Fabricante do software líder mundial em análise de risco e de decisão
ENGLISH I ESPAÑOL I PORTUGUÉS I FRANÇAIS I DEUTSCH I 日本語 I 中文 I РУССКИЙ
Live Chat
Estudos de Caso
Energia
Abu Dhabi Water &
Electricity Company

Produto: @RISK
Aplicação: Previsão da demanda
águas do Douro e Paiva
Produto: @RISK
Aplicação: Redução de custo
BC Hydro
Produto: @RISK
Aplicação: Análise de projeto
Blade Energy
Produto: @RISK
Aplicação: Produtividade de Perfuração
Cinergy
Produto: @RISK
Aplicação: Análise de Aquisições
Cranfield University
Produto: @RISK
Aplicação: Confiabilidade de Produto
Det Norske Veritas (DNV)
Produto: @RISK
Aplicação: Retorno Sobre o Investimento (ROI)
ECN
Produto: @RISK
Aplicação: Análise financeira de usinas eólicas marítimas
Energia HidroelÉtrica na Colombia
Produto: @RISK
Aplicação: Estimativa de Custos
Enex
Produto: DecisionTools Suite
Aplicação: Project Planning
Fluor Corporation
Produto: @RISK
Aplicação: Estimativas de óleo e Gás
Grupo ISA
Produto: @RISK
Aplicação: Análise de Investimentos
IHS Energy Group
Produto: @RISK Developer Kit
Aplicação: Análise de Exploração, Perfuração e Produção
Instituto Brasileiro do Petróleo
Produto: @RISK
Aplicação: Exploração de petróleo
Northern Indiana
Public Service Company

Produto: @RISK, Evolver, RISKOptimizer
Aplicação: Precificação, Alocação de Produção para Atendimento à Regulação
Petrobras
Produto: @RISK
Aplicação: Exploração e produção
RiskAdvisory
Produto: Kit de Desenvolvimento do @RISK
Aplicação: Produção e Precificação de Energia
Tioga Energy
Produto: @RISK
Aplicação: Economia com energia solar

SEE ALSO: INDUSTRY MODELS
» Oil & Gas Models



O @RISK é uma ferramenta flexível e tecnicamente capaz que, além de possibilitar análises aprofundadas, facilita a apresentação de conceitos relativamente complexos por meio de um formato gráfico fácil de entender. Consequentemente, ele desempenha um papel fundamental, ajudando a Tioga Energia a se diferenciar de seus concorrentes.
Kristian Hanelt,
VP financeiro de projetos da
Tioga Energy
A Tioga Energy usa o
@RISK da Palisade para
prever a economia financeira
de acordos de energia solar
na Califórnia

Informações gerais
A Tioga Energy, fundada em 2006 e sediada no Vale do Silício, é uma das principais fornecedoras de serviços de energia renovável para organizações comerciais, governamentais e sem fins lucrativos. A empresa fornece acesso a energia "limpa", a preços razoáveis, em Ontário (Canadá) e em vários estados dos EUA, inclusive na Califórnia, que consome mais eletricidade do que todos, exceto 12, dos maiores países do mundo.

A Tioga também presta serviços de financiamento de projetos por intermédio da SurePathSM Solar (PPAs – acordos de compra de energia), e mantém e opera sistemas de energia solar para seus clientes. A empresa fornece energia a preços previsíveis, o que possibilita às organizações tornarem suas operações mais "verdes" e reduzir os custos de energia. Para ilustrar as vantagens da energia solar, a Tioga necessita estimar os preços futuros de eletricidade e fazer comparações que demonstrem a economia que pode ser obtida com um novo sistema solar.

Esquema de proteção contra as flutuações das tarifas de utilidades com um acordo de compra de energia solar
Com um sistema de energia solar, os clientes pagam apenas a eletricidade gerada pelo sistema solar – o equipamento de capital necessário para o sistema, assim como para o projeto, instalação e manutenção são financiados e gerenciados pelo fornecedor da energia solar. Entretanto, os acordos de compra de energia, conhecidos pela sigla PPA (Power Purchase Agreement), exigem que os clientes se comprometam com um preço de energia fixo a longo prazo, digamos 20 anos. Para demonstrar as vantagens financeiras de se comprometer a um acordo desse tipo, a Tioga Energy elaborou um relatório intitulado "Hedging Against Utility Rate Fluctuations with a Solar PPA" (Esquema de proteção contra as flutuações das tarifas de utilidades com um acordo de compra de energia solar), (disponível para download), que compara as prováveis futuras tarifas de eletricidade na Califórnia ao custo de eletricidade com um acordo de compra de energia solar.

Uso de dados históricos para prever o futuro com o @RISK
Alguns fatores que têm probabilidade de afetar as futuras tarifas de eletricidade são: restrições de suprimento e os preços do gás natural, regulamentações relacionadas ao carbono, aumento do custo de desenvolvimento de usinas elétricas. Esses fatores são complexos e interdependentes, tanto que não é possível usá-los como base para prever com exatidão as tendências futuras.

Assim, para prever possíveis aumentos de preços, a Tioga Energy efetua a entrada de dados históricos de eletricidade em um modelo desenvolvido com o @RISK, o software de análise de risco da Palisade. (O método estatístico de usar dados históricos para prever tendências futuras é comum no setor financeiro e de seguros, assim como no setor de ciências físicas, que os usam para estudar sistemas complexos que apresentam um grande número de variáveis interrelacionadas.)

Ao examinarmos os dados históricos, podemos notar que fatores econômicos e regulamentares provocaram mudanças nas tarifas no passado. Por exemplo, a desregulação dos mercados de eletricidade na Califórnia levou à crise de energia no estado em 2000 e 2001, e ao aumento substancial nos preços de energia elétrica. No final da década de 70 e início da década de 80, a inflação e questões de segurança relacionadas a usinas nucleares levaram a um período de aumentos drásticos nas tarifas.

Embora os futuros eventos disruptivos possam ser diferentes, a probabilidade é de qualquer evento que venha a ocorrer terá efeitos semelhantes em termos da volatilidade dos preços de energia.

@RISK prevê o potencial de economia
Com base nos dados referentes às tarifas de eletricidade na Califórnia nos últimos 35 anos, o modelo do @RISK gerou uma distribuição de probabilidade do aumento das tarifas de eletricidade durante o período de 20 anos do acordo de compra de energia. Isso mostrou que existe 25% de probabilidade de que o aumento de preço será de menos de 4,8%, e 25% de probabilidade de que o aumento será de mais de 8,7%.

A comparação entre o custo do acordo de compra de energia solar e as futuras possíveis tarifas de eletricidade também mostrou quanta economia haveria se as tarifas aumentassem. Por exemplo, o modelo de simulação do @RISK que determina a faixa potencial de aumento das tarifas de eletricidade poderia estabelecer que existe uma probabilidade de 65% de aumento a uma determinada taxa anual. Isso indicaria que a economia obtida pelo cliente que tivesse um acordo de compra de energia solar também seria de 65% de todos os cenários de economia.

O modelo do @RISK ajuda a Tioga Energia a avaliar a probabilidade do cliente economizar dinheiro em uma variedade de cenários de acordos de compra de energia (com base na tarifa inicial de eletricidade e na quantia de aumento anual). Ele também calcula a magnitude da economia das diversas combinações de custos no primeiro ano e os aumentos susbequentes.

O @RISK possibilita a tomada de decisão baseada em informações
O modelo do @RISK permite que a Tioga Energia apresente as vantagens financeiras e econômicas dos acordos de compra de energia solar de uma maneira totalmente diferente da tradicional. Normalmente, os clientes decidem firmar acordos segundo um modelo de vantagem econômica baseado em um valor pressuposto e fixo de aumento anual do custo da eletricidade fornecida pela empresa de utilidade elétrica. Contudo, esse modelo não leva em conta que, caso o preço da eletricidade aumente menos do que o valor previsto usado no modelo, haverá uma superestimação da economia obtida, mas caso o aumento seja maior do que o previsto, e economia resultante com o acordo de compra de energia será maior.

O modelo do @RISK, por outro lado, permite que a Tioga Energy ofereça aos clientes interessados em um acordo de compra de energia uma ampla variedade de cenários (preço inicial de eletricidade X aumento do preço) e as diferentes probabilidades correspondentes a cada cenário. Essa informação inclui a probabilidade de haver uma faixa de economia de custo. Por exemplo, em um cenário em que haja 50% de chance de economizar 12%, haverá 20% de chance de economizar cerca de 30%. O consumidor, assim, tem melhores condições de entender a precificação e de tomar uma decisão informada sobre o acordo de compra de energia.

O @RISK proporciona vantagem competitiva
"Com base em dados históricos e na capacidade de modelagem do @RISK, podemos oferecer aos clientes uma sólida noção das vantagens potenciais de um acordo de compra de energia solar. Isso permite que eles se protejam contra os aumentos das tarifas de eletricidade e se sintam seguros por estar fazendo a sua parte para diminuir o aquecimento global", explica Kristian Hanelt, VP financeiro de projetos da Tioga Energy.

Hanelt confirma: "O @RISK é uma ferramenta flexível e tecnicamente capaz que, além de possibilitar análises aprofundadas, facilita a apresentação de conceitos relativamente complexos por meio de um formato gráfico fácil de entender. Consequentemente, ele desempenha um papel fundamental, ajudando a Tioga Energia a se diferenciar de seus concorrentes."

Outras informações:

Principais características e recursos do software úteis para a Tioga Energy:

  • Simulação Monte Carlo
  • Ajuste de distribuições
  • Ferramentas gráficas
  • Capacidade de executar simultaneamente diversas simulações com inputs diferentes

Técnicas específicas usadas na análise quantitativa
Além das simulações propriamente ditas, o ajuste de distribuição é a principal técnica usada, embora a Tioga Energy também use o @RISK para lhe indicar qual é a melhor distribuição.

Ilustrações
http://www.tiogaenergy.com/tioga-energy-reports.php

» @RISK
» Tioga Energy CS



Palisade Brasil
Praia de Botafogo,
nº 501 Sala 101, Botafogo
22250-000 Rio de Janeiro-RJ
+55 (21) 3958 1443
+1 607 277 8000 x318 tel
800 432 7475 x318 E.U.A.
vendas@palisade.com
Palisade
800 432 RISK (US/Can)
+1 607 277 8000
sales@palisade.com
www.palisade.com
Palisade EMEA & India
+44 1895 425050
salesEMEA@palisade.com
www.palisade.com
Palisade Asia-Pacific
+61 2 8249 8239
salesAP@palisade.com
www.palisade.com
Palisade アジア・
パシフィック
東京事務所
+81 3 5456 5287 tel
sales.jp@palisade.com
www.palisade.com/jp/
Palisade Latinoamérica
+1 607 277 8000 x318
800 432 RISK (EEUU/Canadá)
+1 607 277 8001 fax
+54 (11) 5252-8795 Argentina
+56 2581-3492        Chile
+507 836-5675        Panamá
+52 55 5350 2852   México
+51 1 708-6781       Perú
+57 1 508-5187       Colombia
servicioalcliente@palisade.com
ventas@palisade.com
www.palisade-lta.com