Palisade
Fabricante do software líder mundial em
análise de risco e de decisão
Live Chat
Palisade Conferência do Risco
Melhores práticas em Análise de Risco e Decisão
5 de maio de 2015 - Rio de Janeiro
2015
2015
  PALISADE

Palisade Conferência
do Risco


Melhores práticas
em Análise de Risco e Decisão


5 de maio de 2015 - Rio de Janeiro

O evento mais importante do ano sobre análise quantitativa de risco e tomada de decisões

Participe do evento, junto a líderes da indústria e especialistas em software

Palisade tem a honra de convidá-lo para uma conferência intensiva de 1 dia, no Rio de Janeiro. Este é um evento de grande interesse para qualquer profissional dedicado à análise de risco em toda a indústria. Em um dia de trabalho duro, especialistas da indústria apresentaráo uma seleção de estudos de casos reais, expondo ideias inovadoras e interessantes para gerir o risco e incerteza em uma ampla variedade de aplicações comerciais. O evento ainda incluirá oficinas e aulas práticas sobre o software apresentadas por instrutores, consultores e programadores da Palisade. Nós também iremos explorar os novos recursos do @RISK e DecisionTools Suite, que permitem a análise e modelagem de risco mais acessível e eficaz do que nunca.

Depoimentos de conferências anteriores

“Excelente evento em todos os aspectos!”

- Davi Castro, Atech

“Fiquei surpresa com a gama de análises que o software proporciona e estou muito interessada em utilizar essa ferramenta nas análises de risco.”

- Renato Parma Pinto Morsoleth, CSN

“A conferência foi ótima, muito bem organizada. As mesas redondas foram excelentes. Como sempre, eu recomendo enfaticamente essa conferência. O @RISK 6.0 e a interface com o MS Project são uma maravilha.”

- Timothy J. Havranek, MBA, PMP, Gerente - Business Solutions and Risk Management / Vice-presidente da Cardno Entrix

“Foi uma oportunidade extraordinária para pôr em dia o meu conhecimento sobre o software.”

- Dr. José Raúl Castro Esparza, BUAP

“A disponibilização da versão das ferramentas da Palisade em português deve alavancar seu uso no Brasil e melhorar a maturidade no gerenciamento de riscos.”

- Luis Fernando da Silva Xavier, Professor Convidado, FGV Management

“A Conferência foi bastante proveitosa e, graças a ela, vou poder usar mais recursos existentes no software @RISK.”

- André Yves Cribb, Embrapa

“Gostei muitíssimo do evento. Foi muito produtivo e esclarecedor, possibilitou a troca de ideias e experiência entre os participantes, e proporcionou o conhecimento sobre como as ferramentas de análise funcionam na prática. A administração da Palisade de fato assumiu um compromisso com seus clientes.”

- Representante da conferência

“O evento foi muito bom. O tempo dedicado a estudos de caso e treinamento em softwares foi bem mensurado. A qualidade das apresentações foi muito boa.”

- André Yves Cribb, Embrapa

Várias trilhas de aprendizagem – aprenda com os experts

A Conferência sobre Análise de Risco da Palisade oferecerá uma oportunidade de aprendizagem para que você aproveitar ao máximo o evento. Serão abordados problemas do mundo real e apresentações do software com exemplos reais como: análise de fluxo de caixa, quantificação do risco em projetos, precificação, previsão de demanda, estimativa de custos, otimização de portfólio, responsabilidade ambiental e muito mais.

Estudos de caso:

Venha ouvir outros usuários descreverem como aplicam o software @RISK e o DecisionTools Suite na prática, em situações concretas. Os estudos de caso são pertinentes a uma ampla variedade de setores e disciplinas. Algumas das organizações que apresentaram estudos de casos em conferências anteriores: Petrobras, DNV, KPMG, PEMEX, Metaproject, Grupo ISA-Colombia, Banco Internacional de Costa Rica, Autoridad del Canal de Panamá , Unilever, PricewaterhouseCoopers, BestBuy, Intel, NASA, Universidad de Medellín, UNAM, Agroasemex e muitas outras.

Treinamento no software:

Esta é a sua oportunidade de ficar por dentro das últimas novidades relacionadas a técnicas e software de análise de risco e tomada de decisão. Aproveite ao máximo o @RISK e todos os programas do DecisionTools Suite da Palisade. As sessões são apresentadas por consultores e engenheiros de software especializados da Palisade. Aprenda direto da fonte!

Oportunidades de networking – troque ideias com outros participantes

A Conferência sobre Análise de Risco da Palisade oferece muitas oportunidades para fazer networking e trocar ideias com apresentadores, participantes e a equipe da Palisade. Almoços, intervalos e recepções de networking estão incluídas na inscrição. Eventos em 2015 incluem Johannesburg, Madrid, Melbourne, Munich, São Paulo, Oslo, Moscow, Zurich, London, Dubai e New Orleans

Faça parte de um grupo global

A Conferência da Palisade sobre Análise do Risco 2015 faz parte de uma série anual internacional de convenções nas quais profissionais de vários setores trocam ideias e praticam técnicas de análise de risco e tomada de decisões.

Informações sobre outras conferências

Agenda

  Sessões gerais      
  Treinamento de Software      
   Estudo de Caso

5 de maio de 2015

O calendário pode ser alterado sem aviso prévio

 

8:30 - 9:00
Inscrição e café de boas-vindas
9:00 - 9:45
Palisade Boas-Vindas

50 Tons de Risco – Otimização com RISKOptimizer
Renato Limao
Palisade Corporation

9:45 - 10:30
Treinamento de Software

Introdução ao DecisionTools Suite 6
Rafael Hartke
Palisade Corporation

10:30 - 11:30
11:30 - 12:30
12:30 - 2:00
Almoço
2:00 - 3:00
3:00 - 4:00
Estudos de Caso

Selecionando a Melhor Distribuição
Gustavo Mirapalheta
Inventive Solutions

4:00 - 4:30
Intervalo Para o Café
4:30 - 5:30
Treinamento de Software

Análise de Dados e Previsão com o NeuralTools
Rafael Hartke
Palisade Corporation

5:30 - 6:00
Considerações Finais

Renato Limao
Palisade Corporation

Apresentadores

  Rafael Hartke

Consultor para Petróleo e Energia
Palisade Corporation

Rafael Hartke desenvolve modelos quantitativos para análise de risco e tomada de decisão. Tem larga experiência na indústria de Energia, tendo trabalhado com Analista de Risco na Área de Planejamento Financeiro e Gestão de Riscos da Petrobras. Neste período, criou modelos para análise de risco de projetos de investimento complexos e participou da avaliação de risco de projetos de médio e grande porte, incluindo os campos gigantes do Pré-Sal Brasileiro, projetos no Golfo do México e projetos de infra-estrutura off-shore.

Rafael Hartke é Mestre em Engenharia Mecânica, com MBA em Finanças, Investimentos e Risco, e possui certificação Energy Risk Professional, pela Global Association of Risk Professionals. Seus principais interesses e atividades incluem:

  • Desenvolvimento de modelos quantitativos em engenharia e finanças;
  • Modelagem de projetos de investimento complexos (riscos, opções e opções reais);
  • Modelos de previsão para séries temporais e preços de commodities;
  • Pesquisa e treinamento em análise de risco e simulação de Monte Carlo.

  Gustavo Mirapalheta

Diretor da Inventive Solutions
Inventive Solutions

Gustavo Mirapalheta é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é PhD em Administração de empresas pela EAESP/FGV. É professor de Modelagem Quantitativa na EAESP/FGV e Diretor da Inventive Solutions, uma empresa de consultoria em otimização de resultados. Trabalhou como Diretor de Software na Sun Microsystems, como Gerente de Contas na IBM e Engenheiro na Ipiranga Oil.

  Renato Limão

Sales Manager
Palisade Corporation

Renato Limão é Administrador de Empresas formado pela ESPM de São Paulo e Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Possui especialização em Marketing & Mercado pela Thompson Rivers University – Canada. Há mais de dez anos lida com vendas estratégicas, tendo atuado em empresas de varejo e especializando-se em nichos estratégicos. Atualmente é Gerente de Vendas da Palisade para o Brasil com clientes de grande porte em seu portfólio. Ministra palestras e treinamentos em Análise & Cultura de Risco e colabora com as publicações da Palisade nos Estados Unidos sobre análise de risco e tomada de decisão.

  Pedro C. Ribeiro

Fundador Stratech / TheProjectOffice
Stratech / TheProjectOffice

Pedro C. Ribeiro possui mais de 35 anos de experiência executiva e de consultoria em grandes organizações no Brasil e no exterior tendo sido diretor de organizações como Ernst & Young Consulting, Unisys, Chase Manhattan Bank e membro do conselho de administração do PMI Educational Foundation nos EUA. Certificado como Risk Management Professional e Management of Risk Practitioner, é diretor do Risk Management SIG, tendo contribuido para o PMI Practice Standard for Project Risk Management. Economista formado pela PUC/RJ é mestre em administração de empresas pela Wharton School, University of Pennsylvania, com especializações pela Harvard Business School e pelo M.I.T. sendo autor do livro Lições do Titanic sobre Riscos e Crises e de artigos publicados pela NASA Academy of Program, Project and Engineering Leadership citados no livro Implementing Enterprise Risk Management: Case Studies and Best Practices, e pelo GPTW instituto responsável pelas pesquisa “As 100 melhores empresas para trabalhar da revista Fortune”

  Luiz Fernando da Silva Xavier

Sócio-diretor da Beware Consultoria Empresarial
BEWARE / FGV / UFRJ

Luiz Fernando da Silva Xavier: Sócio-diretor da Beware Consultoria Empresarial, doutorando em Administração de Empresas pela Universidad Nacional de Rosario (UNR), mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), certificado Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP) pelo Project Management Institute (PMI). Possui mais de 25 anos de experiência profissional em projetos. Coautor de sete livros e professor do MBA em Projetos da Fundação Getúlio Vargas desde 1998 e da UFRJ desde 2000. Participou em consultorias na sistematização do gerenciamento de projetos em várias Organizações (TIM, Marinha do Brasil, Eletronuclear, Petrobras, Lojas Americanas e outras) e especificamente em gestão de riscos para OAS, Queiroz Galvão, Odebrecht, Andrade Gutierrez, CCRB, CEML, Move São Paulo, ECMAN, EMGEPRON, Marquise, DOF Subsea, NORSKAN Offshore, e outras).

Resumos

  50 Tons de Risco – Otimização com RISKOptimizer

Renato Limao
Palisade Corporation

Você sabe quais tipos de problemas a otimização resolve? Acha otimização muito complexa? Já pensou em implementar modelos de otimização em seu negócio? Você deve tentar construir um modelo de otimização ou precisa de ajuda externa? Você sabia que a otimização pode ajudar a sua empresa a economizar dinheiro?

Nesta pequena apresentação, iremos mostrar o que há por trás da análise de risco em conjunto com a otimização. Iremos avaliar métodos de otimização, apresentar conceitos básicos, discutir estudos de caso e conversar sobre os vários benefícios de se utilizar o RISKOptimizer. Iremos trabalhar com exemplos do livro do Prof. Wayne Winston, baseado em casos reais, para ajudá-lo a construir seu primeiro modelo de otimização.

  Introdução ao DecisionTools Suite 6

Rafael Hartke
Palisade Corporation

Esta sessão mostrará como usar os componentes do DecisionTools Suite como um kit de ferramentas completo para a tomada de decisão, análise de risco e análise estatística. Cada produto do pacote — @RISK, RISKOptimizer, Evolver, PrecisionTree, TopRank, StatTools e NeuralTools — será apresentado, dentro do tempo disponível, para mostrar como ele pode ser usado para resolver problemas práticos do mundo real. Serão apresentadas dicas e sugestões de como usar os produtos em conjunto. Também destacaremos os aprimoramentos efetuados na interface, que economizam tempo e proporcionam maior facilidade de uso.

  Gestão Profissional de Riscos: O uso da Simulação de Monte Carlo na Proposta Comercial e na Gestão do Orçamento e de Prazo do Projeto

Luiz Fernando da Silva Xavier
BEWARE / FGV / UFRJ

O gerenciamento de projetos é uma prática milenar. Nos últimos dez anos temos verificado no Brasil um investimento crescente em capacitação em gerenciamento de projetos. Porém, 63% das Organizações relataram, na pesquisa PMSURVEY.COM de 2013, que na maioria das vezes ou sempre elas não alcançam os objetivos de tempo, custo, qualidade e satisfação do cliente em seus projetos. Esses objetivos são definidos quando da proposta do projeto. Veja nesta apresentação como calcular o prazo, o custo e as reservas financeiras do projeto, associando a probabilidade de conclusão do projeto no prazo, no orçamento e com a margem de lucro esperada, utilizando Simulação de Monte Carlo.

  @RISK Register - Implementação de um Aplicativo de Registro e Análise de Riscos Probabilísticos

Rafael Hartke
Palisade Corporation

A Palisade, reconhecendo a necessidade que seus clientes possuem com relação à Gestão de Riscos e considerando a sofisticação que as empresas estão enfrentando hoje em dia no que diz respeito à qualificação e quantificação de seus riscos, está lançando um aplicativo orientado ao gerenciamento dos mesmos, o @RISK Register.

Este aplicativo possibilita que as empresas registrem seu inventário de riscos e o localizem em diferentes ramos de uma hierarquia geral. Sejam Estratégicos, Operacionais, Financeiros ou de Projetos, o @RISK Register permitirá armazenar sua base de dados de risco em arquivos Excel e configurá-los conforme a realidade de sua empresa.

Fundamentado nas melhores práticas relacionadas à gestão de riscos e baseando-se no @RISK como seu motor, o aplicativo permite definir níveis de riscos qualitativos e quantitativos, alicerçado em configurações determinísticas e de probabilidade. O ciclo completo de gestão de riscos de Pré e Pós Mitigação está presente, assim como a inclusão de Correlações e uma personalização conforme às práticas de sua empresa. O aplicativo torna possível que o usuário simule seu Registro de Riscos e produz automaticamente uma completa bateria de relatórios orientados tanto para o Chefe de Riscos, os Chefes de Departamento, quanto para a equipe Gerencial.

Tudo isso baseado no Excel e com possiblidade de crescer até uma base de dados corporativa, alertas e acompanhamentos, assim como a geração de módulos personalizáveis como Fluxos de Caixa, modelos de Orçamento e Cronogramas.

Entre no mundo da gestão quantitativa de riscos com o auxílio de especialistas.

  Riscos, Crises e Surpresas Previsíveis em Projetos Estratégicos - Como Executivos (c-level) e Conselho Podem ser os Últimos a Saber... e Tarde Demai

Pedro C. Ribeiro
Stratech / TheProjectOffice

Como e por que riscos e sintomas de uma crise em um empreendimento podem passar despercebidos da alta administração até que seja tarde demais?

  • Quais são os principais alertas e sintomas? Como identificar?
  • Riscos, percepções de riscos ...e... comunicação com a alta administração.
  • Qual o papel da liderança e cultura?
  • Quais as implicações e oportunidades para a gestão de riscos?

  Selecionando a Melhor Distribuição

Gustavo Mirapalheta
Inventive Solutions

Esta sessão aborda a escolha da distribuição mais apropriada dentro do @RISK. Uma variedade de técnicas são apresentadas e comparadas, incluindo métodos pragmáticos, teóricos e por dados históricos. O uso de distribuições para tratar uma variedade de modelagem de riscos será discutida e algumas novas versões e funcionalidades da versão 6 serão mostradas.

  Análise de Dados e Previsão com o NeuralTools

Rafael Hartke
Palisade Corporation

Nesta sessão você irá aprender como usar a ferramenta de análise de dados da Palisade, o NeuralTools.

O NeuralTools reproduz as funções cerebrais a fim de “aprender” a estrutura dos dados que você possui. Uma vez que o NeuralTools aprende estes dados, ele pode receber novas entradas de dados e fazer inteligentes previsões. As novas previsões são baseadas nos padrões de dados conhecidos, e oferece uma fantástica precisão. O NeuralTools pode atualizar previsões automaticamente quando os dados de entrada são alterados, e ele pode também ser associado a outro software da Palisade, o Evolver, ou ao Solver, do Excel, para otimizar decisões difíceis e alcançar os objetivos desejados. Esta sessão irá demonstrar, utilizando exemplos fáceis de entender, as aplicações das previsões do NeuralTools.

Windsor Florida Hotel

Rua Ferreira Viana, 81 - Flamengo
Rio de Janeiro - RJ
Telefone (21) 2195-6800
http://windsorhoteis.com/hotel/windsor-florida/apresentacao/

Palisade Brasil
Praia de Botafogo,
nº 501 Sala 101, Botafogo
22250-000 Rio de Janeiro-RJ
+55 (21) 3958 1443
+1 607 277 8000 x318 tel
800 432 7475 x318 E.U.A.
vendas@palisade.com
Palisade Corporation
800 432 RISK (US/Can)
+1 607 277 8000
sales@palisade.com
www.palisade.com
Palisade EMEA & India
+44 1895 425050
salesEMEA@palisade.com
www.palisade.com
Palisade Asia-Pacific
+61 2 9252 5922
salesAP@palisade.com
www.palisade.com
Palisade アジア・
パシフィック
東京事務所
+81 3 5456 5287 tel
sales.jp@palisade.com
www.palisade.com/jp/
Palisade Latinoamérica
+1 607 277 8000 x318
800 432 RISK (EEUU/Canadá)
+1 607 277 8001 fax
+54 (11) 5252-8795 Argentina
+56 2581-3492        Chile
+507 836-5675        Panamá
+52 55 5350 2852   México
+51 1 708-6781       Perú
+57 1 508-5187       Colombia
servicioalcliente@palisade.com
ventas@palisade.com
www.palisade-lta.com