Fabricante do software líder mundial em análise de risco e de decisão
ENGLISH I ESPAÑOL I PORTUGUÉS I FRANÇAIS I DEUTSCH I 日本語 I 中文 I РУССКИЙ
Estudos de Caso
Hitachi Solutions usa análise de risco com o @RISK Developer Kit no setor de manufatura

No setor de manufatura, o planejamento de suprimentos é baseado nas previsões de demanda e nos preços de matérias-primas, no entanto, a previsão desses fatores é extremamente difícil. Por isso, é vital entender a diferença entre previsões e realidade e como isso afeta a gestão da cadeia de suprimento. O departamento de planejamento da Hitachi Solutions East Japan, Ltd. usa o @RISK Developer Kit para fazer a avaliação quantitativa das métricas de risco, como o Valor em Risco (VaR), com base em variáveis estocásticas e modelos de lucro, incluindo fatores como: demanda, preços e câmbio de moeda estrangeira (Forex).

Gerenciamento de risco no setor de manufatura

Masaru Tezuka, chefe da divisão de pesquisa do departamento de planejamento da Hitachi, diz o seguinte sobre a análise de risco na empresa: "Começamos a usar o @RISK Developer Kit depois de nos informarmos sobre o produto em um programa de treinamento da Palisade. Com nossa experiência na prática, constatamos não só a importância e a utilidade do @RISK mas também a excelente qualidade de treinamento e suporte disponíveis."

A Hitachi Solutions East Japan Ltd., com sede na cidade de Sendai, no município de Miyagi, Japão, é responsável pela análise de risco e de dados pertinentes ao gerenciamento da cadeia de suprimento, à produção e à administração e planejamento de vendas e estoques. Também é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de métodos analíticos e pela criação de novos produtos (inclusive novas embalagens e serviços em nuvem), Para a Hitachi, gerenciamento de risco significa análise e repetição de fatores potenciais de risco, identificação de risco, priorização, e monitoramento e medidas de follow-up.

O setor de manufatura lida com uma grande variedade de riscos, incluindo variáveis flutuantes como demanda, preço e câmbio de moeda estrangeira. No caso da flutuação na demanda, por exemplo, a quantidade de suprimento (produção e procurement) é decidida com base nas previsões da demanda. Se houver erro na previsão e, consequentemente, falta de suprimentos, a empresa perderá oportunidades de aumentar suas vendas. Se houver excesso de suprimento, a empresa incorrerá custos de estocagem ou descarte. As flutuações de preços e moedas também são fatores importantes no gerenciamento de risco do setor de manufatura – e a análise de risco é essencial para a mitigação do risco.

Vantagens do @RISK Developer Kit na análise de risco

A análise de risco se baseia em técnicas como a simulação Monte Carlo. O @RISK pode mostrar a probabilidade de cada resultado possível baseada em simulações Monte Carlo em um modelo de planilha no Microsoft Excel. A Hitachi, porém, queria desenvolver uma interface (GUI) standalone de alto nível fora do ambiente de planilha, uma interface que pudesse ler os dados de outro sistema, inclusive dados de produção, vendas e estoque organizados por produto e por grupos de produtos. A empresa então desenvolveu um sistema, usando a linguagem de programação C++, que pudesse chamar as funções de análise de risco do @RISK.

A capacidade de incorporar funções de análise de risco em um outro sistema foi o motivo pelo qual a Hitachi escolheu o @RISK Developer Kit. A possibilidade de usar as funções do produto sem ter de usar o Excel, e de incorporar essas funções em um sistema autônomo era essencial para o departamento de planejamento da Hitachi. Esse sistema possibilitou à empresa usar sua própria interface para visualizar as condições de produção e o estoque e, ao mesmo tempo, incorporar as excelentes funções de análise de risco do @RISK. Por meio da utilização de diagramas de tornado, a empresa pode entender o efeito na rentabilidade correspondente a cada produto produzido ou vendido em determinado período, e pode observar a situação total de cada produto.

Principais medidas a serem tomadas após a análise de risco

Com base nas previsões da análise de risco, a Hitachi pode tomar uma série de medidas para lidar com os riscos. Por exemplo, no caso do risco correspondente à flutuação da demanda, a empresa pode aumentar a exatidão das previsões para medir a mitigação do risco, diminuir o tempo de ciclo, habilitar a produção de lotes pequenos, aumentar a exatidão da previsão relativa aos suprimentos e propiciar outros meios de reduzir os efeitos do risco.

El Dr. Tezuka concluye, “Es crucial el desarrollo de una fuerte previsión de riesgos y análisis de riesgos mediante todos estos métodos; ayuda a influir en las acciones que podemos poner en marcha en relación con el riesgo, como evitar el riesgo, minimizar el impacto y preparar las instalaciones. @RISK es una parte esencial de ese proceso.”

Esse estudo de caso também está disponível em japonês:
日立ソリューションズ東日本の @RISK Developer Kit を用いた製造業のリスク分析

» Hitachi Solutions East Japan, Ltd.



Palisade Brasil
Praia de Botafogo,
nº 501 Sala 101, Botafogo
22250-000 Rio de Janeiro-RJ
+55 (21) 3958 1443
+1 607 277 8000 x318 tel
800 432 7475 x318 E.U.A.
vendas@palisade.com
Palisade Corporation
800 432 RISK (US/Can)
+1 607 277 8000
sales@palisade.com
www.palisade.com
Palisade EMEA & India
+44 1895 425050
salesEMEA@palisade.com
www.palisade.com
Palisade Asia-Pacific
+61 2 9252 5922
salesAP@palisade.com
www.palisade.com
Palisade アジア・
パシフィック
東京事務所
+81 3 5456 5287 tel
sales.jp@palisade.com
www.palisade.com/jp/
Palisade Latinoamérica
+1 607 277 8000 x318
800 432 RISK (EEUU/Canadá)
+1 607 277 8001 fax
+54 (11) 5252-8795 Argentina
+56 2581-3492        Chile
+507 836-5675        Panamá
+52 55 5350 2852   México
+51 1 708-6781       Perú
+57 1 508-5187       Colombia
servicioalcliente@palisade.com
ventas@palisade.com
www.palisade-lta.com