Fabricante do software líder mundial em análise de risco e de decisão
ENGLISH I ESPAÑOL I PORTUGUÉS I FRANÇAIS I DEUTSCH I 日本語 I 中文 I РУССКИЙ
Estudos de Caso
Software DecisionTools Suite da Palisade é vital na mitigação de riscos relacionados a erupções vulcânicas na Guatemala
O centro de pesquisas de riscos ambientais da Universidade de Bristol, conhecido como BRISK (University of Bristol’s Environmental Risk Research Centre), introduziu uma nova dimensão na modelagem de risco relacionado a vulcões na Guatemala.

A realização de uma avaliação de risco quantitativa geralmente é um processo difícil, pois exige dados que são difíceis ou mesmo impossíveis de obter. No caso de vulcões, os efeitos da incerteza são acentuados pela possibilidade de altos custos se forem tomadas as decisões erradas.

Há muitos vulcões ativos na Guatemala, mas nenhum deles se situa tão próximo a áreas populosas como o "Volcán de Fuego", provavelmente um dos vulcões mais perigosos da América Central, considerando-se o número de habitantes ao seu redor.  Muitos agricultores residem e trabalham no entorno do vulcão, cujas encostas férteis têm o melhor solo de toda a região para o cultivo do café. Em 1974 houve erupções violentas mas, felizmente, nenhuma morte; a história geológica do vulcão, porém, revela que erupções passadas tiveram consequências devastadoras.

Amostragem com simulação de
Monte Carlo quantifica o risco

Nos últimos anos, o vulcão tem estado muito ativo; várias erupções pequenas têm ocorrido todos os dias, indicando a possibilidade de que essas erupções, em conjunto, possam levar a erupções maiores no futuro – possibilidade que acarreta muita preocupação. O “Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia” (INSIVUMEH) monitora regularmente a atividade do vulcão. No entanto, apesar do trabalho dedicado dos cientistas, não há nenhum método formalizado de avaliar o risco, principalmente devido à falta de fundos monetários e recursos necessários.

Agora, contudo, o software DecisionTools Suite da Palisade está possibilitando aos vulcanologistas quantificar o tipo de um dos riscos apresentados pelo vulcão aos habitantes da região. O DecisionTools Suite, sendo um conjunto integrado de programas de análise de risco e tomada de decisão sob incerteza executado no Microsoft Excel, permite usar técnicas de simulação de Monte Carlo e outros recursos analíticos avançados de modo simples e rápido, na própria área de trabalho do computador do usuário.

Abordagem inovadora à avaliação de risco
As técnicas convencionais de avaliação de risco tentam modelar a probabilidade de um risco e correlacionar esses dados ao grau de vulnerabilidade da população, produzindo curvas de risco social e estimativas do risco individual anual. Para quem mora nas encostas do vulcão, e mesmo para as autoridades locais, não é muito útil saber qual seria a probabilidade de número de mortes ou o custo decorrente de uma erupção, pois muito pouco controle ou planejamento de mitigação de riscos pode ser realizado. Na tentativa de aumentar a utilidade dos modelos de risco para o usuário final (nesse caso as autoridades locais e as pessoas que moram nos arredores do vulcão), o BRISK analisou a vulnerabilidade de uma forma diferente.

Normalmente, as avaliações de riscos relacionadas a vulcões pressupõem a presença de toda a população no local no momento da erupção. Contudo, o novo trabalho realizado pelo BRISK usando o @RISK e o PrecisionTree, efetuou a modelagem da probabilidade de uma evacuação satisfatória, usando como input diversas variáveis obtidas por meio de um processo estruturado, baseado no julgamento de especialistas. É feita uma estimativa de cada uma dessas variáveis – como o tempo entre uma possível erupção e o perigo propriamente dito no local, o tempo de comunicação pelas autoridades, o tempo de evacuação – com uma distribuição de incerteza baseada no julgamento de especialistas. Esses quadros criados pelos especialistas são então ponderados e reunidos. Em seguida, as variáveis são estruturadas em uma árvore lógica dentro do PrecisionTree da Palisade, sendo que o nó final é evacuação ou não evacuação; a probabilidade desses resultados é quantificada, assim com as respectivas incertezas. Quando os dados são realimentados no modelo do @RISK (perigo * vulnerabilidade), os efeitos de uma possível evacuação em relação ao risco se torna muito clara.

Melhor planejamento e estratégias
mais eficazes de mitigação

Ao analisar mais detalhadamente os resultados do modelo da árvore lógica, os pontos de maior sensibilidade do sistema se tornaram claros. Por exemplo, pode ocorrer que, para uma localidade específica, o tempo entre o momento do aviso e a presença do perigo propriamente dito seja crucial, ou pode ser que o tempo necessário para a evacuação seja crucial. Essa nova forma de modelar riscos relacionados a vulcões fornece melhores informações para a prevenção e o planejamento de estratégias mais eficazes de mitigação. 

Jonathan Stone, pesquisador da Universidade de Bristol, que trabalha em colaboração com Prof. Willy Aspinall1 e Dr. Matt Watson, disse: “O DecisionTools Suite da Palisade provou ser uma ferramenta extremamente valiosa no trabalho que estamos realizando com a INSIVUMEH, e potencialmente muito útil para quem mora ou trabalha nos arredores do Volcán de Fuego.”

1Professor Willy Aspinall usa o software @RISK da Palisade há muito tempo em seu trabalho de análise de risco de erupções vulcânicas e terremotos em todo o planeta. Seu trabalho foi documentado no seguinte artigo.

» @RISK
» Bristol Environmental Risk Research Centre (BRISK)



Palisade Brasil
Praia de Botafogo,
nº 501 Sala 101, Botafogo
22250-000 Rio de Janeiro-RJ
+55 (21) 3958 1443
+1 607 277 8000 x318 tel
800 432 7475 x318 E.U.A.
vendas@palisade.com
Palisade
800 432 RISK (US/Can)
+1 607 277 8000
sales@palisade.com
www.palisade.com
Palisade EMEA & India
+44 1895 425050
salesEMEA@palisade.com
www.palisade.com
Palisade Asia-Pacific
+61 2 8249 8239
salesAP@palisade.com
www.palisade.com
Palisade アジア・
パシフィック
東京事務所
+81 3 5456 5287 tel
sales.jp@palisade.com
www.palisade.com/jp/
Palisade Latinoamérica
+1 607 277 8000 x318
800 432 RISK (EEUU/Canadá)
+1 607 277 8001 fax
+54 (11) 5252-8795 Argentina
+56 2581-3492        Chile
+507 836-5675        Panamá
+52 55 5350 2852   México
+51 1 708-6781       Perú
+57 1 508-5187       Colombia
servicioalcliente@palisade.com
ventas@palisade.com
www.palisade-lta.com