Fabricante do software líder mundial em análise de risco e de decisão
ENGLISH I ESPAÑOL I PORTUGUÉS I FRANÇAIS I DEUTSCH I 日本語 I 中文 I РУССКИЙ
Estudos de Caso


@RISK economizou tempo e recursos. A interface através do Excel nos permitiu usar uma ferramenta com a qual os atuários estão muito confortáveis e introduz procedimentos de modelagem estocástica sem lidar com programação. Escrever código para simular processos financeiros, incorporar correlações e capturar os outputs seria uma tarefa formidável..
Kevin Ahlgrim
Illinois State University
A Scottsdale Insurance Company utiliza o @RISK para escolher entre oportunidades concorrentes

Duas propriedades, uma decisão única e importante
A decisão de adquirir seguro ou não precisa ser considerada de modo prudente. A avaliação exata de riscos que poderiam afetar as perdas é um dos fatores principais na tomada de uma decisão desse tipo. Para demonstrar a relevância de avaliar o risco, a Scottsdale Insurance Company usou o @RISK da Palisade para mostrar como a seguradora decidiria qual propriedade comercial produziria um retorno mais alto de capital, ao comparar duas propriedades comerciais distintas.

Para fins dessa análise, a Scottsdale Insurance Company usou o @RISK para determinar o RAROC (Risk Adjusted Returns um Capital), um modelo para analisar o desempenho financeiro ajustado ao risco. Uma avaliação exata do RAROC fornece às organizações um quadro uniformizado da rentabilidade em todas as suas operações. O RAROC também fornece um quadro claro da previsão do retorno sobre o investimento, depois de levar em conta as despesas necessárias para cobrir o risco potencial.

No modelo da Scottsdale Insurance Company, uma comparação entre as propriedades comerciais no Arizona e na Flórida a princípio podem parecer muito semelhantes, já que se prevê que as duas propriedades terão a mesma relação de perda e de despesas e os mesmos 12 meses para pagar e a mesma renda do investimento. Em situações com essa, a análise de risco pode desempenhar um papel crucial na determinação de que propriedade deve ser segurada [?].

Sobre a Scottsdale Insurance Company
A Scottsdale Insurance Company, subsidiária da Nationwide, iniciou suas operações em 1982. Ao abrir seu escritório a empresa tinha 12 funcionários. Hoje, ela é uma das maiores seguradoras de seguro excedente e linhas especializadas do país. A empresa conta com 1350 associados e vendas anuais de prêmios [?] de mais de $2 bilhões. A Scottsdale Insurance Company aceita riscos de acidentes e de propriedades comerciais e pessoais, além de uma ampla gama de linhas de seguro que muitas seguradoras padrão recusam.

Como usar o @RISK para determinar retornos
Há muitos fatores que podem diminuir o RAROC da seguradora, que dependem do retorno total (ganho de subscrições e renda dos investimento) e dividido pelo capital (risco de não-investimento e de investimento). Antes de considerar os fatores de risco, a propriedade na Flórida parecer apresentar o melhor retorno inicial, com uma renda operacional maior, comparada à propriedade do Arizona. Superficialmente, a decisão parecer ser bastante óbvia. Contudo, ao empregar as distribuições lognormal do @RISK, surgem outros fatores para considerar.

O fator de risco mais relevante ao comparar as duas propriedades é a ocorrência de eventos meteorológicos catastróficos. Para determinar quanto capital dever ser reservado para cobrir possíveis pagamentos futuros, a Scottsdale Insurance Company utiliza o @RISK para simular o risco do fator meteorológico em cada local. Não é de surpreender que a propriedade da Flórida representou uma cobertura bem mais alta, dada a probabilidade de eventos meteorológicos como furacões. Contudo, será que esse valor seria maior que a vantagem do retorno inicial da propriedade situada na Flórida?

Para avaliar mais a fundo o RAROC das duas propriedades, a Scottsdale Insurance Company usou o @RISK para determinar em que medida cada propriedade efetivamente ultrapassaria a taxa mínima de retorno de 10%, ou a taxa mínima de retorno. A análise mostrou que as duas propriedades tinham uma chance de 64% de superar a taxa mínima de 10%. Contudo, um estudo mais aprofundado dos números respondeu uma pergunta muito importante: Ao superar a taxa mínima, que propriedade a superou mais? Nas simulações em que a propriedade do Arizona superou mais a taca mínima, o retorno médio foi de 18%, em comparação à propriedade da Flórida que teve uma taxa de retorno média de apenas 11%. Como resultado, adquirir seguro para a propriedade do Arizona seria uma melhor escolha.  Apesar da propriedade da Flórida ter indicado uma renda operacional maior, ao usar o @RISK a segurador pôde avaliar claramente que a propriedade do Arizona liberaria mais capital que a empresa poderia usar para investir em oportunidades adicionais.

Tabela 1: A distribuição apresentada pelo @RISK mostra a renda da propriedade do Arizona como 18%, ao passar a taxa mínima inicial.

Tabela 2: A propriedade da Flórida oferece um retorno muito menos, de apenas 11%.

“Enfrentamos um ambiente competitivo em que muitas vezes o preço é irrealista. A abundância de capital fez baixar os preços e, ao mesmo tempo, o rendimento de investimentos encontra-se em um nível historicamente baixo. O @RISK permite escolher entre as oportunidades concorrente” disse Allan Smith, consultor financeiro da Scottsdale Insurance. “Na minha opinião, os gráficos são o recurso mais útil. Poder formar um quadro que mostre a faixa de resultados é vital para analisar nossos modelos complexos, e é extremamente útil em termos de apresentar a informação aos executivos que não são da área financeira.”

» Scottsdale Insurance Company
» Mais informações sobre o @RISK



Palisade Brasil
Praia de Botafogo,
nº 501 Sala 101, Botafogo
22250-000 Rio de Janeiro-RJ
+55 (21) 3958 1443
+1 607 277 8000 x318 tel
800 432 7475 x318 E.U.A.
vendas@palisade.com
Palisade
800 432 RISK (US/Can)
+1 607 277 8000
sales@palisade.com
www.palisade.com
Palisade EMEA & India
+44 1895 425050
salesEMEA@palisade.com
www.palisade.com
Palisade Asia-Pacific
+61 2 8249 8239
salesAP@palisade.com
www.palisade.com
Palisade アジア・
パシフィック
東京事務所
+81 3 5456 5287 tel
sales.jp@palisade.com
www.palisade.com/jp/
Palisade Latinoamérica
+1 607 277 8000 x318
800 432 RISK (EEUU/Canadá)
+1 607 277 8001 fax
+54 (11) 5252-8795 Argentina
+56 2581-3492        Chile
+507 836-5675        Panamá
+52 55 5350 2852   México
+51 1 708-6781       Perú
+57 1 508-5187       Colombia
servicioalcliente@palisade.com
ventas@palisade.com
www.palisade-lta.com