Fabricante do software líder mundial em análise de risco e de decisão
ENGLISH I ESPAÑOL I PORTUGUÉS I FRANÇAIS I DEUTSCH I 日本語 I 中文 I РУССКИЙ
Live Chat


Novo conjunto de ferramentas estatísticas e de previsão para suas planilhas

Você já teve de fazer análises de previsão ou de regressão, criar gráficos de controle de qualidade ou fazer outras análises estatísticas mais aprofundadas do que as análises básicas do Excel? Já teve dúvidas quando à exatidão de certos resultados estatísticos apresentados pelo Excel? O StatTools resolve essas duas situações, com um novo e avançado conjunto de ferramentas estatísticas para uso no Excel.

Já trabalhei com o Minitab anteriormente, mas agora o abandonei totalmente – o StatTools é muito melhor!
Alex Lebedev
Lebedev Consulting
Pretória, África do Sul

O StatTools possibilita realizar os procedimentos estatísticos mais utilizados, e fornece recursos inigualáveis para a execução de novas análises personalizadas. O StatTools efetua seus próprios cálculos, em vez de usar as funções estatísticas incorporadas no Excel. A exatidão dos cálculos estatísticos incorporados no Excel tem sido bastante questionada – o StatTools não usa nenhum deles. Todas as funções do StatTools são efetivamente funções do Excel e funcionam exatamente como as funções nativas do Excel. São mais de 30 procedimentos estatísticos de uma variedade de tipos e 9 utilitários de dados integrados, incluindo: previsões, séries temporais, estatísticas descritivas, testes de normalidade, comparações de grupos, correlações, análises de regressão, controle de qualidade, testes não paramétricos e muito mais.

O StatTools efetua cálculos estatísticos em tempo real com "vínculos ativos". Quando você muda um valor no conjunto de dados, o relatório estatístico é automaticamente atualizado. Não há necessidade de reexecutar manualmente as análises.

O StatTools foi traduzido integralmente em português. Todos os menus, caixas de diálogos, arquivos de ajuda e arquivos de exemplo são apresentados em português. O StatTools também está disponível em português, inglês, espanhol, alemão, francês, russo, japonês e chinês.

watch Aprenda rapidamente como começar a usar o StatTools
watch Assista a vídeos sobre os recursos do StatTools (em inglês)

Nova Versão 7.5

» Atualizar agora

» Saiba mais sobre as novidades do StatTools 7.5 (em Inglês)

 

Setores e Aplicações
SETOR
FINANÇAS E DERIVATIVOS
  » Modelos
  » Estudos de Caso

BANCÁRIO
  » Modelos
  » Estudos de Caso
SEIS SIGMA / ANÁLISE DE QUALIDADE
  » Modelos
  » Estudos de Caso
ASSISTÊNCIA MÉDICA
  » Estudos de Caso

MANUFATURA
  » Modelos
  » Estudos de Caso


GOVERNO
  » Estudos de Caso

MEIO AMBIENTE
  » Estudos de Caso

POLÍTICA
  
ESPORTES E JOGO
 
APLICAÇÃO EXEMPLO
Previsão de Vendas
Gerenciamento de Portfólio
Análise de Opções Reais
Planejamento de Aposentadoria
Decisões de Empréstimo
Análise de Precificação

Controle de Qualidade em Manufatura
Melhoria do serviço ao consumidor

Melhora da qualidade da assistência
Pesquisa

Seis Sigma e análise da qualidade
Análise de Novo Produto
Análise do Ciclo de Vida do Produto
Marketing
Previsão de Demanda
Censo, trabalho, habitação, políticas econômicas


Preservação de Espécies Ameaças


Planejamento Estratégico e Pesquisa

Escolha de jogadores em draft
Ajuste de probabilidades

» Ver a capacidade de previsão do StatTools no Excel. Clique para ampliar o gráfico.

Como o StatTools funciona

Primeiro, você define seus dados no StatTools. Em seguida, você executa a análise ou análises que desejar no seu conjunto de dados, dependendo da sua situação, podendo escolher entre 30 tipos de análises.

O StatTools fornece um gerenciador intuitivo completo de variáveis e conjuntos de dados integrado dentro do Excel. Você pode definir quantos conjuntos de dados quiser, cada um com as variáveis que deseja analisar, diretamente com os dados já contidos no Excel. O StatTools analisa os blocos de dados de forma inteligente e sugere nomes e tipos de variáveis, além de locais para os dados. Os conjuntos de dados e as variáveis podem residir em diferentes pastas de trabalho, o que permite organizá-los de acordo com a sua preferência. Assim, você pode executar análises estatísticas referentes às suas variáveis, em vez de ter de selecionar repetidamente os dados no Excel. O StatTools é totalmente compatível com o tamanho de planilha expandida do Excel 2007-2010. Além disso, ele permite que você defina variáveis de modo a abranger múltiplas planilhas.

Após definir os conjuntos de dados, escolha um procedimento no menu do StatTools ou programe o seu próprio procedimento personalizado. O StatTools inclui uma interface de programação completa baseada em objeto – o Excel Developer Kit (XDK) – para que você possa programar o seu próprio procedimento. Procedimentos estatísticos personalizados podem ser acrescentados usando a linguagem de programação VBA integrada no Excel, para que você possa utilizar as ferramentas de gerenciamento de dados, elaboração de gráficos e relatórios integrados no StatTools.

» Ver o Gerenciador de conjuntos de dados do StatTools. Clique para ampliar o gráfico.

Análises do StatTools

Os procedimentos estatísticos disponíveis no StatTools são agrupados da forma natural a seguir.

Inferência estatística: este grupo executa os procedimentos de inferência estatística mais comuns de intervalos de confiança e testes de hipóteses.

Previsão: o StatTools possibilita usar diversos métodos de previsão em uma variável de série temporal. Você também pode, primeiro, eliminar a sazonalidade dos dados, usando o método razão-médias móveis e um modelo de sazonalidade multiplicativa. Em seguida, use um método de previsão para prever os dados sem a sazonalidade e, por fim, inclua a sazonalidade novamente nas previsões para voltar às unidades originais.

Os outputs incluem um conjunto de colunas que apresentam os diversos cálculos (ex.: tendências e níveis suavizados do método de Holt, fatores sazonais do método razão-médias móveis, e assim por diante), as previsões e os erros de previsão. Medidas resumo, como MAE, RMSE e MAPE, também são incluídas para rastrear o ajuste do modelo em relação aos dados observados. Por fim, diversos gráficos de série temporal estão disponíveis, incluindo um gráfico da série original, um gráfico da série com previsões sobrepostas e um gráfico dos erros de previsão. Em casos em que são usados dados sem sazonalidade, os gráficos estão disponíveis para a série original e a série sem sazonalidade.

Análise de classificação: o StatTools permite fazer análise discriminante e regressão logística. A análise discriminante prevê em que grupo, entre vários, determinada variável cairá; a regressão logística é um tipo de análise de regressão do tipo não linear, na qual a variável de resposta é 0 ou 1 para "falha" ou "sucesso". Com base nisso, você pode fazer uma estimativa da probabilidade de sucesso.

Gerenciamento de dados: este grupo permite manipular o conjunto de dados de várias formas, seja reorganizando os dados ou criando novas variáveis. Essas operações normalmente são executadas antes da análise estatística.

Análises resumidas: este grupo permite calcular várias medidas resumo numéricas para variáveis individuais ou pares de variáveis.

Testes de normalidade: como grande parte dos procedimentos estatísticos pressupõe que os conjuntos de dados sejam normalmente distribuído, é útil contar com métodos para confirmar essa pressuposição. O StatTools possibilita efetuar os três tipos de testes comumente usados: qui-quadrado, Lilliefors e gráfico Q-Q.

Análise de regressão: para cada tipo de análises, são fornecidos os outputs a seguir –  medidas resumo de cada ciclo de equação de regressão, uma tabela ANOVA para cada regressão, uma tabela da coeficientes de regressão estimados, e outras estatísticas.  Além disso, o StatTools dá a opção de criar duas novas variáveis: os valores ajustados e os residuais. Você também pode criar vários tipos de gráficos de dispersão para diagnóstico.

Gráficos de controle de qualidade: este conjunto produz gráficos de controle que permitem que você veja se um processo está no controle estatístico. Todos os procedimentos utilizam dados de série temporal como base para produzir gráficos de controle. Isso permite que você veja se os dados permanecem dentro dos limites de controle no gráfico.  Você também pode ver se há algum outro comportamento aleatório presente, como ciclos longos acima ou abaixo da linha central. Todos os procedimentos oferecem a opção de usar todos os dados ou apenas parte dos dados para construir o gráfico. Também permitem que você baseie os limites de controle nos dados fornecidos ou em limites definidos para dados anteriores.

Testes não paramétricos: testes não paramétricos são procedimentos estatísticos que podem ser usados para fazer boas inferências quando há poucos dados disponíveis. Eles são mais robustos do que muitos dos testes de hipótese paramétricos mais amplamente conhecidos. Testes não paramétricos nem sempre requerem de pressupostos paramétricos – como, por exemplo, normalidade – ou pressupostos generalizados a respeito da distribuição subjacente. Na maioria dos casos, os testes não paramétricos são muito mais fáceis de aplicar e possibilitam uma interpretação mais clara que nos testes paramétricos tradicionais.

Facilidade de uso no Excel

O StatTools é efetivamente um add-in para o Microsoft Excel, funcionando de modo totalmente integrado com suas planilhas. Faça pesquisas, definições e análises – sem precisar sair do Excel. O StatTools efetua seus próprios cálculos, em vez de usar as funções estatísticas incluídas no Excel. Todas as funções do StatTools são verdadeiramente funções do Excel e funcionam exatamente como as funções nativas do Excel. Os cálculos do StatTools são otimizados através do uso de C++ .DLLs, e não de cálculos à base de macros.


Lista de Análises do StatTools

Inferência Estatística
Seleção de Tamanho de Amostra
Análise de Intervalo de Confiança
– Uma Amostra
– Duas Amostras
– Amostra Pareada
Testes de Hipótese
– Uma Amostra
– Duas Amostras
– Amostra Pareada
ANOVA
– ANOVA de uma variável
– ANOVA de duas variáveis
Teste de Independência Chi-quadrado
Teste de Corridas para Aleatoriedade

Procedimento de Previsão
Média Móvel
Amaciamento Exponencial
Sazonalidade

Análise de Classificação
Análise de Discriminante
Regressão Logística

Gerenciamento de Dados
Dados Categóricos
Dados empilháveis e não empilháveis
Transformações de Variáveis
Geração de Amostra aleatória
Análise em vários conjuntos de dados e planilhas
Máximo de 1024 bancos de dados com 256 variáveis por banco de dados
Máximo de 16 milhões de pontos de dados por variável (StatTools Industrial) ou 10.000 pontos de dados por variável (StatTools Professional)

Análises e Gráficos de Resumo
Resumo de Uma Variável
Correlação/Covariância
Autocorrelação
Histograma
Gráfico de Dispersão
Séries Temporais
Boxplot

Testes de Normalidade
Teste Chi-Quadrado
Teste de Lilliefors
Gráfico Normal Q-Q

Análise de Regressão
Simples
Stepwise
– Para Frente
– Para Trás
– Em Bloco

Controle de Qualidade
Gráficos de X-Barra
Gráficos R
Gráficos P
Gráficos C
Gráficos U
Gráficos de Pareto

Testes Não Paramétricos (Apenas Pro)
Teste de Sinal
Teste de Sinal de Wilcoxon
Teste de Mann-Whitney (também conhecido como Teste de Soma Ordenada de Wilcoxon)

Duas edições para atender às suas necessidades

O StatTools é fornecido em duas edições: Professional e Industrial. A edição Industrial do StatTools oferece conjuntos de dados expandidos. Com conjuntos de dados expandidos, você pode definir variáveis que são aplicadas em múltiplas planilhas. A edição Professional tem capacidade de até 10.000 pontos de dados por variável.

Funcionalidades e Benefícios do StatTools
FUNCIONALIDADES
Novas estatísticas no Excel

Integração completa com o Excel
 
Atualização instantânea quando o input se altera

Gerenciamento de dados inteligente

Capacidade para grandes bancos de dados; suporte para o formato estendido do Excel 2010
Relatórios e gráficos com base no Excel
 
Acesso aos dados do Excel

Salvamento de resultados em planilha Excel

Kit de Desenvolvimento no Excel (XDK)
 
BENEFÍCIOS
Substitui as funções questionáveis do Excel e faz uma vasta faixa de análises
Nunca deixe o Excel; aprenda rápido

Relatórios e Gráficos estatísticos sempre refletem os dados mais recentes
Definição rápida de bancos de dados; gerenciamento de múltiplos bancos de dados
Sem limites na quantidade de dados a analisar

Funcionalidades de customização totais em todos os relatórios do StatTools
Importe dados de virtualmente qualquer fonte para o Excel
Compartilhe relatórios do StatTools com qualquer usuário do Excel, até quem não tem o StatTools
A Interface de Programação permite que você defina procedimentos customizados no StatTools usando VBA via Excel

Eu aplaudo a análise estatística ponderosa do StatTools. A matemática no Excel deixa a desejar. Muito tempo atrás eu re-escrevi as funções estatísticas do Excel como macros devido à falta de precisão do Excel. Após testar alguns dos meus algoritmos favoritos escritos a mão (Tinv, NormSdist, Normdist, Norminv, Binomdist, para nomear alguns) contra os que vocês incluíram no pacote, nossos números concordam até o último dígito! Finalmente alguém tomou a iniciativa! Obrigado!
Gregory E. Cenker
Southern California Edison

Parte da DecisionTools Suite

O StatTools está disponível sozinho ou como parte da DecisionTools Suite, o kit de ferramentas completo de análise de risco e decisão da Palisade. O DecisionTools Suite inclui o @RISK, que faz análise de risco no Excel usando simulação de Monte Carlo, o BigPicture para mapas mentais e exploração de dados, o PrecisonTree para árvores de decisão, o TopRank para análises de variações hipotéticas, o NeuralTools e o StatTools para análises de dados e muito mais. O StatTools é totalmente compatícl como todos os programas da DecisionTools Suite e pode ser combinado com programas da DecisionTools Suite para melhor análise e insight. Por exemplo:

StatTools e @RISK e então RISKOptimizer
Combine StatTools com o @RISK para avaliar intervalos de confiança para os resultados da simulação. Você também pode aplicar funções do @RISK para os resultados de previsão de séries temporais do StatTools para simular possíveis resultados com mais precisão que a análise de série temporal sozinha. Rode o RISKOptimizer no seu modelo usando as mesmas funções de @RISK para encontrar a melhor combinação de fatores para maximizar seus resultados previstos.

Veja agora como o StatTools e o @RISK trabalham juntos (vídeos tutoriais em Inglês)

» Mais sobre a DecisionTools Suite

Economize mais de 50% quando você comprar a Suite
A DecisionTools Suite custa menos que o preço de comprar dos produtos componentes em separado. Na verdade, você economiza mais de 50% do preço dos componentes separados. As melhores análises a um ótimo preço - com a DecisionTools Suite.

» Comparação de Preços

Licenças e Treinamento

O StatTools está disponível em uma variedade de opções de licença, incluindo corporativa, em rede, e acadêmica. Treinamento, consultoria e livros podem ser adicionados ao seu software para assegurar que você e sua equipe obtenha o máximo de seu investimento.

Também disponível: Learning Statistics with StatTools (Como aprender estatísticas com o StatTools)

Learning Statistics with StatTools (apenas em inglês) é um guia prático e simples de como aproveitar ao máximo o StatTools e as estatísticas, de modo geral. Mais do que um manual de software, este livro explica como aplicar estatísticas em uma variedade de problemas do mundo real. Cada capítulo trata de um conjunto de procedimentos estatísticos agrupados da mesma forma que na estrutura de menus do StatTools. Também são incluídos exemplos de modelos que você pode personalizar de acordo com necessidades específicas.

» Clique aqui para fazer o seu pedido

100% Excel

Os cálculos do StatTools são executados 100% dentro do Excel, Com base em amostragens e estatísticas da Palisade comprovadas na prática durante mais de 20 anos. A Palisade não tenta reprogramar o Excel como uma recalculadora externa mais veloz. Um único recálculo baseado em uma macro ou função mal reproduzida ou incompatível pode alterar substancialmente os resultados obtidos. Quando ocorrerá e quando? Obtenha resultados exatos com o StatTools!

Compatibilidade: o software @RISK e DecisionTools Suite é compatível com todas as versões de 32 e de 64 bits do Microsoft Windows XP até o 2010, do Excel 2007 até 2016 e do Project 2007 até 2016.

Compatível com 64 bits
A tecnologia de 64 bits possibilita que o Excel e o software DecisionTools acessem muito mais memória no computador, de forma que não era possível até agora. Isso permite usar modelos muito maiores, com potência computacional substancialmente maior.

 

 

Palisade Brasil
Praia de Botafogo,
nº 501 Sala 101, Botafogo
22250-000 Rio de Janeiro-RJ
+55 (21) 3958 1443
+1 607 277 8000 x318 tel
800 432 7475 x318 E.U.A.
vendas@palisade.com
Palisade Corporation
800 432 RISK (US/Can)
+1 607 277 8000
sales@palisade.com
www.palisade.com
Palisade EMEA & India
+44 1895 425050
salesEMEA@palisade.com
www.palisade.com
Palisade Asia-Pacific
+61 2 9252 5922
salesAP@palisade.com
www.palisade.com
Palisade アジア・
パシフィック
東京事務所
+81 3 5456 5287 tel
sales.jp@palisade.com
www.palisade.com/jp/
Palisade Latinoamérica
+1 607 277 8000 x318
800 432 RISK (EEUU/Canadá)
+1 607 277 8001 fax
+54 (11) 5252-8795 Argentina
+56 2581-3492        Chile
+507 836-5675        Panamá
+52 55 5350 2852   México
+51 1 708-6781       Perú
+57 1 508-5187       Colombia
servicioalcliente@palisade.com
ventas@palisade.com
www.palisade-lta.com