Fabricante do software líder mundial em análise de risco e de decisão
ENGLISH I ESPAÑOL I PORTUGUÉS I FRANÇAIS I DEUTSCH I 日本語 I 中文 I РУССКИЙ
Resumos

»
Baixar um arquivo zip com todas as apresentaes

Advanced topics in finance and engineering: Risk management, Decision trees, Extreme Value Theory (EVT)
(in English, with simultaneous interpretation in Portuguese)

Enrique Navarrete
Scalar Consulting Cia. Ltda.

» Baixar esta apresentao

In many applications in finance, insurance and engineering, we would like to have an estimate of the maximum loss, catastrophic event, or claims level. Unlike the mean and statistical percentiles, the estimation of the maximum is not an easy problem. Some modern techniques such as Monte Carlo simulation and Extreme Value Theory will be compared to estimate the maximum of several data sets (perhaps one that we have not seen yet). How many months or years should we expect before the arrival of one of these extreme events?

Naturally, the adequate estimation of the maximum has enormous applications in finance, engineering, medicine, etc. For example, how high should we build the dam to avoid flooding for the next 80 years? How large should our provisions fund be? How many vaccines for H1N1 should we get?

Tópicos avançados em finanças e engenharia: Gerenciamento de risco, Árvores de decisão, Teoria do Valor Extremo (EVT)
(em inglês com interpretação simultânea para português)

Enrique Navarrete
Scalar Consulting Cia. Ltda.

Em muitas aplicações em finanças, seguros e engenharia, gostaríamos de ter uma estimativa da perda máxima, do evento catastrófico ou do nível de reclamações. Diferente da média e da percentil estatística, a estimativa do máximo não é um problema de solução fácil. Algumas técnicas modernas, como a simulação de Monte Carlo e a Teoria do Valor Extremo, vão ser comparadas para estimar o máximo de vários conjuntos de dados (talvez algum que nós ainda não tenhamos visto). Quantos meses ou anos devem passar antes de acontecer algum desses eventos extremos?

Naturalmente, a estimativa adequada do máximo tem importantes aplicações nas áreas de finanças, engenharia, medicina etc. Por exemplo, quão alta deveria ser a represa para evitar enchente durante os próximos 80 anos? Quão alto deveria ser o valor do nosso fundo de provisões? Quantas vacinas contra H1N1 deveríamos adquirir?

No final (se houver tempo suficiente), um tipo diferente de problema, que envolva árvores de decisão, será analisado, por exemplo: decidir se devemos ou não segurar toda a nossa frota de navios ou se devemos ou não perfurar um poço de petróleo ou de gás natural.

 

Enterprise Risk Management: Uma abordagem prática, sob um enfoque econômico – financeiro

Gustavo Chaves Abrantes
DNV - Det Norske Veritas

Apresentar os conceitos de ERM e suas aplicações. Demonstrar técnicas, ferramentas e modelos para se gerenciar riscos em contextos complexos. Apresentação de cases de negócio em Project Risk Management e Value Chain Assessment para tomada de decisões econômico-financeiras e estruturação de operações de financiamento de projetos.

 

Integrao de Sistemas Corporativos e
Anlise de Riscos

Rafael Fernando Hartke
Petrobras

Apresentao de sistemas corporativos da Petrobras que so utilizados para avaliao econmica e o tratamento que foi considerado para a realizao da anlise de riscos com o @RISK.

 

Pontos crticos na Anlise do Risco para Planejamento de Prazos Rotinas para verificao da qualidade do cronograma

Eder Vinicius da Silva Cruz
Decision Support

Serão apresentados os pontos críticos para realização da Análise do Risco para Planejamento de Prazos e em especial serão discutidas e apresentadas um conjunto de práticas e de macros para verificação da qualidade do cronograma.

Introdução porque AR
Pontos Críticos em AR para prazos
Qualidade do cronograma
            Revisão dos Conceitos
            Boas práticas
Macros para verificação do cronograma

  1. Lista de todas as boas práticas que poderíamos fazer macros
  2. Macro para identificar restriçoes e criar um txt com as atividades que tem restrição
  3. Macro para identificar lags e criar um txt com as atividades que tem lag
  4. Menu para as duas macros

Metodologia proposta para suportar o relacionamento entre anlises qualitativas e quantitativas do riscos em projetos.

Marcello Agostinho Ribeiro
Petroleo Brasileiro S.A.

» Baixar esta apresentao

O objetivo deste trabalho propor uma metodologia que permita confrontar, para um dado projeto, os riscos identificados e tratados em uma anlise qualitativa com os resultados probabilsticos gerados por uma anlise quantitativa, buscando garantir a aderncia entre as duas prticas. A exposio ser feita atravs de um caso real, porm com a utilizao de dados fictcios.

 

Wind Fence Barreira de vento para reduo de emisso e arraste de particulados nos ptios de estocagem de minrios e pelotas no Complexo de Tubaro Vitria ES Brasil.

Joo Vital Alvarenga
Roberto Luiz Carvalho de Moraes
Jorge Carlos Dal Piaz
Walder de Almeida Carvalho
Vale S/A - Companhia vale do Rio Doce

» Baixar esta apresentao

Este projeto integra o TCA (Termo de Compromisso Ambiental) que foi firmado com o Ministério Publico e também é uma condicionante Ambiental para expansão da produção de pelotas do Complexo de Tubarão - Licença numero 163/2007 e o Instituto Estadual de Meio Ambienete e Recursos Hídricos - IEMA, através do Programa Vale de Qualidade Ambiental, e visa atender ao projeto de Expansão da Produção do Complexo de Pelotização e Usina VIII.

Em função destes compromissos, este case visa apresentar a utilização da ferramenta  @RISK for Project na análise de risco de prazo na implantação do projeto  Wind Fence.

 

Gerao de valor para os acionistas atravs da Gesto Integral de Riscos

Marcos Alexis Hincapie Cifuentes
Interconexin Elctrica S.A. E.S.P.

» Baixar esta apresentao

O desenvolvimento, uso e constante manutenção da metodologia qualitativa e quantitativa de Gestão de Riscos Corporativos pela Interconexión Eléctrica S.A. E.S.P., permitiu-lhe contar com instrumentos de administração para o reconhecimento, medição e controle da exposição aos diferentes riscos que se vê enfrentada a Companhia baixo um objetivo concreto baseado na conservação do valor da mesma e um mínimo efeito nos resultados contáveis.

A tarefa anterior sustenta-se na apresentação de um trabalho metodológico de Gestão de Riscos que combina ferramentas administrativas, matemáticas, financeiras e técnicas numéricas nos estados financeiros das companhias do grupo empresarial.
  
Com base nos resultados gerados pela aplicação da metodologia, tomam as ações apropriadas sobre a região geográfica que se encontra exposta ao risco, a moeda e taxa de interesse a cobrir, entre outros, com o fim de reduzir, transferir ou reter a volatilidade dos resultados no grupo.

 

Incerteza no custo de perfurao e a chance de sucesso comercial de uma descoberta

Luciano A.R. Costa
Jalimar G. Simpicio
Cleomar F. de Souza
Regis Y.M.A. Silva

Petrobras

» Baixar esta apresentao

O ponto de partida é a expectativa quanto ao volume recuperável final da descoberta, comumente representado por uma distribuição de probabilidade decrescente, obtida por simulação de Monte Carlo.  A chance de sucesso comercial é definida pelo percentil desta distribuição que supera o volume comercial mínimo para que esta descoberta seja comercial. Neste trabalho, explora-se como a incerteza sobre os custos de perfuração afetam as expectativas quanto a este volume comercial mínimo e, consequentemente, a chance de sucesso comercial.


Otimizao da logstica de transporte naval atravs da modelagem probabilstica das condies ambientais

Jos Biruel Junior
Petrobras

Com a produo de leo e gs em campos de petrleo offshore, situados cada vez mais distantes da costa, os custos logsticos ganharam relevncia na cadeia de valor do produto. Estes custos derivam, basicamente, da necessidade de movimentao de pessoal, suprimentos, equipamentos e produtos. Embora todos estes itens contribuam para formao do custo logstico, os custos com transporte de produtos so os de maior peso, e por isso, sero abordados neste trabalho. O clculo da logstica de transporte de produtos consiste na determinao dos tempos envolvidos em todos os elos da cadeia produtiva e no clculo das capacidades timas das embarcaes, respeitando as restries impostas pelas condies de mar, posicionamento geogrfico do campo produtor e do terminal de descarregamento, e caractersticas dos navios aliviadores. Neste trabalho, foram traadas Gaussianas a partir de curvas de probabilidade de ocorrncia de Janela Ambiental (Window Weather) para determinadas Hs (Altura Significativa de Onda), representando a probabilidade de ocorrncia de condies ambientais favorveis para o offloading de produtos, para um dia especfico e seus adjacentes, resultando no tempo de espera para conexo do navio aliviador com a plataforma de produo. Com isso, foi possvel equacionar a logstica de transporte de produtos em funo desta varivel probabilstica. Este equacionamento permitiu encontrar o ponto timo do trade-off entre capacidade de armazenamento da plataforma de produo e o volume dos navios aliviadores. Foi aplicado o mtodo de Monte Carlo para resoluo do problema estocstico.

 

Palisade and Trends in Risk Management

Sam McLafferty and Randy Heffernan
Palisade Corporation

Palisade products @RISK and the DecisionTools Suite are used across a variety of industry sectors. As such, Palisade sees multiple perspectives on risk management. Trends are emerging that emphasize risk management as an enterprise discipline rather than just a localized fire-fighting technique. Sam will briefly review common threads in risk management that Palisade sees developing across various sectors such as finance, insurance, healthcare, and energy.

He will also discuss the latest release of @RISK and the DecisionTools Suite for Excel, new version 5.5. @RISK 5.5 is available in five new languages and brings a number of important new features that improve usability, save time, and enhance Monte Carlo simulation analyses. Sam will discuss how @RISK is meeting the growing demand for risk management by making quantitative risk analysis more accessible than ever.

Palisade e as tendncias no
gerenciamento de risco

Sam McLafferty e Randy Heffernan
Palisade Corporation

Os produtos @RISK e DecisionTools Suite da Palisade so empregados em vrios setores empresariais. Sendo assim, a Palisade se mantm atualizada acerca de variadas perspectivas do gerenciamento de risco. Existem tendncias emergindo que enfatizam o gerenciamento de risco como disciplina de empresa, em vez de, somente, como estratgia localizada para apagar incndios. Sam far um breve resumo dos aspectos de gerenciamento de risco, cuja evoluo a Palisade vem acompanhando em vrios setores, tais como: finanas, seguros, sade e energia.

Ele tambm ir discutir o recente lanamento da nova verso 5.5 do @RISK e do DecisionTools Suite para Excel. O @RISK 5.5 est disponvel em cinco lnguas novas e traz vrias caractersticas novas e importantes que melhoram a usabilidade, poupam tempo e aprimoram anlises de simulaes de Monte Carlo. Sam ir discutir como o @RISK est correspondendo demanda crescente para gerenciamento de risco, tornando a anlise quantitativa de risco mais acessvel do que nunca.

 

Parser: Transformao automtica de modelos do @RISK, customizados no excel, em sistemas executveis em Visual Basic e em aplicaes para Internet

Dr. Marcos Huber Mendes
Eric Cardona Romani
Gustavo Peixoto
Palisade Corporation, Decision Support

O seminrio consiste em apresentar uma ferramenta desenvolvida na linguagem Visual Basic que tem como objetivo otimizar processos de simulaes do @RISK em n planilhas de n arquivos Excel. Dada uma sada especfica, o sistema parsea as dependncias associadas e gera funes VB em dois arquivos, um em formato texto e outro em formato de mdulo. O arquivo em formato texto, serve como anlise, enquanto que o arquivo em formato de mdulo executado em um programa VB externo. Os valores obtidos no programa VB so os mesmos obtidos no arquivo Excel em anlise A rotina desenvolvida capaz de transformar atravs do parser, funes Excel em funes VB com alto grau de generalizao alm de reconhecer links internos e externos ao arquivo Excel.

 

Anlise de Investimentos e Riscos para Avaliao de Usinas Hidroeltricas de
Gerao de Energia

Dr. Regis da Rocha Motta
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Dr. Guilherme Calba
Petrobras

O objetivo do trabalho determinar a viabilidade econmico-financeira de Usinas Hidroeltricas de Gerao de Energia, incorporando dados qualitativos e probabilsticos, utilizando uma abordagem de Simulao de Monte Carlo em um ambiente dinmico de tomada de deciso, compondo desta forma um Sistema de Suporte Deciso. O Sistema evolui da Anlise de Risco de um projeto para a Viso de Portflio de Projetos, utilizando para tal o conceito de Utilidade e Equivalente Certo. Este estudo foi desenvolvido para a Light Servios de Eletricidade e no possui informaes confidenciais, tendo sido publicado previamente em congresso nacional na rea de Pesquisa Operacional.

 

Risk Adjusted Return on Capital (RAROC) for a credit loan portfolio: Considering soverign risk

Fernando Hernández
Palisade Corporation

» Baixar esta apresentação

 

Assessing Operational Risk using @RISK 5.5 & Credit Scoring with NueralTools

Dr. Javier Ordóñez, PMP
Palisade Corporation

» Baixar esta apresentação

 

Selecionando a Distribuição Certa no @RISK

Dr. Marcos Huber Mendes
Palisade Corporation

Esta sessão é sobre a escolha da distribuição apropriada no @RISK. Uma variedade de abordagens é apresentada e comparada, incluindo métodos pragmáticos, teóricos e baseados em dados. O uso de distribuições para tratar uma variedade de situações de modelagem de risco é discutido e algumas novas distribuições e características do v5.5 são mostradas.

 

Introdução ao DecisionTools Suite 5.5

Dr. Marcos Huber Mendes
Palisade Corporation

Esta sessão irá mostrar como usar os elementos do novo DecisionTools Suite 5.5 como uma análise abrangente de risco, otimização e kit de ferramentas para análise estatística. Cada um dos produtos do suíte, o @RISK, o RISKOptimizer, o Evolver, o PrecisionTree, o TopRank, o StatTools e o NeuralTools, será apresentado, demonstrando como eles podem ser usados para resolver problemas práticos no mundo real.

 

Introduction to RISKOptimizer 5.5 and
Evolver 5.5

Fernando Hernández
Palisade Corporation

RISKOptimizer and Evolver use powerful genetic algorithms to perform optimization in Microsoft Excel. RISKOptimizer builds on traditional optimization by adding Monte Carlo simulation to account for uncertain (stochastic), uncontrollable factors in your optimization problem. This session introduces you to these powerful tools, showing you how to set up a model, define constraints within the model, and ultimately arrive at the optimal outcome. Examples of resource allocation, budgeting, and scheduling will be included.

Introdução ao RISKOptimizer 5.5 e Evolver 5.5

Fernando Hernández
Palisade Corporation

O RISKOptimizer e o Evolver usam algoritmos genéticos potentes para fazer otimização no Microsoft Excel. O RISKOptimizer parte da otimização tradicional acrescentando a simulação de Monte Carlo para levar em conta os fatores estocásticos (incertos) e incontroláveis no seu problema de otimização. Esta sessão apresenta para você as ferramentas potentes, mostrando como montar um modelo, definir restrições dentro do modelo e no final chegar ao melhor resultado possível. Exemplos de alocação de recursos, de orçamentar e de programação serão incluídos.

 

Introduction to Project Risk Management
using @RISK for Project

Dr. Javier Ordóñez, PMP
Palisade Corporation

» Baixar esta apresentao

The aim of this seminar is to give people a basic understanding of how @RISK for Microsoft Project works, including hands-on experience for setting up and running simulations, and interpreting the results.

Attendees will learn about the key functionality within @RISK for Project in step-by-step method, enabling them to quickly become familiar with basic concepts and terminology.
In addition to graphing and quantifying the risk in a business plan, you will learn how @RISK for Project, using Monte Carlo simulation, enables you to:

  • Calculate the probability of success
  • Graph the margin of error around the most likely outcome
  • Quantify and prioritize the risk drivers
  • Quantify the amount ‘@RISK’

Introdução ao Project Risk Management
usando o @RISK para o Project

Dr. Javier Ordóñez, PMP
Palisade Corporation

O objetivo deste seminário é proporcionar às pessoas um conhecimento básico de como o @RISK para o Microsoft Project funciona, incluindo uma experiência prática sobre como montar e rodar simulações e interpretando os resultados.

Os participantes irão aprender sobre a funcionalidade-chave dentro do @RISK para Project com um método passo-a-passo, possibilitando rápida familiaridade com os conceitos básicos e a terminologia.
Além de fazer gráficos e quantificar o risco num plano de negócios, você irá aprender como o @RISK para Project, usando a simulação de Monte Carlo, faz possível:

  • calcular a probabilidade de sucesso
  • fazer gráfico da margem de erro do resultado mais provável
  • quantificar e priorizar os fatores causadores de risco
  • quantificar o tanto que tem de risco

 

Introdução ao @RISK 5.5

Dr. Marcos Huber Mendes
Palisade Corporation

Esta introdução ao @RISK 5.5 irá demonstrar uma análise de risco, usando vários exemplos de modelos. Funções-chave do @RISK serão destacadas e melhorias novas na versão 5.5 serão apontadas ao longo do caminho. Você irá sentir a interface intuitiva do @RISK 5.5 enquanto você define distribuições, correlações e outros componentes de modelos. Durante a simulação, você poderá observar todas as tabelas, gráficos em miniatura e relatórios serem atualizados em tempo real. Visualize os resultados com uma variedade de opções de gráficos, inclusive novas histogramas cumulativas sobrepostas, gráficos de dispersão em análise de cenário e muito mais. Há tanto para ver, que iremos mostrar o máximo possível dentro do tempo disponível.

 

Custom Software Applications using @RISK 5.5: Schedule and Cost Risk Analysis

Dr. Javier Ordóñez, PMP
Palisade Corporation

» Baixar esta apresentao

@RISK and DecisionTools Suite software ship with full-featured development environments that allow you to create custom applications using Palisade technology directly in Excel. Using a customized VBA interface and simulation model in Excel, we will show how @RISK can be used to model cost uncertainty and risk events that will affect total project cost. This way, users can run the model without learning how to use @RISK. Using a custom interface, we will show how to model cost ranges and risk registers through the use of probability distributions. We will also discuss how to measure correlation between variables, how to add a correlation matrix into a model, and the impact of correlation in a result. Once the simulation model is run, we will learn how to assess the contingency required and develop mitigation strategies.

Aplicativos Personalizados com @RISK 5.5: Programa e Análise de Risco de Custo

Dr. Javier Ordóñez, PMP
Palisade Corporation

O software @RISK e o DecisionTools Suite chegam com ambientes de desenvolvimento dotados com todas as funções que permitem que você crie aplicações personalizadas, empregando a tecnologia da Palisade diretamente no Excel. Usando uma interface VBA personalizada e um modelo de simulação no Excel, iremos mostrar como o @RISK pode ser usado para modelar incerteza de custo e eventos de risco que irão afetar o custo total de projeto. Assim, os usuários podem rodar o modelo sem a necessidade de aprender a usar o @RISK. Usando uma interface personalizada, iremos mostrar como modelar faixas de custo e registros de risco através do uso de distribuições de probabilidade. Discutiremos também como medir correlação entre variáveis, como acrescentar uma matriz de correlação ao modelo e o impacto da correlação no resultado. Depois de rodar o modelo de simulação, iremos aprender como avaliar a contingência requerida e desenvolver estratégias de mitigação.

 

Modelos integrados estocsticos e de risco usando DecisionTools para extrao (minerao, petrleo) (em ingls)

Integrated stochastic models using the DecisionTools Suite for extractive industries (oil, gas, mining)

Fernando Hernández
Palisade Corporation

Extractive industries are inherently uncertain: the volume extracted, price changes in markets for commodities, economies of scale, and efficiencies in refinery plants add uncertainty at all stages of the process. Through the integrated use of various decision-making tools (decision trees), risk analysis (Monte Carlo simulation) and stochastic optimization (genetic algorithms) we will show some typical examples of how to creatively model these industries.

Typical applications in extractive industries include: forecasts of economic production, discrete reserves volumetric models, models of porosity and saturation, scheduling and sequencing models of construction projects, and exploration decision models. This presentation goes beyond just showing each application in the DecisionTools Suite independently. The challenge is to present the integration of tools for sequential decision making (decision trees) with Monte Carlo simulation tools, so that traditional models can be integrated in creative and innovative ways using the power and ease of use of Excel.

 

Compartilhar seus modelos, perguntas para os especialistas, aprender tcnicas avanadas para fazer modelos (multilngue)

Sam McLafferty
Dr. Marcos Huber Mendes
Fernando Hernandez
Palisade Corporation

Enrique Navarrete
Scalar Consulting Cia. Ltda.

@RISK 5.5 includes new functions, interface features, graphs, and simulation archiving capabilities. Join us for this interactive discussion about what's new in @RISK. This unstructured discussion is also perfect for you to bring your questions and models to ask the experts. See how @RISK and good models can lead to better decisions.

 

Criando aplicativos personalizados com o XDK do @RISK com VBA (em ingls)

Dr. Javier Ordóñez, PMP
Palisade Corporation

» Baixar esta apresentao

@RISK and DecisionTools Suite software ship with full-featured development environments called Excel Developer Kits or XDKs. These XDKs allow you to create custom applications using Palisade technology directly in Excel. Using customized VBA interfaces and simulation models in Excel, we will show how @RISK can be used to plan investment strategies for retirement, manage a portfolio of assets, and other examples. These examples demonstrate how users can run a model tailored to their needs without learning how to use @RISK. Using a custom interface, we will show how to define uncertain elements in each model and how to interpret the simulation results.

 

 

Apresentadores

Enrique Navarrete
Gerente General
Scalar Consulting Ca. Ltda.

Nascido no México, Enrique Navarrete formou-se em Economia e Matemática Pura no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e fez seu mestrado em Economia na University of Chicago. Atualmente, é Diretor Executivo de Scalar Consulting, www.grupoescalar.com, empresa especializada em Gerenciamento de Risco Financeiro e Empresarial. Desenvolveu o sistema modular de risco chamado POWER RISK®, que lida com liquidez, mercado, tesouraria, câmbio, crédito e risco operacional.

De 2002 a 2009, ele realizou mais de 300 palestras e seminários de treinamento sobre derivados e gerenciamento de risco, econometria, otimização e pesquisa de operação, incluindo controle de estoque, gerenciamento de produção, logística e otimização de rede. Já treinou mais de 2500 executivos nos Estados Unidos, México, Colômbia, Costa Rica, Panamá, El Salvador, Honduras, República Dominicana, Guatemala, Paraguai, Equador, Peru e Bolívia.

Enrique Navarrete foi consultor e realizou palestras para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Associação Latinoamericana de Instituições Financeiras (ALIDE), como também para muitos reguladores financeiros e bancos centrais da região. Desenvolveu programas de mestrado em gerenciamento de risco para várias universidades e atualmente leciona no programa de Gerenciamento de Risco oferecido em conjunto pela Universidad Iberoamericana de México (UIA) e pelo Scalar Consulting em vários países da América Latina.

Cleomar F. de Souza
Engenheiro
Petrobras

Cleomar F. Sousa é engenheiro, com mestrado em Geofísica aplicada. Trabalha desde 1987 na Petrobras, incialmente na área de interpretação exploratória, depois na valiação de oportunidades exploratórias e atualmente na gestão de portfólio da exploração.

Eder Vinicius da Silva Cruz
Engenheiro de produo
Decision Support

Eder Vinícius da Silva Cruz, engenheiro de produção pela Universidade Veiga de Almeida, atualmente é analista de projetos e consultor PMO pela Det Norske Veritas - DNV - e sócio-diretor da PM Consulting. Em 6 anos de experiência já atuou nos setores de defesa, aeroespacial e energia, acumulando um portfólio de acompanhamento de projetos de mais de R$200MM. Especialista em Implementação de Escritórios de Gerenciamento de Projetos, de sistemas ERP e de sistemas de BI. Foi representante do Brasil no Reino Unido do prêmio FINEP 2007 de inovação tecnológica.

Eric Cardona Romani
Decision Support Ltda

Bacharel em Matemática Aplicada e Mestrando em Física pela PUC-Rio na área de Nanotecnologia, Gerente de Projetos, Desenvolvedor de sistemas, Programador VB & C++. Tem experiência em automação de sistemas VB-Excel e em modelagem matemática de sistemas.

Fernando Hernández
Trainer and Consultant
Palisade Latin America

As áreas em que Fernando Hernández é especialista são: a bancária, de finanças, de fabricação, de avaliação de projeto, de previsão de mercado e de determinação de preço. Atualmente, Fernando Hernández dirige e é proprietário de InfoMasters, empresa que realiza com treinamento, consultoria e desenvolvimento de aplicações financeiras e modelos de tomada de decisão para empresas financeiras e fabricantes, usando Microsoft Office e o software da Palisade. Ele já desenvolveu e ministrou cursos, tais como: Introdução às Finanças Corporativas, Simulação Financeira e Decisões sobre Investimento. Desde 1992, ele cria modelos financeiros e estudos de análise de risco e de viabilidade, usando o @RISK. Fernando Hernández formou-se em Administração Financeira pela Universidade de Costa Rica. Quando bolsista do programa Fulbright, ele fez o MBA na Indiana University, especializando-se em Finanças e Sistema de Informações Gerenciais.

Dr. Guilherme Calba
Gerenciamento de Projectos de P&D
Petrobras

Guilherme Calba Engenheiro de Produo, com Mestrado e Doutorado em Pesquisa Operacional. Desde 2007 trabalha na Petrobras, em Gerenciamento de Projetos de P&D. certificado como Project Management Professional. Possui experincia de mais de dez anos em docncia e consultoria em Gerenciamento e Anlise de Risco com os produtos da Palisade Corporation.

Gustavo Chaves Abrantes
Consultor
DNV - Det Norske Veritas

Mestrando em Economia (Gestão de Riscos) pelo IBMEC. Graduado em Economia e Administração de Empresas, com MBAs em Gestão de Projetos e Corporate Finance (FGV e IBMEC). Certificado como CPA20 e PMP. Experiência em Enterprise Risk Management, Corporate Finance (incluindo operações de M&A) e Planejamento de Projetos; tendo trabalhado em funções executivas de grandes multinacionais, tais como Embraer, Vale, Mectron e atualmente na DNV - Det Norske Veritas, consultoria líder mundial em Gestão de Riscos.

Gustavo Peixoto
Decision Support Ltda

Bacharelando em Informática pela PUC-Rio, Programador de sistemas e Desenvolvedor Web. Possui experiência em programação com Java e C, principalmente para sistemas Web em Java (Struts, Servelet, JavaScript). Já trabalhou por 3 anos na IBM com desenvolvimento de sistemas.

Jalimar Simplcio
Engenheiro eletricista
Petrobras

Jalimar G. Simplcio engenheiro eletricista, com mestrado em Administrao, nfase em Finanas e Controle Gerencial, Especializao em Engenharia de Petrleo e em Gerenciamento de Projetos. Trabalha desde 1990 na Petrobras, inicialmente na rea de planejamento e projeto bsico de engenharia, e, nos ltimos doze anos, na avaliao econmica de projetos de E&P.

Dr. Javier Ordóñez
Diretor de Soluções para Clientes
Palisade Corporation

O software @RISK e o Decision Tools Suite vem com ambientes de desenvolvimento repletos de funções, permitindo que você crie aplicações personalizadas, usando tecnologia da Palisade diretamente em Excel. Empregando uma interface VBA personalizada e um modelo de simulação em Excel, iremos mostrar como o @RISK pode servir de modelo para incerteza de custo e eventos de risco que irão afetar o custo total de um projeto. Dessa forma, os usuários podem utilizar o modelo sem aprender a usar o software @RISK. Usando a interface personalizada, iremos mostrar como fazer modelo de faixas de custo e registros de riscos através do uso de distribuições de probabilidade. Discutiremos também como medir a correlação entre variáveis, como acrescentar uma matriz de correlação ao modelo e o impacto no resultado da correlação. Depois de o modelo de simulação ser rodado, todos aprenderão como avaliar a contingência necessária e desenvolver estratégias de mitigação.

Joo Vital Alvarenga
Engenheiro de Planejamento
Vale S/A, Companhia Vale do Rio Doce

Joo Vital Alvarenga, graduado em Engenharia Mecnica pela UFES-Universidade Federal do Esprito Santo em 1982, ps graduado em Gesto de Projetos pelo IETEC em 2004 e ps graduado em Engenharia de Planejamento pela UFES/PROMINP/PETROBRAS em 2007. Experincia em planejamento e implantao de projetos na rea de Papel e Celulose, Minerao, Petrleo e Siderurgia. Exerce atualmente a funo de engenheiro de planejamento na Vale, atuando na coordenao do planejamento macro do portflio de projetos de melhorias operacionais, infra estrutura e meio ambiente da rea de ferrosos no Complexo de Tubaro em Vitria - ES.

Jorge Carlos Dal Piaz
Consultor de Planejamento
Vale S/A-Companhia Vale do Rio Doce-
EPC-Engenhaira Projeto e Consultoria S/A

Jorge Carlos Dal Piaz, MBAI, em Gerenciamento de Projetos pela universidade UCI de Irvine, Califórnia – USA, MBA, em Gerenciamento de Projetos pela FGV em Vitoria, ES – Brasil, Especialização em Engenharia da Qualidade pela UFES em Vitoria, ES – Brasil, graduado em Administração de Empresas pela FACEC em Colatina, ES – Brasil. Experiência em Planejamento e implantação na área de Papel e Celulose, Siderurgia e Mineração. Atualmente exerce a função de Consultor de Planejamento na Vale S/A, atuando na elaboração do planejamento macro do portfólio de projetos de melhorias operacionais, infra estrutura e meio ambiente da área de ferrosos no Complexo de Tubarão em Vitória - ES.

José Biruel Junior
Petrobras

José Biruel Junior, 34 anos, possui título de Mestre em Ciências do Planejamento Energético concedido pela COPPE/UFRJ, título de especialização em Gestão Empresarial concedido FGV (Fundação Getulio Vargas), e é formado em Engenharia Mecânica pela UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá). Trabalha no Centro de Pesquisas da Petrobras, como Engenheiro de Equipamentos, na área de P&D de Gás e Energia. Também ministra aulas no Curso de Pós-Graduação da Universidade Candido Mendes.

Luciano A.R. Costa
Petrobras

Luciano A. Costa é geólogo, com mestrado em Geologia Estrutural e Economia Mineral. Trabalha desde 1987 na Petrobras, incialmente na área de interpretação exploratória, e, nos últimos dez anos, na avaliação de oportunidades exploratórias.

Marcello Agostinho Ribeiro
Petroleo Brasileiro S.A.

Graduação: Engenheiro de Produção - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 1998 M. Sc.: Engenharia de Produção – ITOI - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 2003 MBA em Finanças – Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro (1999) Atuando na área de Gestão de Empreendimentos de Refino da Petróleo Brasileiro S.A.

Marcos Alexis Hincapie Cifuentes
Engenheiro Industrial, Especialista em Economia e em Engenharia Financeira.
Interconexión Eléctrica S.A. E.S.P.

O Sr. Hincapié é Engenheiro Industrial da Universidade de Antioquia, Colômbia, onde recebeu a menção de honra como melhor graduado de seu programa. O Sr. Hincapié é Especialista em Engenharia Financeira da Universidade Nacional de Colômbia e Especialista em Economia da Universidade dos Andes. Atualmente trabalha como Analista de Financiamento em Interconexión Eléctrica S.A. Matriz do Grupo Empresarial ISA, que é a maior transmissora de energia elétrica da Latinoamérica, encarregado da estruturação de operações de cobertura, administração e análise para dívidas e da administração dos riscos financeiros para o Grupo Empresarial. Antes do seu atual cargo o Sr. Hincapié trabalhava como Analista de Riscos Corporativos para a mesma Empresa.

Dr. Marcos Huber Mendes
Trainer and Consultant
Palisade Corporation

Especialidade: Tratamento, Modelagem e Avaliao do Risco em Empreendimentos, Negcios, Projetos e Processos; Anlise Qualitativa e Anlise Quantitativa do Risco; Simulao, Gerenciamento, Mitigao e Gesto do Risco; Capacitao para Tratamento do Risco.

Com a premissa de trabalhar com o cliente e no apenas para o cliente, Dr. Huber Mendes desenvolve programas de treinamento em Anlise do Risco utilizando todos os softwares da Palisade e dados reais do cliente. Ele tem experincia de consultoria nas reas de: leo & Gs, Energia Eltrica; Minerao; Avaliao do Risco em Projetos; Simulao e Otimizao de Portflios; Planejamento Estratgico; Planos Atuariais e de Sade;

Estatstica para Produtividade; Previses; Redes Neurais e Lgica Fuzzy; Risco em Estudos de Viabilidade Econmica e Financeira. Dr. Huber Mendes Bacharel em Estatistica pela Ence/Ibge, tem mestrado em Planejamento e Anlise de Sistemas pelo Inpe/Cnpq, mestrado em Engenharia de Produo pela Coppe/Ufrj e doutorado em Apoio Deciso pela PUC/Rio com o desenvolvimento de modelos de Simulao e Otimizao de Portflios.

Consultor em estatstica desde 1985, a partir de 1995 Dr. Huber Mendes comeou a trabalhar com Anlise do Risco. Em 2001, com o apoio institucional do Instituto Genesis da PUC/Rio, ele montou sua prpria empresa a Decision Support, especializada no Tratamento do Risco e na Capacitao para o Tratamento do Risco.

Rafael Fernando Hartke
Analista de Comercializao e Logstica
Petrobras

Rafael Hartke Analista de Comercializao e Logstica da Petrobras, trabalhando com anlise de risco de projetos de investimento e modelagem economtrica de sries de petrleo. Graduado como engenheiro mecnico, com um mestrado em Cincias Trmicas e sendo um apaixonado por matemtica, tambm desenvolve metodologias para anlise de risco quantitativo tanto em projetos de upstream quanto de downstream.

Randy Heffernan
Vice-Presidente
Palisade Corporation

Randy Heffernan entrou para a Palisade em 1997. Ajudou a empresa a crescer, criando a primeira filial no exterior em Plymouth, na Inglaterra, em 1998. Novas sucursais se seguiram, entre elas as de Londres, em 2002, e de Sidney, na Austrlia, em 2005. J desempenhou vrias atividades na rea de vendas, marketing e gerncia. Atualmente, supervisiona boa parte das operaes corporativas. Randy trabalha prximo ao pessoal de vendas, a fim de melhor compreender as necessidades dos clientes e incorpor-las ao desenvolvimento do software. Ele se formou em administrao de empresas e marketing na Universidade Cornell.

Dr. Regis da Rocha Motta
Universidade Federal do Brasil

Regis da Rocha Motta Doutor em Engenharia de Minas pelo Imperial College of Science and Technology (London University), e possui um ps-doutorado na ColoradoSchool of Mines. Dr. Motta tambm Engenheiro pela UFRGS e possui Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) do Rio de Janeiro. Ele trabalhou por quinze anos no setor de minerao, comandou sua prpria empresa de consultoria por 10 anos e professor associado (adjunto) no Departamento de Engenharia Industrial da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1997, onde leciona Engenharia Econmica, Economia da Empresa e Anlise de Risco e Investimentos. Dr. Motta tambm leciona cursos de ps-graduao no Brasil e usa os produtos da Palisade em treinamentos e consultoria desde 1987, para uma variedade de clientes, em vrios estados do Brasil.

Regis Y.M.A. Silva
Engenheiro de Produo
Petrobras

Rgis Yuzo Engenheiro de Produo, com especializao em Engenharia de Petrleo. Trabalha desde 2004 na Petrobras, inicialmente na rea de Tecnologia da Informao, e nos ltimos 2 anos na avaliao de oportunidade exploratrias.

Roberto Luiz Carvalho de Moraes
Engenheiro de Planejamento
Vale S/A-Companhia Vale do Rio Doce

Roberto Luiz Carvalho de Moraes, graduado em Engenharia Civil pela Faculdade Nuno Lisboa do Rio de Janeiro - Brasil, pós graduado em Gestão de Projetos pelo IETEC em 2004. Experiência em planejamento e implantação de projetos, na área de Papel e Celulose, Mineração, Telecomunicações, Siderurgia e Shopping Center. Exerce atualmente a função de engenheiro de planejamento na Vale, atuando na coordenação do planejamento executivo dos projetos de melhorias operacionais, infra estrutura e meio ambiente da área de ferrosos no Complexo de Tubarão em Vitória - ES.

Sam McLafferty
Presidente e Diretor Executivo
Palisade Corporation

Sam McLafferty é fundador, presidente e diretor executivo da Palisade. Iniciou a empresa em 1984 com o lançamento de PRISM, um pacote Monte Carlo de simulação do tipo stand-alone para DOS no PC. Depois o PRISM evoluiu e gerou o @RISK para Lotus 1-2-3 e a seguir para Excel. Sam é o desenvolvidor principal da Palisade, com mais do que trinta anos de experiência em programação. Ele trabalha próximo às equipes técnica e de vendas, para ter certeza de que a reação do cliente será acolhida. Ele monitora, pessoalmente, o desenvolvimento e a evolução de todos os quinze produtos de software que a Palisade comercializa. Antes de fundar a Palisade, era consultor de análise de risco.

Walder de Almeida Carvalho
Gerente de Planejamento e Controle de Projetos
Vale S/A, Companhia Vale do Rio Doce

Walder de Almeida Carvalho, graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil de Barra do Piraí, Estado do Rio de Janeiro - Brasil, MBE em Engenharia de Custos pela UFF-RJ em 2002, pós-graduado em Gestão de Projetos pelo IETEC em 2004 e também pelo IBEMEC em 2007, MBA em Gestão de Negócios pela FGV-RJ. Experiência em gestão, planejamento, controle e implantação de projetos. Atuando nos últimos 30 anos em empreendimentos nos segmentos nas áreas de Papel e Celulose, Mineração/Pelotização, Siderurgia, Petróleo, Petroquímica, Química e Granito/Mármore. Exerce atualmente na Vale a função de gerente de planejamento e controle de projetos, atuando na implantação de projetos de melhorias operacionais, infra estrutura e meio ambiente da área de ferrosos e no projeto de capital da 8ª. Usina de Pelotização no Complexo de Tubarão em Vitória - ES.

 

Palisade Brasil
Praia de Botafogo,
nº 501 Sala 101, Botafogo
22250-000 Rio de Janeiro-RJ
+55 (21) 3958 1443
+1 607 277 8000 x318 tel
800 432 7475 x318 E.U.A.
vendas@palisade.com
Palisade
800 432 RISK (US/Can)
+1 607 277 8000
sales@palisade.com
www.palisade.com
Palisade EMEA & India
+44 1895 425050
salesEMEA@palisade.com
www.palisade.com
Palisade Asia-Pacific
+61 2 8249 8239
salesAP@palisade.com
www.palisade.com
Palisade アジア・
パシフィック
東京事務所
+81 3 5456 5287 tel
sales.jp@palisade.com
www.palisade.com/jp/
Palisade Latinoamérica
+1 607 277 8000 x318
800 432 RISK (EEUU/Canadá)
+1 607 277 8001 fax
+54 (11) 5252-8795 Argentina
+56 2581-3492        Chile
+507 836-5675        Panamá
+52 55 5350 2852   México
+51 1 708-6781       Perú
+57 1 508-5187       Colombia
servicioalcliente@palisade.com
ventas@palisade.com
www.palisade-lta.com