixar o custo dos prêmios de suas apólices de seguro. Seguindo a recomendação da PricewaterhouseCoopers consultora em análise de risco da Post Danmark, a empresa optou por usar o @RISK da Palisade. O software criou um modelo exato dos possíveis riscos operacionais corridos pela Post Danmark - incluindo furto, acidentes e fraude. Com base em eventos de risco passados para prever a probabilidade de riscos futuros, o @RISK ajudou a Post Danmark a obter uma noção mais nítida do risco corrido pela organização, e, ao mesmo tempo, a conseguir melhores prêmios em suas apólices de seguro.

» Ler a o estudo de caso na íntegra


Dicas sobre o @RISK
Modelagem dos custos operacionais
de uma mina em situação em que
há ausência de dados
Este modelo utiliza dados históricos de sete anos do custo da extração de minério para prever os custos nos próximos anos. O modelo faz uma previsão dos itens de linha necessários para o próximo ano, de duas formas. Primeiro, ele usa a ferramenta Ajuste de Distribuição do @RISK para ajustar os dados históricos. Essa abordagem é razoável, embora seja possível argumentar que os valores dos dados de sete anos não são suficientes como base para o ajuste de uma distribuição. A segunda abordagem usa uma distribuição mais geral: a distribuição Trigen. A conclusão final é que a escolha das distribuições de input sem dúvida alguma pode fazer diferença nas distribuições dos outputs.

» Baixar o modelo de exemplo (em inglês)
 

Palisade

Líder mundial em análise de risco e decisões

A Palisade Corporation é líder mundial no fornecimento de software e soluções para análise de risco e tomada de decisões. A Palisade, fundada em 1984, produz o @RISK e o DecisionTools Suite, softwares usados em mais de 95% das empresas Fortune 100, em praticamente todos os setores no mundo inteiro. A sede principal da Palisade situa-se no estado de Nova York. A empresa conta com escritórios no Rio de Janeiro, Londres, Sydney e Tóquio.

Palisade Corporation
Live Chat
 
Denise Castellot - dcastellot@palisade.com

Directora de Vendas
+1 607 277 8000 x318

Palisade Brasil, visite www.palisade-br.com
Praia de Botafogo, nº 501 Sala 101, Botafogo 22250-000 Rio de Janeiro-RJ, +55 (21) 2586-6334 tel

Palisade Corporation, visite www.palisade.com
798 Cascadilla Street, Ithaca, NY 14850 USA, +1 607 277 8000

©2013 Palisade Corporation