Fabricante do software líder mundial em análise de risco e de decisão
ENGLISH I ESPAÑOL I PORTUGUÉS I FRANÇAIS I DEUTSCH I 日本語 I 中文 I РУССКИЙ
Live Chat
Estudos de Caso


A força e flexibilidade do @RISK, embora não remova completamente o risco de incêndio, nos ajuda com a tarefa crítica de gerenciar este risco de uma maneira com alto custo-benefício.
Pierre Palmberg
Engenheiro de Proteção a Incêndios e Consultor Senior
Pantektor AB
Consultores de Construção Pantektor AB usam o @RISK para Mitigar Risco de Incêndio

Sediada no sul da Suécia, a Pantektor AB é uma companhia de consultoria de construção com mais de 50 anos de experiência global. Oferece uma larga faixa de serviços incluindo avaliação de ciência e risco de incêndio, arquitetura, inspeções de construção, engenharia civil, gerenciamento de projetos e serviços ambientais. A companhia foca em construção de projetos em uma diversidade de setores: comercial (escritórios, hotéis, armazéns, shoppings e desenvolvimentos industriais), públicos (hospitais, escolas e espaços públicos) e residenciais. A Pantektor também é especializa em análise de risco associada com incêndio, manuseio de inflamáveis, explosivos e químicos e explosões de poeira. Os clientes da Pantektor incluem Alfa Laval, AstraZeneca, DHL, FedEx, Procordia Food, Sonyericsson R&D, Tetra Pak e a Volvo Car Corporation, bem como companhias grandes de petróleo e construção.

Gerenciando a Segurança de Incêndio de Prédios e Facilidades
Como parte de seu processo de consultoria, a Pantektor promove consultoria em perigos de incêndio, e projeta e construí estruturas que estão salvaguardadas de fogo tanto quanto possível. Atendendo as necessidades específicas dos clientes, estas ações também incorporam as especificações de segurança de incêndio necessárias no código nacional de construção do país onde estão localizados.

Gerenciamento de segurança de incêndio é um elemento essencial para evitar desastres no evento de um incêndio. Embora a maioria das facilidades jamais enfrentará um incêndio sério, as conseqüências de tal evento são tão severas que é crítico que os procedimentos de segurança de fogo sejam rigorosamente planejados para cada prédio e facilidade. Gerenciamento de segurança de incêndio começa com o projeto inicial de um prédio, que deverá reduzir o risco de uma labareda. Entretanto, também deve assegurar que, se o fogo se iniciar, sistemas apropriados de seguranças estejam em lugar para que o mesmo seja controlado rapidamente de forma que suas conseqüências sejam minimizadas.

Em reconhecimento que a perda de vidas é a maior ameaça, o elemento crucial para segurança de incêndio é assegurar que os prédios permitam a evacuação segura do máximo número de pessoas que foi projetado para acomodar.

Este processo é assistido pela incorporação de várias estratégias para manter o prédio “a salvo” pelo maior tempo possível quando um incêndio tiver começado. Muitas dessas estratégias vem do próprio processo de construção. Por exemplo, as propriedades de materiais de linha de superfície devem ser adequados para prevenir o incêndio rapidamente no seu início. A capacidade de suporte de carga dos elementos estruturais deve ser suficiente (ou seja, as vigas e pilares devem ser capazes de sustentar o fogo de forma que o edifício não colapse por um período pré-especificado de tempo). Paredes e tetos devem ter notas de fogo de forma que possam resistir em linha neste período de tempo. Adicionalmente, uma vez que uma estrutura esteja completa fatores tais como a existência ou não de alarmes de fogo e sprinklers de água alterarão significativamente a taxa segundo a qual o incêndio pode se espalhar.

O uso das instalações também influenciará seus riscos de incêndio. Especificações para facilidades industriais precisam incluir informações como o tipo de equipamento que será operado na construção, o número de pessoas que ocupará cada área, a energia que será requerida, os materiais que serão armazenados (por exemplo, substâncias inflamáveis) e quanto calor o processo de trabalho a ser executado gerará.

Análises do @RISK para Reduzir Risco de Incêndio
De forma geral, o risco de uma construção é calculada da probabilidade (a possibilidade de ocorrência de fogo) e a consequencia (o impacto do fogo em uma construção ou facilidade). Pantektor determina isto usando o software de análise de risco @RISK da Palisade. O @RISK funciona como um add-in direto do Microsoft Excel e usa Simulação de Monte Carlo para mostrar todos os cenários potenciais bem como a possibilidade que cada um ocorra, fornecendo ao tomador de decisão a figura mais completa possível.

As variáveis de gerenciamento de incêndio tais com as delineadas acima são input para o modelo em planilha Excel usando o @RISK, bem como fatores que afetam quão provável é a ocorrência de um incêndio. Embora informação histórica sobre a freqüência de incêndios e o que os começa é pobre, é possível delinear típicos “iniciadores de incêndio” e sua taxa de ocorrência. Por exemplo, um incêndio tem maior possibilidade de ocorrer em uma cozinha que um banheiro. Um ponto adicional é que os gerentes das facilidades em geral estão menos preocupados com a probabilidade de ocorrência de um incêndio. É mais importante para eles saber que os procedimentos para prevenir um incêndio de ocorrer foram tomados e, se o mesmo ocorrer, que as medidas estejam em seu lugar para manter as conseqüências em um mínimo.

Os dados são suplementados com julgamento baseado em experiência e expertise. A análise detalhada resultante do @RISK permite à Pantektor definir a melhor estratégia de proteção à incêndio para cada estrutura ou facilidade que esteja envolvida no projeto, consultoria ou prestando serviços de análise de risco, considerando também o custo-benefício. O processo é assistido pela funcionalidade de análise de sensibilidade do @RISK, que identifica as variáveis que possuem o maior impacto se forem alteradas.

@RISK Regenera Estruturas Existentes
Além de assegurar que o risco de incêndio de novos prédios atenda aos padrões de segurança, a Pantektor está envolvida em avaliar estruturas e facilidades existentes. Em geral, um conhecimento aprimorado de situações perigoras e substâncias resultou em regulações nacionais cada vez mais restritivas que em geral precisam novas estratégias de mitigação para tornar as estruturas existentes seguras. Adicionalmente há um número crescente de restrições ambientais que devem ser atendidas, o que é reforçado pelo reconhecimento por muitas companhias que o gerenciamento de risco fornece a eles vantagem competitiva.

Análises com o @RISK determinam o risco de incêndio inicial e permitem à Pantektor sugerir medidas cabíveis (por exemplo instalar alarmes de incêndios ou sprinklers) que levarão o prédio até o padrão regulatório requerido e assegurar que atenda a necessidade específica da organização.

@RISK Considera a Incerteza para um Resultado Final Mais Preciso
Assim como todas as tecnologias quanto melhores os dados (tanto estatísticos como os julgamentos) inseridos no @RISK, mais precisos serão os resultados. Entretanto, enquanto os dados de entrada devem ser tão exatos quanto possíveis, deve ser reconhecido que ajustes 100 porcento precisos em geral não são realistas.

Pierre Palmberg, engenheiro de proteção a incêndios e consultor senior na Pantektor explica: “É da natureza humana querer reduzir o risco a azero, mas a vida é construída ao redor de incertezas e ferramentas de análise de risco devem ser flexíveis o suficiente para permitir isso. Um dos pontos positivos chave do @RISK é que mede as probabilidades em termos de variáveis ao invés de números fixos – então a probabilidade do evento X ocorrer é expressada como uma função de distribuição. Se a incerteza não for considerada do início do projeto, o resultado eventual pode ser altamente impreciso – e potencialmente fatal. Por exemplo, o perigo em termos de medir a probabilidade de incêndio como 1 vez em 1000 anos, quando a probabilidade real é uma vez em 100-200 anos, é claro.”

Palmberg conclui: “A força e flexibilidade do @RISK, embora não remova completamente o risco de incêndio, nos ajuda com a tarefa crítica de gerenciar este risco de uma maneira com alto custo-benefício.”

» @RISK
» Pantektor AB



Palisade Brasil
Praia de Botafogo,
nº 501 Sala 101, Botafogo
22250-000 Rio de Janeiro-RJ
+55 (21) 3958 1443
+1 607 277 8000 x318 tel
800 432 7475 x318 E.U.A.
vendas@palisade.com
Palisade Corporation
800 432 RISK (US/Can)
+1 607 277 8000
sales@palisade.com
www.palisade.com
Palisade EMEA & India
+44 1895 425050
salesEMEA@palisade.com
www.palisade.com
Palisade Asia-Pacific
+61 2 9252 5922
salesAP@palisade.com
www.palisade.com
Palisade アジア・
パシフィック
東京事務所
+81 3 5456 5287 tel
sales.jp@palisade.com
www.palisade.com/jp/
Palisade Latinoamérica
+1 607 277 8000 x318
800 432 RISK (EEUU/Canadá)
+1 607 277 8001 fax
+54 (11) 5252-8795 Argentina
+56 2581-3492        Chile
+507 836-5675        Panamá
+52 55 5350 2852   México
+51 1 708-6781       Perú
+57 1 508-5187       Colombia
servicioalcliente@palisade.com
ventas@palisade.com
www.palisade-lta.com