Fabricante do software líder mundial em análise de risco e de decisão
ENGLISH I ESPAÑOL I PORTUGUÉS I FRANÇAIS I DEUTSCH I 日本語 I 中文 I РУССКИЙ
Conferência sobre Análise do Risco
Resumos

Boas-vindas da Palisade e Visão Geral
Esta sesso ser apresentada em ingls com interpretao simultnea para portugus.

Sam McLafferty
Palisade Corporation

A Palisade, tendo comemorado recentemente seu 27o aniversário, ocupa posição de vanguarda no setor de software de análise de risco e tomada de decisões. Sam McLafferty, presidente da Palisade, falará um pouco sobre a história da Palisade e o que a diferencia do mercado, e apresentará alguns exemplos de nossos principais clientes e aplicações. Sam explicará brevemente as ferramentas da Palisade – para que servem e como acrescentam valor – antes de apresentar uma visão geral do que podemos esperar da empresa rumo ao futuro.

 

Introdução ao @RISK e à
simulação Monte Carlo
Esta sesso ser apresentada em ingls com interpretao simultnea para portugus.

Fernando Hernández
Palisade Corporation

Nosso objetivo nesta conferência é apresentar aos participantes os conceitos e métodos necessários para a avaliação de risco e tomada de decisão defensíveis levando-se em conta a incerteza, por meio do software @RISK. Os participantes descobrirão como converter análises determinísticas efetuadas no Excel em um modelo do @RISK que pode ser utilizado para quantificar os riscos e avaliar estratégias de mitigação. Apresentaremos dois exemplos práticos aos participantes. Esses exemplos demonstrarão como usar eficazmente o software e interpretar os resultados obtidos.

 

Melhores Prticas na Quantificao de Risco - Lies aprendidas durante a recente crise financeira global

Fernando Hernández
Palisade Corporation

A recente crise financeira mundial de 2008-2010, produziu inesperadas consequncias niveis globais. As tcnicas e metodologias de quantificao de riscos de portflios financeiros foram dramaticamente criticadas e menosprezadas durante este perodo. Seguramente, uma srie de valiosas lies sobre a utilizao de modelos de quantificao de riscos no mercado financeiro podem ser extrapoladas para a esfera de prtica de ao na gesto de risco. Esta conferncia pretende vincular algumas destas valiosas lies aprendidas durante a crise, prtica da criao de modelos em aplicaes de gesto e projetos.

 

O Poder das Probabilidades
Esta sesso ser apresentada em ingls com interpretao simultnea para portugus.

Randy Heffernan
Palisade Corporation

Nos últimos dois anos, tem-se falado muito na necessidade de uma "análise de risco adequada". Mas o que significa isso? Atualmente, a impressão que se tem é que o gerenciamento de risco fracassou em diversos aspectos e níveis, e que as empresas até hoje estão tentando descobrir como lidar com o risco. Qualquer análise de risco relevante precisa levar em conta probabilidades, isso, porém, ainda é um conceito que muitos decisores não conhecem. Randy Heffernan, vice-presidente da Palisade, falará um pouco sobre os motivos pelos quais muitos programas de gerenciamento de risco fracassam, e sobre o poder das probabilidades na análise de risco: qual é, por que é importante e os benefícios que proporciona.

 

 

 

Anlise de Risco e Opo Real de
Expanso em Projetos de E&P no
Golfo do Mxico usando @RISK

Rafael Fernando Hartke
Petrobras

» Baixar esta apresentação

Modelo desenvolvido na Petrobras para quantificao do valor da Opo Real de Expanso em projetos de E&P no Golfo do Mxico.

 

Avaliao do Risco de uma
Carteira de Barragens e Reservatrios,
utilizando-se o @RISK e PrecisionTree

Miguel Ángel Torralba Evaristo
Cesel Ingenieros

» Baixar esta apresentação

Nos últimos anos está apreciando um interesse crescente no campo das barragens sobre a gestão da segurança através de uma abordagem baseada em risco, as principais razões para isso: o envelhecimento e deterioração das barragens existentes, em comparação o modelo determinista permite avaliar as margens de segurança de forma mais realista, o custo significativo envolvidos em assegurar que as barragens operadas verificar os critérios de segurança e uma demanda social crescente para quantificar o risco associado a eventos catastróficos.

A exposição tem como objetivo fornecer uma abordagem de gestão de risco para a segurança da barragem, onde esta abordagem é identificar, avaliar e controlar os níveis de risco que podem ocorrer em caso de desastre do terremoto e / ou inundação da barragem . Os níveis de estimativas de risco para uma série de barragens é também conhecido como carteira de riscos das barragens, com o objectivo de uma ferramenta útil para classificar os níveis de risco e tomar melhores decisões de investimento em segurança de barragens.

As ferramentas para ser usado em pesquisas pra estimar o nível de risco para a segurança da barragem será o @ RISK e PrecisionTree.

 

Avaliao Integrada de Oportunidades
para Explorao de Petrleo

Luciano A. R. Costa
Petrobras

O ciclo completo de uma oportunidade exploratória engloba um período de tempo que estende-se desde a descoberta da acumulação de hidrocarboneto, passa pelo desenvolvimento da produção e termina com o abandono da mesma.

A avaliação econômica deste longo ciclo inclui a estimativa das chances de sucesso geológico de um lead ou de um prospecto e, para o caso de sucesso, as estimativas do volume in place, da curva de produção e da economicidade da potencial acumulação. Os principais parâmetros considerados em tal avaliação, como área e espessura da acumulação, porosidade e permeabilidade do reservatório, fatores recuperação, vazões dos poços produtores, custos de perfuração e preços futuros do petróleo, entre outros muitos outros, guardam consideráveis incertezas.

Tradicionalmente, todas essas incertezas nos parâmetros de entrada são tratados com simulação de Monte Carlo. No caso da avaliação de uma oportunidade exploratória, entretanto, além das consideráveis incertezas envolvidas, é necessário ainda integrar diferentes áreas do conhecimento como geologia, engenharia de reservatório e economia.

Este trabalho tem como proposta integrar essas áreas utilizando modelos simples, mas que permitem avaliações consistentes. Tais modelos trazem vantagens como a flexibilidade para serem adaptados a novas situações, a rapidez das respostas e a transparência dos conceitos. Podem ainda ser efetivamente utilizados para treinamento, para a construção de protótipos ou mesmo para uma seleção preliminar de alvos exploratórios.

 

Aplicao da Tcnica de Monte Carlo na modelagem Economica do Projeto de
Expanso da Rigesa

José Sawinski Júnior
MWV Rigesa

A apresentar ser dividida nos seguintes tpicos:

- Informaes gerais sobre a Rigesa
- Descrio do contexto do projeto de expanso - porque expandir?
- Aplicao da tcnica de Monte Carlo na modelagem economica
- Beneficios da anlise para a maior segurana da previsibilidade do modelo - Concluses
- Overview sobre o status atual do projeto

 

Determinao da Data Ótima de Constituio de um Fundo Referente ao Custo de Abandono

Eliane Penha da Silva
Petrobras

» Baixar esta apresentação

Os projetos de produo de leo em parceria prevem a constituio de um fundo garantidor para o custo de abandono do projeto. Este trabalho tem como objetivo determinar a data tima para incio de constituio deste fundo levando em conta os fatores de risco existentes nos projetos de produo de petrleo.

 

Efeito Creaming e Volume de Óleo Recupervel

Dr. Regis da Rocha Motta
DEI/Poli/UFRJ

» Baixar esta apresentao

Tese de Doutorado no IGEO/UFRJ, abordando os seguintes tpicos; Abertura da indstria de E&P competio, Government Take na viabilidade dos investimentos em E&P, Releitura do trabalho sobre competividade do Brasil frente a pases selecionados, Efeito creaming simulao, Resultados alcanados.

 

Gerenciamento de Riscos em
Projetos de Minerao

Valter Arthuso
Hatch Engenharia

Modelamento de Risco Aplicado a Recursos Minerais e Planejamento de Mina.

 

Mtodo para Anlise do Risco em Oramentos

Jorge Carlos Dal Piaz
Vale S.A.

Guilherme F. V. da Cunha Filho
Telsan Engenharia

Dr. Marcos Huber Mendes
Palisade Corporation

A Anlise Quantitativa do Risco, conforme o tamanho do modelo, pode exigir um maior esforo em trabalho e tempo para a sua realizao. O Mtodo apresentado simplifica o trabalho a ser realizado pela Seleo e Priorizao das Contas e dos Riscos do Oramento. O Mtodo tambm esta implementado, por meio de Macros do Excel e do @RISK, de forma a simplificar o tempo para sua realizao.

 

Utilizao do @RISK no Acompanhamento
de Resultados de Projetos sob a Perspectiva da
Anlise de Riscos

Regina Antunes Almeida Duarte
Petrobras

» Baixar esta apresentação

A Companhia tem a prtica de acompanhar os resultados de projetos com at dois anos de incio de operao e, recentemente, a rea de Gesto de Riscos passou a avaliar se os desvios percentuais observados a cada ciclo de anlise estavam previstos na Anlise de Riscos realizada quando da avaliao da oportunidade de investimento e sua aprovao. Os resultados encontrados servem de insumo para criticar as distribuies de probabilidade aplicadas atualmente aos projetos em fase de avaliao e aprovao, de forma que se possa ter indicadores de risco mais precisos.

 

Utilizao da Geomtica para Identificao Espacial da Anlise do Risco em E&P

Guilherme Soares Dantas
Dantas Technology Informtica Ltda.

Dr. Marcos Huber Mendes
Palisade Corporation

Utilização da Geomática, como ferramenta de Identificação Espacial, na apresentação de resultados de Modelos de Análise do Risco em E&P. Serão apresentados Modelos de Análise do Risco e seus resultados,  por meio de Identificação Especial em conjunto com o Mapeamento Espacial das características da Bacia em Exploração.  

Os resultados dos Modelos de  Análises do Risco apresentados são: 

  • O Gráfico da Probabilidade de Sucesso o seu valor Modal e o seu V@R  

  • O Gráfico da Reserva o seu Valor Modal e o seu V@R

  • O Gráfico do Estudo de Viabilidade Econômica o seu Valor Modal e
    o seu V@R

 

Melhores Práticas em Modelagem com
Project e @RISK

Dr. Guilherme Calôba
Petrobras

Esta sessão cobre algumas idéias em melhores práticas de modelagem, tanto no Project quanto no @RISK. Tópicos na sessão geral do Excel incluem questões em design do modelo, estrutura, formatação, verificação de erros e análises de sensibilidade, bem como uma breve revisão das funções chave requeridas para criar modelos dinâmicos e flexíveis. A sessão sobre @RISK cobre um conjunto selecionado de tópicos, focando em algumas funcionalidades poderosas mais pouco menos conhecidas do @RISK, como o uso das funções Theo e o uso correto da correlação como uma abordagem de modelagem para capturar dependências.

Selecionando a Distribuição Certa no @RISK

Dr. Marcos Huber Mendes
Palisade Corporation

Esta sessão é sobre a escolha da distribuição apropriada no @RISK. Uma variedade de abordagens é apresentada e comparada, incluindo métodos pragmáticos, teóricos e baseados em dados. O uso de distribuições para tratar uma variedade de situações de modelagem de risco é discutido e algumas novas distribuições e características do v5.7 são mostradas.

 

Introdução ao DecisionTools Suite 5.7

Dr. Marcos Huber Mendes
Palisade Corporation

Esta sessão irá mostrar como usar os elementos do novo DecisionTools Suite 5.7 como uma análise abrangente de risco, otimização e kit de ferramentas para análise estatística. Cada um dos produtos do suíte, o @RISK, o RISKOptimizer, o Evolver, o PrecisionTree, o TopRank, o StatTools e o NeuralTools, será apresentado, demonstrando como eles podem ser usados para resolver problemas práticos no mundo real.

 

Introdução ao RISKOptimizer e Evolver

Dr. Marcos Huber Mendes
Palisade Corporation

O RISKOptimizer e o Evolver usam algoritmos genéticos potentes para fazer otimização no Microsoft Excel. O RISKOptimizer parte da otimização tradicional acrescentando a simulação de Monte Carlo para levar em conta os fatores estocásticos (incertos) e incontroláveis no seu problema de otimização. Esta sessão apresenta para você as ferramentas potentes, mostrando como montar um modelo, definir restrições dentro do modelo e no final chegar ao melhor resultado possível. Exemplos de alocação de recursos, de orçamentar e de programação serão incluídos.

 

Introdução ao Project Risk Management
usando o @RISK para o Project
Esta sesso ser apresentada em ingls com interpretao simultnea para portugus.

Dr. Javier Ordóñez, PMP
Palisade Corporation

O objetivo deste seminário é proporcionar às pessoas um conhecimento básico de como o @RISK para o Microsoft Project funciona, incluindo uma experiência prática sobre como montar e rodar simulações e interpretando os resultados.

Os participantes irão aprender sobre a funcionalidade-chave dentro do @RISK para Project com um método passo-a-passo, possibilitando rápida familiaridade com os conceitos básicos e a terminologia.
Além de fazer gráficos e quantificar o risco num plano de negócios, você irá aprender como o @RISK para Project, usando a simulação de Monte Carlo, faz possível:

calcular a probabilidade de sucesso

fazer gráfico da margem de erro do resultado mais provável

quantificar e priorizar os fatores causadores de risco

quantificar o tanto que tem de risco

 

Aplicativos Personalizados com @RISK: Programa e Análise de Risco de Custo
Esta sesso ser apresentada em ingls.

Dr. Javier Ordóñez, PMP
Palisade Corporation

» Baixar esta apresentao

O software @RISK e o DecisionTools Suite chegam com ambientes de desenvolvimento dotados com todas as funções que permitem que você crie aplicações personalizadas, empregando a tecnologia da Palisade diretamente no Excel. Usando uma interface VBA personalizada e um modelo de simulação no Excel, iremos mostrar como o @RISK pode ser usado para modelar incerteza de custo e eventos de risco que irão afetar o custo total de projeto. Assim, os usuários podem rodar o modelo sem a necessidade de aprender a usar o @RISK. Usando uma interface personalizada, iremos mostrar como modelar faixas de custo e registros de risco através do uso de distribuições de probabilidade. Discutiremos também como medir correlação entre variáveis, como acrescentar uma matriz de correlação ao modelo e o impacto da correlação no resultado. Depois de rodar o modelo de simulação, iremos aprender como avaliar a contingência requerida e desenvolver estratégias de mitigação.

 

Modelos integrados estocsticos e de risco usando DecisionTools para extrao (minerao, petrleo)
Esta sessão será apresentada em inglês.

Fernando Hernández
Palisade Corporation

O setor de extração inerentemente lida com incertezas: o volume extraído, as mudanças dos preços das commodities nos mercados, a economia de escala e as eficiências nas refinarias resultam em incertezas em todas as fases do processo. Através do uso integrado de várias ferramentas de tomada de decisão (árvores de decisão), análise de risco (simulação Monte Carlo) e otimização estocástica (algoritmos genéticos), apresentaremos alguns exemplos típicos de como usar a modelagem de forma criativa nesse setor.

Algumas das aplicações mais comuns no setor de extração são: previsão da produção econômica, modelos volumétricos de reservas discretas, modelos de porosidade e saturação, cronogramas e sequenciamento de modelos de projetos de construção e modelos de decisão para exploração. Esta apresentação fará mais do que apenas mostrar cada aplicação do DecisionTools Suite independentemente. Pretendemos mostrar como as ferramentas de tomada de decisão sequencial (árvores de decisão) e as ferramentas de simulação Monte Carlo podem ser usadas de modo integrado para transformar os modelos tradicionais de forma inovadora e criativa usando a capacidade avançada e a facilidade de uso do Excel.

 

Personalizao de aplicaes de software com @RISK e VBA
Esta sesso ser apresentada em ingls.

Dr. Javier Ordóñez, PMP
Palisade Corporation

» Baixar esta apresentao

Os produtos @RISK e DecisionTools Suite so fornecidos com ambientes de desenvolvimento completos denominados Excel Developer Kits XDKs. Esses XDKs permitem criar aplicativos personalizados usando tecnologia da Palisade diretamente no Excel. Por meio de interfaces VBA personalizadas e modelos de simulao em Excel, mostraremos como o @RISK pode ser usado para planejar estratgias de investimentos de aposentaria, gerenciar carteiras de ativos, alm de outros exemplos. Os exemplos que apresentamos demonstram como os usurios podem executar um modelo criado para as suas necessidades especficas, sem necessidade de aprender a usar o @RISK. Por meio da interface personalizada, mostraremos como definir os elementos de incerteza em cada modelo e como interpretar os resultados das simulaes.

 

 

Apresentadores

Regina Antunes Almeida Duarte
Petrobras

Regina Antunes Engenheira de Produo formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente cursa o mestrado de Administrao de Empresas na PUC-Rio, nfase em Finanas. Trabalha na Petrobras na rea de Gesto de Riscos Corporativos desde 2009, onde desenvolve modelos quantitativos para a Gesto de Risco e avalia os indicadores de risco econmico dos principais projetos de investimento da Cia.

Valter Arthuso
Hatch Engenharia

Gerente de Risco - Hatch Engenharia. Engenheiro de Minas - Escola Politcnica da USP. Ps graduao em Gerenciamento de Riscos FIA USP.

Dr. Guilherme Calôba
Gerenciamento de Projectos de P&D
Petrobras

Guilherme Calba Engenheiro de Produo, com Mestrado e Doutorado em Pesquisa Operacional. Desde 2007 trabalha na Petrobras, em Gerenciamento de Projetos de P&D. certificado como Project Management Professional. Possui experincia de mais de dez anos em docncia e consultoria em Gerenciamento e Anlise de Risco com os produtos da Palisade Corporation.

Luciano A. R. Costa
Petrobras

Luciano A. Costa gelogo, com mestrado em Geologia Estrutural e Economia Mineral. Trabalha desde 1987 na Petrobras, incialmente na rea de interpretao exploratria, e, nos ltimos dez anos, na avaliao de oportunidades exploratrias.

Guilherme F. V. da Cunha Filho
Telsan Engenharia

Engenheiroa Eletricista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Administrao IBMEC. Coordenador de Planejamento e Anlise do Risco da Telsan Engenharia.

Jorge Carlos Dal Piaz
Vale S.A.

Administrador e Analista Operacional de Planejamento na VALE S/A, possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade da California em Irvine USA e Fundao Getlio Vargas FGV.

Rafael Fernando Hartke
Analista de Comercializao e Logstica
Petrobras

Rafael Hartke Engenheiro Mecnico e Mestre em Engenharia Mecnica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 2006 trabalha na Petrobras, na gerncia de Gesto de Riscos da rea Financeira, onde avalia os indicadores de risco econmico dos principais projetos de investimento da Cia, incluindo os projetos do Pr-Sal e da rea Internacional. Tambm desenvolve modelos de Anlise de Risco para projetos complexos, atua em pesquisa na rea de modelos quantitativos de risco e oferece cursos de simulao de Monte Carlo com @Risk na Universidade Petrobras.

Randy Heffernan
Vice-Presidente
Palisade Corporation

Randy Heffernan entrou para a Palisade em 1997. Ajudou a empresa a crescer, criando a primeira filial no exterior em Plymouth, na Inglaterra, em 1998. Novas sucursais se seguiram, entre elas as de Londres, em 2002, e de Sidney, na Austrlia, em 2005. J desempenhou vrias atividades na rea de vendas, marketing e gerncia. Atualmente, supervisiona boa parte das operaes corporativas. Randy trabalha prximo ao pessoal de vendas, a fim de melhor compreender as necessidades dos clientes e incorpor-las ao desenvolvimento do software. Ele se formou em administrao de empresas e marketing na Universidade Cornell.

Fernando Hernández
Consultor e Instrutor
Palisade Latin America

As áreas em que Fernando Hernández é especialista são: a bancária, de finanças, de fabricação, de avaliação de projeto, de previsão de mercado e de determinação de preço. Atualmente, Fernando Hernández dirige e é proprietário de InfoMasters, empresa que realiza com treinamento, consultoria e desenvolvimento de aplicações financeiras e modelos de tomada de decisão para empresas financeiras e fabricantes, usando Microsoft Office e o software da Palisade. Ele já desenvolveu e ministrou cursos, tais como: Introdução às Finanças Corporativas, Simulação Financeira e Decisões sobre Investimento. Desde 1992, ele cria modelos financeiros e estudos de análise de risco e de viabilidade, usando o @RISK. Fernando Hernández formou-se em Administração Financeira pela Universidade de Costa Rica. Quando bolsista do programa Fulbright, ele fez o MBA na Indiana University, especializando-se em Finanças e Sistema de Informações Gerenciais.

Dr. Marcos Huber Mendes
Consultor e Instrutor
Palisade Corporation

Especialidade: Tratamento, Modelagem e Avaliao do Risco em Empreendimentos, Negcios, Projetos e Processos; Anlise Qualitativa e Anlise Quantitativa do Risco; Simulao, Gerenciamento, Mitigao e Gesto do Risco; Capacitao para Tratamento do Risco.

Com a premissa de trabalhar com o cliente e no apenas para o cliente, Dr. Huber Mendes desenvolve programas de treinamento em Anlise do Risco utilizando todos os softwares da Palisade e dados reais do cliente. Ele tem experincia de consultoria nas reas de: leo & Gs, Energia Eltrica; Minerao; Avaliao do Risco em Projetos; Simulao e Otimizao de Portflios; Planejamento Estratgico; Planos Atuariais e de Sade;

Estatstica para Produtividade; Previses; Redes Neurais e Lgica Fuzzy; Risco em Estudos de Viabilidade Econmica e Financeira. Dr. Huber Mendes Bacharel em Estatistica pela Ence/Ibge, tem mestrado em Planejamento e Anlise de Sistemas pelo Inpe/Cnpq, mestrado em Engenharia de Produo pela Coppe/Ufrj e doutorado em Apoio Deciso pela PUC/Rio com o desenvolvimento de modelos de Simulao e Otimizao de Portflios.

Consultor em estatstica desde 1985, a partir de 1995 Dr. Huber Mendes comeou a trabalhar com Anlise do Risco. Em 2001, com o apoio institucional do Instituto Genesis da PUC/Rio, ele montou sua prpria empresa a Decision Support, especializada no Tratamento do Risco e na Capacitao para o Tratamento do Risco.

Sam McLafferty
Presidente e Diretor Executivo
Palisade Corporation

Sam McLafferty é fundador, presidente e diretor executivo da Palisade. Iniciou a empresa em 1984 com o lançamento de PRISM, um pacote Monte Carlo de simulação do tipo stand-alone para DOS no PC. Depois o PRISM evoluiu e gerou o @RISK para Lotus 1-2-3 e a seguir para Excel. Sam é o desenvolvidor principal da Palisade, com mais do que trinta anos de experiência em programação. Ele trabalha próximo às equipes técnica e de vendas, para ter certeza de que a reação do cliente será acolhida. Ele monitora, pessoalmente, o desenvolvimento e a evolução de todos os quinze produtos de software que a Palisade comercializa. Antes de fundar a Palisade, era consultor de análise de risco.

Dr. Javier Ordóñez
Diretor de Desenvolvimento Personalizado
Palisade Corporation

O software @RISK e o Decision Tools Suite vem com ambientes de desenvolvimento repletos de funções, permitindo que você crie aplicações personalizadas, usando tecnologia da Palisade diretamente em Excel. Empregando uma interface VBA personalizada e um modelo de simulação em Excel, iremos mostrar como o @RISK pode servir de modelo para incerteza de custo e eventos de risco que irão afetar o custo total de um projeto. Dessa forma, os usuários podem utilizar o modelo sem aprender a usar o software @RISK. Usando a interface personalizada, iremos mostrar como fazer modelo de faixas de custo e registros de riscos através do uso de distribuições de probabilidade. Discutiremos também como medir a correlação entre variáveis, como acrescentar uma matriz de correlação ao modelo e o impacto no resultado da correlação. Depois de o modelo de simulação ser rodado, todos aprenderão como avaliar a contingência necessária e desenvolver estratégias de mitigação.

Eliane Penha da Silva
Petrobras

Eliane Penha Mestre em Economia pela Fundao Getlio Vargas. Trabalha desde 2001 na Petrobras, na gerncia de Gesto de Riscos da rea Financeira, onde desenvolve modelos quantitativos para a Gesto de Risco e avalia os indicadores de risco econmico dos principais projetos de investimento da Cia.

Dr. Regis da Rocha Motta
Departamento de Engenharia Industrial da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Regis da Rocha Motta é Doutor em Engenharia de Minas pelo Imperial College of Science and Technology (London University), e possui um pós-doutorado na ColoradoSchool of Mines. Dr. Motta também é Engenheiro pela UFRGS e possui Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) do Rio de Janeiro. Ele trabalhou por quinze anos no setor de mineração, comandou sua própria empresa de consultoria por 10 anos e é professor associado (adjunto) no Departamento de Engenharia Industrial da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1997, onde leciona Engenharia Econômica, Economia da Empresa e Análise de Risco e Investimentos. Dr. Motta também leciona cursos de pós-graduação no Brasil e usa os produtos da Palisade em treinamentos e consultoria desde 1987, para uma variedade de clientes, em vários estados do Brasil.

José Sawinski Júnior
MWV Rigesa

Engenheiro Florestal (Universidade do Contestado - Canoinhas 1997); MsC Economia e Politica Florestal (UFPR 2000); MBA Marketing (FGV 2005) 12 anos de atuao na Rigesa em diversas reas: Diviso Florestal; Planejamento Estratgico; Controladoria de Negcios Corporativa; Atualmente Gerente Administrativo do Projeto de Expanso da Rigesa.

Guilherme Soares Dantas
Dantas Technology Informtica Ltda.

Mestre em Engenharia da Computao com especializao em Geomtica pela UERJ com mais de 8 anos de experincia em tratamento de Dados Espaciais para a indstria de Petrleo.

Miguel Ángel Torralba Evaristo
Cesel Ingenieros

Profissional em Engenharia Econmica com experincia docente como Diretor de Prticas na Universidad Nacional de Ingeniera. Analista em consultoria de projetos de investimentos pblicos e privados em empresas como a CESEL Ingenieros, MAXIMIXE Consult e KORM Consultores. Especializado em avaliao privada e financeira; anlise de risco econmico, financeiro e imobilirio; experincia na rea de oramentos pblicos e privados.

 

Palisade Brasil
Praia de Botafogo,
nº 501 Sala 101, Botafogo
22250-000 Rio de Janeiro-RJ
+55 (21) 3958 1443
+1 607 277 8000 x318 tel
800 432 7475 x318 E.U.A.
vendas@palisade.com
Palisade
800 432 RISK (US/Can)
+1 607 277 8000
sales@palisade.com
www.palisade.com
Palisade EMEA & India
+44 1895 425050
salesEMEA@palisade.com
www.palisade.com
Palisade Asia-Pacific
+61 2 8249 8239
salesAP@palisade.com
www.palisade.com
Palisade アジア・
パシフィック
東京事務所
+81 3 5456 5287 tel
sales.jp@palisade.com
www.palisade.com/jp/
Palisade Latinoamérica
+1 607 277 8000 x318
800 432 RISK (EEUU/Canadá)
+1 607 277 8001 fax
+54 (11) 5252-8795 Argentina
+56 2581-3492        Chile
+507 836-5675        Panamá
+52 55 5350 2852   México
+51 1 708-6781       Perú
+57 1 508-5187       Colombia
servicioalcliente@palisade.com
ventas@palisade.com
www.palisade-lta.com