Fabricante do software líder mundial em análise de risco e de decisão
ENGLISH I ESPAÑOL I PORTUGUÉS I FRANÇAIS I DEUTSCH I 日本語 I 中文 I РУССКИЙ
Live Chat
Estudos de Caso


@RISK economizou tempo e recursos. A interface através do Excel nos permitiu usar uma ferramenta com a qual os atuários estão muito confortáveis e introduz procedimentos de modelagem estocástica sem lidar com programação. Escrever código para simular processos financeiros, incorporar correlações e capturar os outputs seria uma tarefa formidável..
Kevin Ahlgrim
Illinois State University
Pesquisadores de Seguros e Pensões Desenvolvem Modelo do @RISK para Projetar Índices Chave

Quanto serão suas economias para aposentadoria quando você chegar aos 65? Um simples modelo em planilha pode fornecer o número, mas quão preciso é este número? O modelo provavelmente será dirigido pelas premissas de taxa de crescimento usada para títulos, ações, propriedade e caixa. E não esqueça de considerar os efeitos da inflação nas suas economias. Como você poderá prever com precisão estes índices econômicos chave e assim prever de forma precisa seu colchão?

Modelando Índices Econômicos
Atuários encaram desafios similares diariamente quando calculam requisitos para fundos de pensões, seguros de vida ou assistência de longo prazo. Um estudo de pesquisa recente por três autoridades da prática atuarial forneceu um modelo para projetar índices econômicos como taxas de juros, níveis de preços de ações, taxas de inflação, de desemprego e níveis de preços de imóveis. Este modelo está disponível em dois sites de sociedades atuarias. A meta dos pesquisadores não era simplesmente criar um modelo, mas ajudar a atualizar os atuários no pensamento e técnicas correntes em modelagem econômica e construir a fundação para avanços duturos.

O Projeto de Pesquisa
Combinando sua experiêcnia com a ciência atuarial, finanças e matemáticas, Kevin Ahlgrim, Illinois State University, e Stephen D’Arcy e Richard Gorvett, ambos da University of Illinois Champaign-Urbana colaboraram na pesquisa e modelagem, que foi patrocinada pela Sociedade de Atuários e a Sociedade de Casualidades Atuarias. Primeiro eles fizeram uma busca abrangente na literatura acadêmica e nas relações entre as variáveis econômicas, particularmente em relação a taxas de juros, inflação e retornos de títulos, e forneceram insumos desta informação para os sites das sociedades. Em seguida, eles pesquisaram o estado da arte de modelagem no setor de seguros para identificar melhores práticas e formas pelas quais eles poderiam aprimorar estas práticas.

O Modelo de Cenário Financeiro
O modelo fornece uma visão integrada para amostrar cenários financeiros futuros que representem uma aproximação razoável de valores históricos (ver gráfico). Produz valores de outputs para taxas de juros, inflação, retornos de ações e imobiliárias, dividendos e desemprego. O modelo foi criado usando o Microsoft Excel e o @RISK da Palisade. As funções de distribuição de probabilidade embutidas, matrizes de correlação e resultados de simulação são essenciais para o estudo. O modelo se mostrará útil para uma diversidade de aplicações atuariais, inclusive análise financeira dinâmica (DFA), análise de condição financeira dinâmica, precificação de opções em contratos de seguros, testes de solvência e planejamento operacional. Segundo Stephen D’Arcy, o setor de seguros “vem usando DFA por um número de anos para conseguir gerar projeções agregadas de resultados financeiros combinando os lados de seguro e investimento do negócio. Muitas firmas atuarias desenvolveram seus próprios modelos proprietários para DFA. A diferença entra os modelos existentes e o que desenvolvemos para as sociedades é que o nosso modelo pode ser acessado pelo público.”

“@RISK Alavanca a Simplicidade”
Considerando estes cenários, o modelo do @RISK é capaz de correlacionar variáveis tais como a performance de ações e títulos, o mercado imobiliário e desastres naturais com taxas de juros, inflação e desemprego. Capturar a relação entre estas variáveis cria um modelo muito mais preciso. D’Arcy diz que o setor de seguros se beneficia uma vez que “eventos não previstos podem criar tumulto com taxas de juros e ferramentas de modelagem melhores resultarão em companhias de seguro melhor preparadas e precificação mais consistente para compradores de seguro.”

O relatório, entitulado Modelando Séries Econômicas Coordenadas com Cenários de Taxas de Juros, explica porque a equipe decidiu usar o @RISK. Na visão geral do software, o relatório diz, “@RISK alavanca a simplicidade das planilhas e integra poderosas ferramentas de análise que ajudam a gerar cenários futuros aleatoriamente para permitir o exame do risco em um ambiente estocástico.” O relatório continua, “@RISK pemite que as variáveis de entrada tenham distribuições explícitas, definidas pelo usuário e pode facilmente capturar a correlação entre variáveis dependentes. Adicionalmente, um benefício significativo do @RISK é a hbilidade de capturar, estudar e relatar resultados da simulação.”

Economize Tempo e Recursos
É necessário uma ferramenta de simulação de Monte Carlo como o @RISK para a projeção de cenários econômicos futuros tais como precificação de políticas de seguros, planejamento de aposentadorias e alocação de ativos de investimentos? A equipe acreditava que “alavancar um pacote de simulação em planilha existente e amplamente disponível é a forma mais efetiva.” Ahlgrim comenta: “De nossa perspectiva, o @RISK economizou tempo e recursos, especialmente durante o desenvolvimento do modelo. A interface através do Excel nos permitiu usar uma ferramenta com a qual os atuários estão muito confortáveis e introduz procedimentos de modelagem estocástica sem lidar com programação. Escrever código para simular processos financeiros, incorporar correlações e capturar os outputs seria uma tarefa formidável.” O relatório prossegue, “Nós acreditamos sinceramente que qualquer organização realmente interessada em gerar cenários econômicos e financeiros deveria usar recursos para comprar e compreender um pacote como este.”

Tente o Modelo Você Mesmo
O relatório, apresentações de suporte e modelo estão disponíveis no site da Sociedade de Atuários ou da Sociedade de Casualidades Atuarias. O modelo é grátis e pode ser usado por qualquer parte interessada. A Sociedade de Atuários (SOA) é uma organização profissional, de educação e pesquisa dedicar a servir o público e seus membros. A SOA é composta de cerca de 16.000 atuários trabalhando em seguro de vida, sistemas de aposentadoria, sistemas de benefícios de saúde e gerenciamento financeiro de investimentos. A Sociedade de Casualidades Atuarias (CAS) é uma sociedade profissional com o propósito de avançar o corpo de conhecimento da ciência atuaria aplicada a exposições de risco de propriedade, casualidade e similares. A CAS tem cerca de 4.000 membros. e

» Sociedade de Casualidades Atuárias
» Sociedade de Atuários
» Obtenha o Relatório e Modleo: Modelagem de Séries
   Econômicas Coordenada com Cenários de Taxas de Juros

» Mias informação sobre o @RISK



Palisade Brasil
Praia de Botafogo,
nº 501 Sala 101, Botafogo
22250-000 Rio de Janeiro-RJ
+55 (21) 3958 1443
+1 607 277 8000 x318 tel
800 432 7475 x318 E.U.A.
vendas@palisade.com
Palisade Corporation
800 432 RISK (US/Can)
+1 607 277 8000
sales@palisade.com
www.palisade.com
Palisade EMEA & India
+44 1895 425050
salesEMEA@palisade.com
www.palisade.com
Palisade Asia-Pacific
+61 2 9252 5922
salesAP@palisade.com
www.palisade.com
Palisade アジア・
パシフィック
東京事務所
+81 3 5456 5287 tel
sales.jp@palisade.com
www.palisade.com/jp/
Palisade Latinoamérica
+1 607 277 8000 x318
800 432 RISK (EEUU/Canadá)
+1 607 277 8001 fax
+54 (11) 5252-8795 Argentina
+56 2581-3492        Chile
+507 836-5675        Panamá
+52 55 5350 2852   México
+51 1 708-6781       Perú
+57 1 508-5187       Colombia
servicioalcliente@palisade.com
ventas@palisade.com
www.palisade-lta.com