Fabricante do software líder mundial em análise de risco e de decisão
ENGLISH I ESPAÑOL I PORTUGUÉS I FRANÇAIS I DEUTSCH I 日本語 I 中文 I РУССКИЙ
Live Chat
@RISK para Gerenciamento de Projetos


“Se o projeto começar uma semana mais tarde, como isso afetará nossos lucros totais?"”
“Quais são as probabilidades de concluir o projeto no prazo e dentro do orçamento?”
“Quanta contingência devemos alocar?”

O @RISK simula muitos resultados diferentes de custos e cronogramas no projeto.

O @RISK é usado para responder a estas e a muitas outras perguntas de gerenciamento de projetos todos os dias. Uma aplicação importante do @RISK é a análise de riscos na estimativa de custos e cronograma de projetos. O @RISK para Excel funciona de modo integrado com o Microsoft Project, possibilitando executar todas as modelagens de risco no ambiente mais flexível do Excel. O @RISK importa cronogramas do Project para o Excel, permitindo que você use todas as fórmulas do Excel e recursos do @RISK nos modelos do Project. O Excel funciona como "front-end" para o cronograma do Microsoft Project, vinculando-se diretamente ao arquivo .MPP(X) subjacente. Mudanças efetuadas no Project são aplicadas no Excel, e vice-versa. Na hora de executar uma simulação de Monte Carlo, o mecanismo de agendamento do Microsoft Project é usado para efetuar os cálculos, garantindo a exatidão. O resultado para os gerentes de projeto é um conjunto integrado de ferramentas que - finalmente - reúne custo, cronograma e modelagem do risco financeiro em um único ambiente acessível.

» Veja os modelos de gerenciamento de projeto do @RISK (em inglês)

Todos os recursos e relatórios do @RISK podem ser aplicados a cronogramas do Project, tal como este gráfico de tornado que mostra quais tarefas e outros fatores afetaram mais a data de término.

Uma "nova visualização" do seu projeto
A camada de comunicação conecta o Excel e o Project, permitindo a atualização em tempo real dos cronogramas no Project quando alterações são feitas no Excel. Isto, efetivamente, faz do @RISK uma ferramenta de plataforma cruzada, possibilitando efetuar a modelagem de risco de cronogramas do Microsoft Project usando o mesmo @RISK que você usa para efetuar modelagem no Excel! Você tem acesso ao melhor dos dois mundos: fórmulas, funções e gráficos do Excel combinados com o mecanismo de agendamento do Microsoft Project.

O gráfico de Gantt probabilístico do @RISK mostra os intervalos de possíveis durações em torno de cada tarefa.

O relatório de escala de tempo exibe o intervalo de custos cumulativos totais, tempo ou outro fator de um determinado projeto.

Como o @RISK funciona com o Project?

O @RISK pode informar a probabilidade de o seu projeto ficar acima ou abaixo do orçamento.
Primeiro, abra o arquivo .MPP(X) no Excel usando o comando Abrir do menu do Project no @RISK para Excel. O cronograma do Project, o gráfico de Gantt e os valores são importados para o Excel. Assim que o cronograma é exibido no Excel, a nova pasta de trabalho pode ser salva separadamente. Quando a pasta de trabalho for aberta mais tarde, o arquivo .MPP(X) associado é automaticamente aberto e vinculado a ela. Você ainda pode criar seus cronogramas no Project e, em seguida, usar o @RISK para Excel para realizar a análise de risco.

Use o @RISK para Excel para inserir distribuições, fazer simulações, ajustar as distribuições aos dados, definir correlações, fazer análise de sensibilidade, otimizar o cronograma, e muito mais. Fórmulas podem ser usadas nos cronogramas para estabelecer vínculo com outros cálculos no Excel e fazer cálculos que são muito difíceis de fazer no Project. Além disso, o @RISK inclui ferramentas de modelagem compatíveis com funções específicas de projetos (veja abaixo).

O menu do Project no @RISK permite importar arquivos MPP, definir modelos, realizar análises e gerar relatórios.

Durante uma simulação, o Project usa os valores amostrados no @RISK para Excel ou calculados com fórmulas do Excel. Os valores são enviados ao Project e o cronograma é recalculado usando esses valores. Os resultados do cronograma recalculado voltam ao @RISK para Excel. Assim, todos os cálculos de cronogramas durante as simulações são feitos no Project. Isso garante que os resultados sejam calculados da mesma maneira que um suplemento ao Project faria. O @RISK não recria o seu próprio mecanismo de agendamento para substituir o do Project.

O diagrama em caixa do projeto mostra a gama de custo ou tempo acumulado em formato de diagrama em caixa.

 

Benefícios de trabalhar com o @RISK para Excel
Trabalhar com o @RISK no ambiente Excel trás muitos benefícios para os gerentes de projetos.
CUSTO INTEGRADO E MODELAGEM DE RISCOS DE CRONOGRAMAS
O cronograma e os dados de custos são normalmente armazenados e modelados em ambientes separados. Isto dificulta ou impossibilita determinar com precisão os impactos das mudanças sobre um ou o outro. Dados de custos, normalmente modelados no Excel, podem agora ser facilmente vinculados com fórmulas à exibição do cronograma do projeto do Excel. Agora é possível ver os impactos que a mudança de custos têm sobre o cronograma, e vice-versa. É fácil modelar o impacto dos riscos potenciais de qualquer tipo sobre seu lucro.
REGISTROS DE RISCOS
Crie registros de riscos no Excel e associe-os facilmente aos seus cronogramas de projetos. Use funções "RiskProject" para adicionar atrasos ou custos nos seus modelos de projeto à medida que ocorrem eventos de risco (ver abaixo).
PADRONIZAÇÃO
Faça a padronização no @RISK para Excel de modo a atender às necessidades de gerentes de projeto, gerentes de custo, analistas financeiros – todos que lidam com o risco na sua empresa. Uma interface única para todos significa curvas de aprendizado mais curtas para os usuários.
MAIOR FLEXIBILIDADE
O acesso às fórmulas, gráficos, funções e outros recursos do Excel proporciona aos gerentes de projetos mais opções de modelagem do que nunca antes possível.
COMBINE COM OUTROS PRODUTOS DO DECISIONTOOLS
Você pode combinar o @RISK com outros produtos do DecisionTools Suite - como otimizadores - para incrementar ainda mais as suas análises de projetos. Por exemplo, você pode aplicar técnicas de otimização sofisticadas para determinar a melhor forma de executar tarefas ou fases de seu projeto, ou a melhor alocação de recursos limitados para minimizar os custos.

 

Recursos para gerenciamento de projetos
Além dos enormes benefícios em termos de flexibilidade ao trabalhar no Excel, o @RISK fornece uma série de outros recursos específicos para gerentes de projeto.
PARA CONFIGURAR UM MODELO DE SIMULAÇÃO
FUNÇÕES RISKPROJECT
O @RISK para Excel inclui funções específicas de projeto que podem ser incluídas em fórmulas do Excel para fazer alterações em um cronograma de projeto durante uma simulação. Elas são especialmente úteis quando as fórmulas calculadas no Excel, como as de um registro de riscos, precisam ser vinculadas à lógica de um cronograma no Microsoft Project para modelar os efeitos de eventos de risco que ocorrem. Este conjunto de funções "RiskProject" inclui funções para adicionar atrasos ou custos em certos pontos em um projeto, remover tarefas ou recursos, adicionar recursos ou alterar as unidades usadas de um recurso.
RAMIFICAÇÃO PROBABILÍSTICA
Permite que um projeto se ramifique de uma tarefa a qualquer número de outras tarefas durante uma simulação. Cada grupo de tarefas que pode ser ramificado tem um valor de probabilidade.
CALENDÁRIOS PROBABILÍSTICOS
Permitem que você insira probabilidades referentes a dias de "não trabalho" em calendários a serem usados em uma simulação. Isso leva em conta eventos que possam afetar os resultados de um projeto, como condições meteorológicas durante certas épocas do ano.
CATEGORIAS DE RISCO
Permitem designar rapidamente as distribuições a um campo, para grupos de tarefas ou recursos de um projeto. Você pode aplicar rapidamente um intervalo de mínimo-máximo para todas as estimativas correspondentes a um campo em um conjunto de tarefas do seu projeto e, em seguida, rodar uma simulação dos resultados do projeto baseados nesses pressupostos.
TABELAS DE ENTRADA DE PARÂMETROS
Para facilitar a entrada de dados, sugerimos criar uma tabela no Excel para inserir os possíveis valores de um campo correspondente a tarefas ou recursos. Por exemplo, você pode ter três colunas e nelas digitar o mínimo, o mais provável e o valor máximo possível para a duração de cada tarefa. O recurso de entrada de parâmetros cria essas três colunas para você e gera automaticamente as funções de distribuição do @RISK que referenciam os valores inseridos nessas colunas.
AUDITORIA DE CRONOGRAMA
A presença de muitos erros ou omissões no cronograma do projeto pode afetar os resultados das simulações. O recurso Auditoria de cronograma examina o cronograma do projeto para identificar itens incompletos ou inadequadamente especificados que podem afetar os resultados da análise de risco.
PARA INTERPRETAR OS RESULTADOS DA SIMULAÇÃO
GRÁFICOS DE GANTT PROBABILÍSTICOS
Por definição padrão, o gráfico de Gantt probabilístico mostra o 10º percentil (P10) e a data de início esperada, e o 90º percentil (P90) e as últimas datas de términos das tarefas do projeto diretamente no gráfico de Gantt. Além disso, o relatório fornece o Índice Crítico de cada tarefa, ou a porcentagem de tempo durante a simulação em que a tarefa caiu no percurso crítico do projeto. O índice crítico proporciona aos gerentes a capacidade de avaliar a importância das tarefas. As informações podem ser personalizadas de acordo com suas necessidades.
RELATÓRIOS E GRÁFICOS DE ESCALA DE TEMPO
Muitos tipos de dados de escala de tempo, como custos, custos cumulativos e trabalho, estão disponíveis no Microsoft Project. Durante uma simulação, o @RISK pode coletar estes dados. Com eles, o @RISK pode gerar distribuições de probabilidade que mostram o intervalo de valores possíveis para cada período de um projeto. Por exemplo, além de uma distribuição individual para o Custo Total possível de um projeto, talvez você queira ver a distribuição do Custo Total em cada mês ou ano do projeto.


Versões anteriores do @RISK para Project
O @RISK para Excel é compatível com os modelos desenvolvidos em versões anteriores do @RISK para complemento do Project. Quando um modelo do Project usado com uma versão anterior do @RISK para Project é aberto no @RISK para Excel, todas as distribuições são convertidas em funções do @RISK para Excel equivalentes. Além disso, ramificações probabilísticas, situações condicionais (if-then), variáveis e calendários probabilísticos são convertidos para seus equivalentes no Excel.

» Mais informações sobre o complemento @RISK para Project para Microsoft Project anterior (em inglês)

COMPATIBILIDADE: O software @RISK e DecisionTools Suite é compatível com todas as versões de 32 bits e de 64 bits do Microsoft Windows XP-8, Excel 2003-2016 e Project 2003-2016.

Compatível com 64 bits
A tecnologia de 64 bits possibilita que o Excel e o software DecisionTools acessem muito mais memória no computador, de uma forma que não era possível até agora. Isso permite usar modelos muito maiores, com potência computacional substancialmente maior.




Palisade Brasil
Praia de Botafogo,
nº 501 Sala 101, Botafogo
22250-000 Rio de Janeiro-RJ
+55 (21) 3958 1443
+1 607 277 8000 x318 tel
800 432 7475 x318 E.U.A.
vendas@palisade.com
Palisade Corporation
800 432 RISK (US/Can)
+1 607 277 8000
sales@palisade.com
www.palisade.com
Palisade EMEA & India
+44 1895 425050
salesEMEA@palisade.com
www.palisade.com
Palisade Asia-Pacific
+61 2 9252 5922
salesAP@palisade.com
www.palisade.com
Palisade アジア・
パシフィック
東京事務所
+81 3 5456 5287 tel
sales.jp@palisade.com
www.palisade.com/jp/
Palisade Latinoamérica
+1 607 277 8000 x318
800 432 RISK (EEUU/Canadá)
+1 607 277 8001 fax
+54 (11) 5252-8795 Argentina
+56 2581-3492        Chile
+507 836-5675        Panamá
+52 55 5350 2852   México
+51 1 708-6781       Perú
+57 1 508-5187       Colombia
servicioalcliente@palisade.com
ventas@palisade.com
www.palisade-lta.com