Fabricante do software líder mundial em análise de risco e de decisão
ENGLISH I ESPAÑOL I PORTUGUÉS I FRANÇAIS I DEUTSCH I 日本語 I 中文 I РУССКИЙ
Live Chat
Estudos de Caso
Unilever usa o software DecisionTools Suite da Palisade para informar suas decisões sobre inovação

Ciente de que as decisões necessárias em relação à inovação, vital à empresa, são altamente complexas, a Unilever, fornecedora global de artigos de consumo de movimentação rápida, desenvolveu sua abordagem de tomada de decisão sob condições incertas, ou DMUU (Decision Making Under Uncertainty). A combinação de um método estruturado e do software DecisionTools Suite da Palisade garante que as equipes de projetos entendam totalmente o escopo de suas decisões e contem com as ferramentas e o conhecimento de que necessitam para tomar decisões bem informadas e de alta qualidade. Isso evita que oportunidades e ameaças passem despercebidas, e aumenta a agilidade da Unilever no mercado.

Informações gerais
A Unilever é uma das maiores fornecedoras mundiais de artigos de consumo de rápida movimentação nos setores de refrigerantes, alimentados, artigos domésticos e de cuidados pessoais. Com um portfólio de mais de 400 marcas, as metas de crescimento da empresa são sempre ousadas. A empresa tem um extenso orçamento anual para pesquisa e desenvolvimento de vanguarda e milhares de projetos de inovação em andamento ou em planejamento a todo momento. Isso significa que para tomar informações bem informadas sobre como gerenciar esse portfólio, ela precisa de clareza absoluta com relação aos riscos e oportunidades que se apresentam.

Contudo, como toda organização dinâmica e de grande porte, a complexidade afeta sobremaneira o processo de decisões da Unilever. Há muitas partes envolvidas no processo, frequentemente com valores, motivação, pontos de vistas, personalidades e bases de poder conflitantes. Essas complexidades organizacionais são reforçadas por complexidades analíticas, como o grande número de inputs interrelacionados que precisam ser levados em conta na decisão, o alto nível de incerteza inerente nas fases iniciais de desenvolvimento, e critérios de decisão potencialmente conflitantes.

Uma abordagem estruturada à tomada de decisão
Para fins de inovação, que é vital aos seus negócios, a Unilever reconheceu a complexidade inerente de suas decisões e a necessidade de manter um foco dual, interno e externo, para evitar que oportunidades importantes, assim como riscos, passassem despercebidos. A empresa entendeu que a incorporação desses fatores num processo de decisão eficaz melhoraria a qualidade das decisões, resultaria em maior rapidez desse processo e, em última instância, tornaria a Unilever mais ágil no mercado.

A resposta da Unilever foi desenvolver uma abordagem única conhecida como DMUU - Decision Making Under Uncertainty Essa abordagem é uma abordagem de tomada de decisões disciplinada, metódica e estruturada cujo raciocínio lógica se baseia fundamentalmente na análise probabilística. Ela combina ferramentas de estruturação e enquadramento [?] com o software analítico dos mais avançados: O DecisionTools Suite da Palisade. O DecisionTools Suite é um pacote integrado de sete ferramentas para análise de risco, de dados e de decisão que é executado com o Microsoft Excel. Essa abordagem garante que aas equipes de projetos entendam totalmente o escopo da decisão e que contem com as ferramentas e o conhecimento necessários para tomar decisões com alta qualidade, e o insight para entender as consequências de seguir um curso de ação em vez de outro.

De modo geral, o DMUU propicia a clareza e os insights necessários e ajuda a definir a ação.
 
DecisionTools Suite orienta as decisões sobre inovação
A Unilever escolheu o DecisionTools Suite da Palisade como principal software de análise para apoiar seu processo de DMUU e cultura centrada em decisão devido à sua flexibilidade e à capacidade de análise de Monte Carlo e árvores de decisão proporcionadas pelos componentes @RISK e PrecisionTree desse produto, respectivamente. Hoje, o DecisionTools Suite possibilita à Unilever desenvolver casos probabilísticos de negócios para suas maiores inovações, e fundamentar suas importantes decisões estratégicas. 

O DMUU e o uso do DecisionTools Suite agora fazem parte do processo de inovação e dos casos probabilísticos de negócios da Unilever necessários para todos os projetos complexos e de grande porte. Por exemplo, uma das aplicações típicas do @RISK, a ferramenta de análise de risco do pacote, é avaliar estratégias alternativos para o lançamento de um novo produto ou grande investimento de capital.

As equipes da Unilever também usam o PrecisionTree, a ferramenta de análise de decisão, para avaliar projetos em fase inicial, em que as decisões e incertezas ocorrerão em diversos momentos futuros. Essa abordagem, que usa árvores de decisão no PrecisionTree, é usada para avaliar o valor atual de um projeto e também para entender os riscos e as vantagens das rotas de desenvolvimento internas comparadas às externas.

Reconhecendo a importância do DMUU, a Unilever tem uma função de consultoria interna que fornece apoio nas tomadas de decisões e perícia no software, quando necessário.

Além disso, o software da Palisade é usado para apoiar outras áreas de negócios, entre as quais a cadeia de suprimento, a área de segurança, conformidade regulatória, assim como outras decisões individuais complexas. Todas essas áreas têm em comum os recursos de várias alternativas atraentes, contradições substanciais sobre como proceder e alto risco, caso seja tomada a decisão ‘errada’.

“Decisões estratégias exigem um processo que trate de todos os elementos da qualidade da decisão”, explicou Andrew Evans, analista de decisões da Unilever. “Contudo, um elemento essencial desse processo é o software flexível e avançado que informa o debate sobre a direção que deve ser tomada. Avaliamos várias opções e o DecisionTools Suite da Palisade foi a ferramenta que melhor atendeu nossos requisitos de negócios. Consequentemente, ele tem desempenhado um papel fundamental no aumento da qualidade da tomada de decisão e na ajuda a nossas equipe de projeto em termos de raciocinar claramente, agir decisivamente e sentir-se confiante.”

Outras informações:
Principais características e recursos do software úteis para a Unilever:

O @RISK é o aplicativo mais usado entre as ferramentas que compõem o DecisionTools Suite. Os decisores da Unilever agora estão acostumados a ver insights de casos de negócios descritos por meio de histogramas e gráficos de tornado e sensibilidade avançados. Diagramas de caixas (box plot) também são muito úteis para comparar alternativas ou projetos. Análises de sensibilidade e de cenários são usadas para entender os principais fatores que produzem a incerteza. Além disso, os analistas ajudam a obter um insight dos modelos, usando gráficos resumidos e análises de cenário.

Distribuições usadas:
Distribuições Pert e Triang são as distribuições mais usadas quando a Unilever emprega o @RISK para avaliar casos de negócios, já que são muito boas para descrever distribuições quando os dados são adquiridos de especialistas. A distribuição discreta é usada para simular alternativas futuras, como ação de concorrentes ou diversos níveis de sucesso do lançamento de um produto. Contudo, quando estão disponíveis dados históricos de boa qualidade, ou quando as "caudas" (ex.: em estudos de segurança) são de interesse, a Unilever usa um conjunto mais amplo de distribuições e ferramentas, como o recurso de ajuste de distribuição fornecido pelo @RISK.

» @RISK
» Unilever



Palisade Brasil
Praia de Botafogo,
nº 501 Sala 101, Botafogo
22250-000 Rio de Janeiro-RJ
+55 (21) 3958 1443
+1 607 277 8000 x318 tel
800 432 7475 x318 E.U.A.
vendas@palisade.com
Palisade Corporation
800 432 RISK (US/Can)
+1 607 277 8000
sales@palisade.com
www.palisade.com
Palisade EMEA & India
+44 1895 425050
salesEMEA@palisade.com
www.palisade.com
Palisade Asia-Pacific
+61 2 9252 5922
salesAP@palisade.com
www.palisade.com
Palisade アジア・
パシフィック
東京事務所
+81 3 5456 5287 tel
sales.jp@palisade.com
www.palisade.com/jp/
Palisade Latinoamérica
+1 607 277 8000 x318
800 432 RISK (EEUU/Canadá)
+1 607 277 8001 fax
+54 (11) 5252-8795 Argentina
+56 2581-3492        Chile
+507 836-5675        Panamá
+52 55 5350 2852   México
+51 1 708-6781       Perú
+57 1 508-5187       Colombia
servicioalcliente@palisade.com
ventas@palisade.com
www.palisade-lta.com