
no Rio Aborda Tendências Chave na Gestão de Riscos
A Conferência de 2009 da Palisade foi realizada no Rio de Janeiro, no dias 11 e 12 de novembro de 2009, e atraiu mais de 90 profissionais e tomadores de decisão de uma ampla gama de indústrias. Com sessões em português e inglês, o evento teve como foco a análise de riscos, aplicações, e treinamento no contexto de uma economia global em recessão. A conferência foi realizada no Sheraton Hotel and Towers, no Rio de Janeiro.
A Petrobras ofereceu múltiplos estudos de casos sobre gestão de risco no setor de energia, tratando a integração de gestão de risco a uma organização, a projetos de hidroelétrica, a gestão de projeto, a logística e a exploração de petróleo. Estudos de casos na área financeira trataram de “Value at Risk” (perda máxima esperada), otimização de portfólio, risco de crédito, e mais. Uma variedade de outros estudos de casos e treinamento no software completou o evento.
O Dr. Enrique Navarrete da Scalar Consulting Cia. Ltda. fez um discurso programático sobre a gestão de riscos e a Teoria do Valor Extremo. O Dr. Navarrete explicou a importância e os métodos para a quantificação do risco máximo. Isto tem um grande efeito sobre as finanças, a engenharia, a medicina e muito mais.
Ao longo da conferência, surgiram características comuns com relação à análise de risco no ambiente empresarial de hoje. Por exemplo, as melhores práticas na definição de variáveis incertas, a criação de estruturas modelo comuns para os analistas em todos os grupos de trabalho, e a avaliação de riscos no nível organizacional foram discutidas a partir de diversos ângulos.
A conferência encerra série de conferências de 2009 da Palisade, que incluiu eventos em Munique, na Alemanha e em Nova Iorque.
*A disponibilização da versão das ferramentas da Palisade em português
deve alvancar seu uso no Brasil e melhorar e maturidad em gerenciamento de riscos.*
Luis Fernando da Silva Xavier, Professor Convidado, FGV Management
*A Conferência 2009 foi bastante proveitosa e graças a ela,
vou poder usar mais recursos existentes no software @RISK.*
André Yves Cribb, Embrapa
*Fiquei muito satisfeito e muito bem impressionado.*
Siegberto R. Schenk Jr., IBMEC
» Veja o programa da conferência.
» Baixe as apresentações da conferência
» Galeria de fotos da conferência