Palisade
Fabricante do software líder mundial em
análise de risco e de decisão
Live Chat
Conferência Palisade sobre Análise de Riscos
Melhores práticas em Análise de Riscos e Decisão
21 de junho de 2017 • São Paulo
2017
2017




Conferência Palisade sobre Análise de Riscos

Melhores práticas em Análise de Risco e Decisão

21 de junho de 2017 • São Paulo

O evento mais importante do ano sobre análise quantitativa de risco e tomada de decisões

Participe do evento, junto a líderes da indústria e especialistas em software

Palisade tem a honra de convidá-lo para uma conferência intensiva de 1 dia, em São Paulo. Este é um evento de grande interesse para qualquer profissional dedicado à análise de risco em toda a indústria. Em um dia de trabalho duro, especialistas da indústria apresentaráo uma seleção de estudos de casos reais, expondo ideias inovadoras e interessantes para gerir o risco e incerteza em uma ampla variedade de aplicações comerciais. O evento ainda incluirá oficinas e aulas práticas sobre o software apresentadas por instrutores, consultores e programadores da Palisade. Nós também iremos explorar os novos recursos do @RISK e DecisionTools Suite, que permitem a análise e modelagem de risco mais acessível e eficaz do que nunca.

Este evento é gratuito para participar e promete ser uma oportunidade inestimável para ampliar o seu conhecimento de modelagem de risco e networking com profissionais de tomada de decisão em uma variedade de indústrias.

Depoimentos de conferências anteriores

“Excelente evento em todos os aspectos!”

- Davi Castro, Atech

“Fiquei surpresa com a gama de análises que o software proporciona e estou muito interessada em utilizar essa ferramenta nas análises de risco.”

- Renato Parma Pinto Morsoleth, CSN

“A conferência foi ótima, muito bem organizada. As mesas redondas foram excelentes. Como sempre, eu recomendo enfaticamente essa conferência. O @RISK 6.0 e a interface com o MS Project são uma maravilha.”

- Timothy J. Havranek, MBA, PMP, Gerente - Business Solutions and Risk Management / Vice-presidente da Cardno Entrix

“Foi uma oportunidade extraordinária para pôr em dia o meu conhecimento sobre o software.”

- Dr. José Raúl Castro Esparza, BUAP

“A disponibilização da versão das ferramentas da Palisade em português deve alavancar seu uso no Brasil e melhorar a maturidade no gerenciamento de riscos.”

- Luis Fernando da Silva Xavier, Professor Convidado, FGV Management

“A Conferência foi bastante proveitosa e, graças a ela, vou poder usar mais recursos existentes no software @RISK.”

- André Yves Cribb, Embrapa

“Gostei muitíssimo do evento. Foi muito produtivo e esclarecedor, possibilitou a troca de ideias e experiência entre os participantes, e proporcionou o conhecimento sobre como as ferramentas de análise funcionam na prática. A administração da Palisade de fato assumiu um compromisso com seus clientes.”

- Representante da conferência

“O evento foi muito bom. O tempo dedicado a estudos de caso e treinamento em softwares foi bem mensurado. A qualidade das apresentações foi muito boa.”

- André Yves Cribb, Embrapa

Várias trilhas de aprendizagem – aprenda com os experts

A Conferência sobre Análise de Risco da Palisade oferecerá uma oportunidade de aprendizagem para que você aproveitar ao máximo o evento. Serão abordados problemas do mundo real e apresentações do software com exemplos reais como:Aanálise de fluxo de caixa, quantificação do risco em projetos, precificação, previsão de demanda, estimativa de custos, otimização de portfólio, responsabilidade ambiental e muito mais.

Estudos de caso:

Venha ouvir outros usuários descreverem como aplicam o software @RISK e o DecisionTools Suite na prática, em situações concretas. Os estudos de caso são pertinentes a uma ampla variedade de setores e disciplinas. Algumas das organizações que apresentaram estudos de casos em conferências anteriores: Petrobras, DNV, KPMG, PEMEX, Metaproject, Grupo ISA-Colombia, Banco Internacional de Costa Rica, Autoridad del Canal de Panamá , Unilever, PricewaterhouseCoopers, BestBuy, Intel, NASA, Universidad de Medellín, UNAM, Agroasemex e muitas outras.

Treinamento no software:

Esta é a sua oportunidade de ficar por dentro das últimas novidades relacionadas a técnicas e software de análise de risco e tomada de decisão. Aproveite ao máximo o @RISK e todos os programas do DecisionTools Suite da Palisade. As sessões são apresentadas por consultores e engenheiros de software especializados da Palisade. Aprenda direto da fonte!

Oportunidades de networking – troque ideias com outros participantes

A Conferência sobre Análise de Risco da Palisade oferece muitas oportunidades para fazer networking e trocar ideias com apresentadores, participantes e a equipe da Palisade. Almoços, intervalos e recepções de networking estão incluídas na inscrição.

Faça parte de um grupo global

A 2017 Conferência da Palisade sobre Análise do Risco faz parte de uma série anual internacional de convenções nas quais profissionais de vários setores trocam ideias e praticam técnicas de análise de risco e tomada de decisões. Eventos em 2017 incluem Rio de Janeiro, Cambridge, Chicago, Columbus, Bogotá, São Paulo, New Delhi, Mumbai, London, Nünchen, Jakarta e Nashville

Informações sobre outras conferências

Agenda

quarta-feira, 21 de junho de 2017

O calendário pode ser alterado sem aviso prévio

 

8:30 - 9:00
Inscrição e café de boas-vindas
9:00 - 9:15
Palisade Boas-Vindas e Panorama

Carolina Zanetta
Palisade Corporation

9:15 - 10:00
Treinamento de Software

Introdução ao DecisionTools Suite
Rafael Hartke
Palisade Corporation

10:00 - 10:45
10:45 - 11:00
Intervalo para o café
11:00 - 12:00
12:00 - 1:30
Almoço
1:30 - 2:15
2:15 - 3:00
3:00 - 3:15
Intervalo para o café
3:15 - 4:00
4:00 - 4:45
Treinamento de Software

Análise de séries temporais no @RISK
Rafael Hartke
Palisade Corporation

4:45 - 5:00
Considerações Finais

Carolina Zanetta
Palisade Corporation

Apresentadores

  Gustavo Bernardes

Gestor Corporativo de Riscos
Algar S/A

Gerente Corporativo de Riscos no Grupo Algar (Holding), possui formação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (Faculdade de Gestão e Negócios); Pós-graduação em Finanças, Auditoria e Controlodoria pela FGV (Fundação Getúlio Vargas); Especialização em Gestão de Riscos, Auditoria & Compliance, Ambiente de Controles e Governança Corporativa (Risk University KPMG - São Paulo); e Pós-graduação em Finanças pela Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras).

Conta com experiência de 5 anos em Gestão de Riscos, tendo sido responsável pela implementação da gestão de riscos nas empresas do Grupo Algar (avaliação, monitoramento, definição de limites, estrutura de governança dos riscos, planos de ação, disseminação das práticas, metodologia e políticas corporativas | apresentação ao Comitê Executivo das empresas o e Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos); e de 7 anos em Auditoria Interna, desenvolvendo atividades relacionadas ao planejamento e execução de auditorias internas com foco em riscos, melhoria de controles, processos, políticas e sistemas.

Atuou também no desenvolvimento de simuladores de financiamento e seguros, na Superintendência Caixa Econômica Federal (Triângulo Mineiro).

Possui conhecimento de negócios nos setores:
- Agronegócios: hedge (riscos de mercado), originação, logística, controle de grãos
- Turismo: time sharing, vacation ownership, operações de resorts e de parques
- Serviços: telecom e contact center

  Jean Peres Coutri

Sócio Diretor
VA Control & Performance

Administrador de Empresas com MBA em Gestão empresarial (FANA), MBA em Agroenergia (ESALQ);
Professor Acadêmico à 6,5 anos; Consultor de Projetos Econômicos;
Sócio Diretor da VA Control & Performance (VACP);
10 Anos de Experiência em Controladoria.

  Rafael Hartke

Consultor para Petróleo e Energia
Palisade Corporation

Rafael Hartke desenvolve modelos quantitativos para análise de risco e tomada de decisão. Tem larga experiência na indústria de Energia, tendo trabalhado com Analista de Risco na Área de Planejamento Financeiro e Gestão de Riscos da Petrobras. Neste período, criou modelos para análise de risco de projetos de investimento complexos e participou da avaliação de risco de projetos de médio e grande porte, incluindo os campos gigantes do Pré-Sal Brasileiro, projetos no Golfo do México e projetos de infra-estrutura off-shore.

Rafael Hartke é Mestre em Engenharia Mecânica, com MBA em Finanças, Investimentos e Risco, e possui certificação Energy Risk Professional, pela Global Association of Risk Professionals. Seus principais interesses e atividades incluem:

  • Desenvolvimento de modelos quantitativos em engenharia e finanças;
  • Modelagem de projetos de investimento complexos (riscos, opções e opções reais);
  • Modelos de previsão para séries temporais e preços de commodities;
  • Pesquisa e treinamento em análise de risco e simulação de Monte Carlo.

  Pedro C. Ribeiro

Sócio Fundador
STRATECH

Sócio fundador da STRATECH possui mais de 35 anos de experiencia executiva e consultoria no Brasil e no exterior, tendo sido diretor de unidade de negócios de organizações como Ernst & Young e Unisys e VP do Banco Chase Manhattan. Formado em Economia pela PUC-RJ , com foco em aspectos comportamentais do risco, possui mestrado pela Wharton School, com especializações por Harvard e M.I.T, sendo Management of Risk Practitioner (M_o_R Practitioner) . Diretor do Risk SIG (EUA) desde 2008 é autor do livro Lições do Titanic sobre Riscos e Crises tema de artigos do autor publicados pela NASA sendo participante convidado do High Level Risk Forum realizado no Departamento de Estado Norte-Americano e Homeland Security e professor do Programa de Educação Executiva e MBA da FIA/USP.

  José García

Consultor e Gerente de Projetos
Palisade Corporation

José García é formado em Engenharia de Sistemas pela Universidade Católica de Córdoba, Argentina. Seu trabalho de pesquisa tem foco em Metodologias de Gestão de Projetos, Melhorias em Processos Internos e Projetos de Tecnologia. Com mais de 15 anos de experiência, foi Consultor de várias empresas nos setores de Varejo, Banco & Finanças, Tecnologia e Sistemas de Previsibilidade.

Sua experiência inclui Gestão de Projetos de Desenvolvimento de Software, Consultoria de Tecnologia e Análise de Dados, Implementação de Processos de Qualidade, Metodologias de Desenvolvimento, dentre outros. Além disso, José realizou Cursos de Pós Graduação em Implementação de ISO, Responsabilidade Social, Corporativa, Empreendedorismo e Vendas.

Resumos

  Introdução ao DecisionTools Suite

Rafael Hartke
Palisade Corporation

Esta sessão mostrará como usar os componentes do DecisionTools Suite como um kit de ferramentas completo para a tomada de decisão, análise de riscos e análise estatística. Cada produto do pacote — @RISK, RISKOptimizer, Evolver, PrecisionTree, TopRank, StatTools, NeuralTools e BigPicture — será apresentado, dentro do tempo disponível, para mostrar como ele pode ser usado para resolver problemas práticos do mundo real. Serão apresentadas dicas e sugestões de como usar os produtos em conjunto. Também destacaremos os aprimoramentos efetuados na interface, que economizam tempo e proporcionam maior facilidade de uso.

  @RISK Register - Implementação de um Aplicativo de Registro e Análise de Riscos Probabilísticos

José García
Palisade Corporation

A Palisade, reconhecendo a necessidade que seus clientes possuem com relação à Gestão de Riscos e considerando a sofisticação que as empresas estão enfrentando hoje em dia no que diz respeito à qualificação e quantificação de seus riscos, está lançando um aplicativo orientado ao gerenciamento dos mesmos, o @RISK Register.

Este aplicativo possibilita que as empresas registrem seu inventário de riscos e o localizem em diferentes ramos de uma hierarquia geral. Sejam Estratégicos, Operacionais, Financeiros ou de Projetos, o @RISK Register permitirá armazenar sua base de dados de risco em arquivos Excel e configurá-los conforme a realidade de sua empresa.

Fundamentado nas melhores práticas relacionadas à gestão de riscos e baseando-se no @RISK como seu motor, o aplicativo permite definir níveis de riscos qualitativos e quantitativos, alicerçado em configurações determinísticas e de probabilidade. O ciclo completo de gestão de riscos de Pré e Pós Mitigação está presente, assim como a inclusão de Correlações e uma personalização conforme às práticas de sua empresa. O aplicativo torna possível que o usuário simule seu Registro de Riscos e produz automaticamente uma completa bateria de relatórios orientados tanto para o Chefe de Riscos, os Chefes de Departamento, quanto para a equipe Gerencial.

Tudo isso baseado no Excel e com possiblidade de crescer até uma base de dados corporativa, alertas e acompanhamentos, assim como a geração de módulos personalizáveis como Fluxos de Caixa, modelos de Orçamento e Cronogramas.

Entre no mundo da gestão quantitativa de riscos com o auxílio de especialistas.

  Aplicação do @RISK em Modelo de Plano de Negócios e Orçamento para o setor Sucroenergético

Peres Jean Coturi
VA Control & Performance

1º Metodo de elaboração do Planejamento; (20 Minutos)
- Será explicado toda a elaboração do modelo de planejamento orçamentário e plano de negócios, metodologia por fichas técnicas com classificação de gastos fixos e variáveis, amarrado ao plano de produção e suas principais variáveis. Criação de Dinâmica;

2º Aplicação do @RISK; (15 Minutos)
- Entendendo as principais variáveis;
- Definindo o tipo de distribuição;
- Avaliando o intervalo de dados;
- Definindo as saídas de informações;

3º Resultados e Análises; (15 Minutos)
- Avaliação dos Resultados Obtibos;
- Avaliação para Redução de Custos;
- Variáveis de maior impacto no Caixa;
- Análise de Riscos;
- Dúvidas e Discuções;

  Explorando Soluções Customizadas Utilizando os Softwares da Palisade: Exemplos de Finanças, Manufatura, Gerenciamento de Projetos, e Mais

José García
Palisade Corporation

O Desenvolvimento Customizado da Palisade têm criado vários tipos diferentes de especializadas usando a funcionalidade do @RISK, PrecisionTree, TopRank, e outros produtos do DecisionTools. Estes aplicativos abrangem a gama de setores da indústria e são especificamente projetados para cumprir exatamente o que o cliente necessita. Desta maneira, os aplicativos personalizados da Palisade simplificam a implementação de poderosas análises de tomada de decisão dentro das organizações, através da redução da curva de aprendizagem e removendo quaisquer opções potencialmente confusas para os usuários. Interfaces, modelos lógicos, e relatórios podem todos ser adaptados às exatas especificações do cliente, conduzidos através das poderosas análises da Palisade.

A maioria das soluções customizadas da Palisade são executadas diretamente no Excel, utilizando VBA e Excel Developer Kit (ou XDK) utilizando os programas do DecisionTools Suite. Algumas são construídas usando o @RISK Developer Kit (RDK), um kit de ferramentas que roda fora da plataforma do Excel e pode ser usado em um servidor web.

Esta sessão irá destacar uma série de exemplos interessantes de diferentes tipos de aplicativos personalizados que criamos. Eles incluem estimativa de custos, registros de riscos, gestão de ativos, planejamento de aposentadoria, prospecção de óleo e gás, e mais.

  Cultura de Riscos e Comunicação: da alta administração aos demais stakeholders

Pedro C. Ribeiro
STRATECH

Esta palestra apresenta uma visão prática da comunicação e cultura de riscos, seu papel, desafios , impactos e importância para a gestão de riscos e sucesso da organização abordando:

- Gerenciamento ..e cultura riscos: principais desafios
- Liderança, comunicação e engajamento de stakeholders
- Como lidamos com más notícias e percepções diferentes de risco.
- Envolvimento e patrocínio da alta direção

  Análise dos limites de riscos de mercado de uma empresa de agronegócio para aprovação pelo Conselho de Administração

Gustavo Bernardes
Algar S/A

O setor de agronegócio é amplamente conhecido por sua relevância mundial e pela influência que a demanda dos mercados doméstico e internacional, câmbio, clima etc, tem sobre os preços das commodities. Neste mercado, conviver com a incerteza não é uma opção. Neste aspecto, é importante que o gerenciamento de risco esteja em constante aperfeiçoamento.

O trabalho constituiu em analisar o risco de mercado (volatilidade dos Preço das Commodities e Câmbio) das operações realizadas no mercado físico e futuro pelas áreas de trading e tesouraria de uma empresa que opera com esmagamento e comercialização de soja. Ao final foram propostos ao Conselho de Administração, a revisão dos limites de exposição e a melhoria dos controles de risco. Foram desenvolvidas as seguintes análises:

a) Avaliação dos ganhos e perdas históricos frente as exposições assumidas;
b) Avaliação da adequação dos limites de exposição frente ao perfil de risco de cada uma das áreas;
c) Teste retrospectivo da extrapolação dos limites por meio do V@R histórico;
d) Análise preliminar da performance dos traders;
e) Análise da adequação das metas de ganho e stop loss com o risco esperado (prospectivo).

  Análise de séries temporais no @RISK

Rafael Hartke
Palisade Corporation

Em Estatística, Economia e Matemática financeira, uma série temporal é uma sequência de pontos de dados medida, normalmente, em instantes de tempo espaçados em intervalos uniformes. Alguns exemplos de séries temporais são: taxas de câmbio semanais, valor diário de fechamento do índice NASDAQ Composite ou preços mensais de petróleo cru. Nas análises convencionais de séries temporais, o desempenho passado do processo é usado como base para um único novo caminho projetado no futuro.

No mundo real, evidentemente, há um número infinito de caminhos futuros possíveis em qualquer processo de série temporal. Para resolver isso, o @RISK agora inclui uma ferramenta de análise de séries temporais. Essa nova funcionalidade permite que você simule diferentes caminhos futuros possíveis que poderiam ser tomados pelo seu processo de série temporal. Você pode construir esses modelos estocásticos de séries temporais de modo direto, ou usar dados históricos para ajustar funções de séries temporais aos seus dados. Com base nisso, você pode simular um grande número de eventos de séries temporais futuros possíveis, com rapidez e facilidade, e assim representar com mais exatidão o futuro incerto.

Maksoud Plaza

R. São Carlos do Pinhal, 424 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01330-000
www.maksoud.com.br

Palisade Brasil
Praia de Botafogo,
nº 501 Sala 101, Botafogo
22250-000 Rio de Janeiro-RJ
+55 (21) 3958 1443
+1 607 277 8000 x318 tel
800 432 7475 x318 E.U.A.
vendas@palisade.com
Palisade Corporation
800 432 RISK (US/Can)
+1 607 277 8000
sales@palisade.com
www.palisade.com
Palisade EMEA & India
+44 1895 425050
salesEMEA@palisade.com
www.palisade.com
Palisade Asia-Pacific
+61 2 9252 5922
salesAP@palisade.com
www.palisade.com
Palisade アジア・
パシフィック
東京事務所
+81 3 5456 5287 tel
sales.jp@palisade.com
www.palisade.com/jp/
Palisade Latinoamérica
+1 607 277 8000 x318
800 432 RISK (EEUU/Canadá)
+1 607 277 8001 fax
+54 (11) 5252-8795 Argentina
+56 2581-3492        Chile
+507 836-5675        Panamá
+52 55 5350 2852   México
+51 1 708-6781       Perú
+57 1 508-5187       Colombia
servicioalcliente@palisade.com
ventas@palisade.com
www.palisade-lta.com