Palisade Brasil
Palisade Risk Conference no Rio de Janeiro atrai número recorde de participantes Nesta Edição
Novidades

» Palisade Risk Conference no
   Rio de Janeiro atrai número
   recorde de participantes
» Petrobras usa o @RISK na
   avaliação de opções reais e
   expansão de projetos no
   Golfo do México
» Próximos seminários
   no Brasil

Estudos de Caso
» Procter & Gamble Usa
   @RISK e PrecisionTree Ao
   Redor do Mundo

Dicas sobre o @RISK
» Avaliação de projetos com
   variâncias diferentes

Webcasts ao Vivo
» Cronograma da Webcasts

Mantenha Contato
Inscrever-se nos blogs
     da Palisade.


Inscrever-se na newsletter
     da Palisade por e-mail.


Live chat Clique para
chat ao vivo
com vendas representante


2011 Risk Conferences
2011 Palisade Risk ConferencesEspecialistas do setor apresentam estudos de casos reais em que foram usadas abordagens inovadoras e interessantes de análise de risco e tomada de decisões. Também serão oferecidas oficinas e sessões de treinamento realizadas por consultores da Palisade e muito concorridas, assim como apresentações antecipadas de novos softwares.
» Amsterdam:
  29-30 de março
» D.F., México:
  1-2 de junho
» Rio de Janeiro:
  14-15 de setembro
» Las Vegas:
  10-11 de novembro

Seminários de Palisade
» Asia-Pacific
Perth: 16-17 Nov
Sydney: 7-8 Dec

» Brasil
Recife: 25-27 de outubro
Belo Horizonte:
  9-11 de novembro
São Paulo:
  23-25 de novembro
Rio de Janeiro:
  30 de nov. a 2 de dez.
Brasilia: 7-9 de dezembro

» EMEA & India
Johannesburg: 26-28 Oct
London: 26-28 Oct
Aberdeen: 16-18 Nov
London: 21-23 Nov
Milan: 28-29 Nov

» Latin America
Santiago: 7 al 11 de nov
México, D.F.: 21 al 25 de nov

» North America
Dallas, TX: 25-27 Oct
Atlanta, GA: 6-7 Dec


Versões de Teste Grátis

Os produtos de software da Palisade estão disponíveis em versões de teste gratuitas totalmente funcionais. Experimente o @RISK ou qualquer um de nossos produtos hoje mesmo!

The DecisionTools Suite
Kit completo de ferramentas para análise de risco e tomada de decisões

@RISK
A ferramenta de análise de risco mais usada no mundo inteiro
@RISK@RISK» @RISK for Project
@RISK» @RISK para Six Sigma

PrecisionTree
Árvores de Decisão para o Microsoft Excel

NeuralTools
Redes Neurais Sofisticadas
para o Microsoft Excel

StatTools
Kit de Ferramentas
estatísticas avançadas para o Microsoft Excel

Evolver
Otimização inovadora com algoritmos genéticos para o Microsoft Excel


The DecisionTools Suite


Intel and the Intel logo are trademarks or registered trademarks of Intel Corporation
or its subsidiaries in the United States and other countries.

 

Novidades
Palisade Risk Conference no Rio de Janeiro atrai número recorde de participantes
A segunda Risk Conference da Palisade no Rio de Janeiro atraiu mais de 150 representantes de empresas e o maior número de participantes desse evento até hoje. O evento foi realizado no Sheraton Hotel and Towers, no Leblon, dia 14 e 15 de setembro. Comparecerem profissionais de diversos setores: petróleo e gás, geração de energia elétrica, mineração, embalagem, engenharia e setor bancário. O programa contou com mais de 20 apresentações e sessões de treinamento divididas em duas áreas de interesse.

A abertura do evento foi feita por McLafferty, presidente da Palisade, e por Randy Heffernan, vice-presidente. Sam apresentou uma visão geral da Palisade e falou sobre as novidades planejadas para as futuras versões. Randy falou sobre a importância e a necessidade da análise probabilística no clima atual de negócios. Esses tópicos foram apresentados mais a fundo no decorrer dos dois dias do evento, por meio de sessões sobre análise de risco aplicada à exploração de petróleo, expansão de projetos de capital, perfuração mineral, estimativa de custo e muito mais. A equipe da Palisade realizou várias sessões de treinamento software com o uso das técnicas mais recentes. Fernando Hernández, consultor sênior da Palisade, realizou a sessão plenária sobre lições aprendidas de análise de risco desde o início da crise financeira, o que captou muito interesse e estimulou muita discussão.

Os representantes das empresas também tiveram tempo de relaxar e trocar ideias em muitas sessões de networking e recepções.

"Gostei muitíssimo do evento. Foi muito produtivo e esclarecedor, possibilitou a troca de ideias e experiência entre os participantes, e proporcionou o conhecimento sobre como as ferramentas de análise funcionam na prática. A administração da Palisade de fato assumiu um compromisso com seus clientes."
                                         -Juarez Guaraci Filardo, Petrobras

» Baixar apresentações da conferência

 

Petrobras usa o @RISK na avaliação de opções reais e expansão de projetos no Golfo do México
Apresentação de Rafael Hartke, da Petrobras, na 2011 Palisade Risk Conference em 15 de setembro de 2011 no Rio de Janeiro

Na Petrobras, todos os projetos de investimento são submetidos a uma análise rigorosa de risco econômico. A empresa conta com um modelo padrão para avaliação de risco de projetos de upstream, mas esse modelo não inclui a avaliação de opções reais.

A Petrobras opera por meio de contratos de arrendamento no Golfo do México, sob autoridade do governo dos EUA. De acordo com a legislação dos EUA, contratos de arrendamento continuamente produtivos não vencem, o que cria muitas oportunidades de expansão dos projetos de upstream. O desafio era como desenvolver um modelo de opções reais para avaliar o risco desses projetos como parte dos planos de expansão da empresa, no valor de $225 bilhões de dólares, nos próximos cinco anos.

Com o @RISK e o RISKOptimizer, a empresa criou uma solução baseada em Excel, adaptada às suas necessidades específicas. A solução é aberta, fácil de usar e possibilita auditoria. Essa solução calcula uma variedade de outputs – impostos, depreciação, valor presente líquido (VPL) – e leva em conta todos os inputs necessários: produção, datas de início, despesas de capital (CAPEX), despesas operacionais (OPEX), precificação e muitos outros. Ela permite avaliar as opções nas fases iniciais e posteriores, inclusive no que se refere à possibilidade de abandono do projeto.

A apresentação demonstra como a solução @RISK ajuda a maximizar o VPL de um projeto específico no Golfo do México.

» Download da apresentação (em inglês)
 

Próximos seminários no Brasil
Os seminários da Palisade ensinam como aproveitar ao máximo o software @RISK e DecisionTools Suite. Por meio de uma variedade de exemplos do mundo real, você aprenderá a utilizar o software em uma ampla gama de problemas de diversos setores. O treinamento é realizado por instrutores especializados, e incluem observações, arquivos de exemplos e almoços. O curso é em português e utiliza versões do software em português. Inscreva-se hoje mesmo em um de nossos próximos cursos.

Alguns dos próximos eventos:

RECIFE
Avaliação do Risco para Usuários Iniciantes/Intermediários
25-27 de outubro – registrar

BELO HORIZONTE
Avaliação do Risco para Usuários Iniciantes/Intermediários
9-11 de novembro – registrar

SÃO PAULO
Avaliação do Risco para Usuários Iniciantes/Intermediários
23-25 de novembro – registrar

RIO DE JANEIRO
Avaliação do Risco para Usuários Iniciantes/Intermediários
30 de novembro a 2 de dezembro – registrar

BRASILIA
Avaliação do Risco para Usuários Iniciantes/Intermediários
7-9 de dezembro – registrar
 

Estudos de Caso
Procter & Gamble Usa @RISK e
PrecisionTree Ao Redor do Mundo

“Já treinamos bem mais de 1000 pessoas da companhia no @RISK”, diz Bob Hunt, da Procter & Gamble, e agora ele está usando uma outra Ferramenta de Decisão, o PrecisionTree. Na verdade, Hunt, que é um Diretor Associado para Análise de Investimentos na organização de Finanças Corporativas da P&G e serve como recurso para as unidades de negócios, estava a caminho da China e Japão para introduzir o PrecisionTree aos gerentes Financeiros de P&G nesses países.

A P&G vem usando o @RISK desde 1993 quando Hunt introduziu o produto para modelar decisões de lovalização de sites de produção. A companhia estava avaliando algumas opções de localização fora do país, e estas decisões requeriam que levassem em conta não apenas os aspectos de custo e capital da localização da planta como também flutuações nas taxas de câmbio. A companhia desde então vem confiando no @RISK para a “completa faixa de decisões de investimento” incluindo novos produtos, extensões de linhas de produto, expansões geográficas em novos países, projetos de economia de manufatura e localização de sites de produção.

» Ler estudo de caso
 

Dicas sobre o @RISK
Avaliação de projetos com variâncias diferentes
Extraído do Capítulo 7 do livro @RISK Bank Credit Analysis (Análise de crédito bancário com o @RISK) de Roy Nersesian, publicado pela Palisade.

Antigamente, os projetos eram avaliados em termos do retorno com maior probabilidade de ser produzido. Sem considerar a estratégia de negócios, se o projeto A produzisse um retorno de 8% e o projeto B um retorno de 9%, seria dada preferência ao projeto B.

O @RISK permite avaliar projetos em termos do risco e da recompensa. Suponhamos que dois projetos produzam o mesmo retorno, mas apresentem variâncias diferentes. A distribuição da probabilidade dos resultados dos projetos A e B podem ser descritas por distribuições normais, com uma média de 10%. Contudo, o desvio padrão no projeto A é de 1%, enquanto no projeto B, é 2%. O projeto B seria considerado mais arriscado, porque tem maior probabilidade de produzir um nível mais baixo de retorno do que o projeto A, apesar dos dois projetos apresentarem o mesmo retorno médio.

» Download do capítulo inteiro e do arquivo de exemplo (em inglês)


Webcast

Oferecemos os seguintes webcasts gratuitamente Clique em um webcast para saber mais a respeito e se inscrever.

PrecisionTree – Visão Geral
Apresentado por: Renato Limão
21 de outubro, 10:00 am – inscrição gratuita

Funcionalidades básicas do @RISK e Apresentação geral do DecisionTools Suite
Apresentado por: Renato Limão
4 de novembro, 10:00 am – inscrição gratuita

TopRank – Visão Geral
Apresentado por: Renato Limão
22 de novembro, 10:00 am – inscrição gratuita

Visão geral do @RISK e @RISK for Project
Apresentado por: Renato Limão
15 de dezembro, 10:00 am – inscrição gratuita
 

Palisade

Líder mundial em análise de risco e decisões

A Palisade Corporation é líder mundial no fornecimento de software e soluções para análise de risco e tomada de decisões. A Palisade, fundada em 1984, produz o @RISK e o DecisionTools Suite, softwares usados em mais de 95% das empresas Fortune 100, em praticamente todos os setores no mundo inteiro. A sede principal da Palisade situa-se no estado de Nova York. A empresa conta com escritórios no Rio de Janeiro, Londres, Sydney e Tóquio.

 
 
 
Palisade Corporation


Live ChatDenise Castellot - dcastellot@palisade.com
Directora de Vendas
+1 607 277 8000 x318

Palisade Brasil, visite www.palisade-br.com
Praia de Botafogo, nº 501 Sala 101, Botafogo 22250-000 Rio de Janeiro-RJ, +55 (21) 2586-6334 tel

Palisade Corporation, visite www.palisade.com
798 Cascadilla Street, Ithaca, NY 14850 USA, +1 607 277 8000

©2011 Palisade Corporation